Glee Poderá Ter Versão Teatral

(clique para ampliar)
Confira uma variação dessa foto aqui

A estrutura de "Glee" já está pronta para ser apresentada nos palcos, visto que o formato das histórias e personagens (e mesmo alguns atores) já são do teatro musical, só que apresentado na TV. Mas, agora, existe um projeto da Music Theater International - MTI, companhia de produção de musicais, de levar para os palcos uma versão de "Glee".

Ryan Murphy, Brad Falchuk e Ian Brennan, criadores da série, estão em negociações iniciais; em função disso, não existem muitos detalhes divulgados pela imprensa. Sabe-se apenas que a montagem teatral poderá ser tanto profissional, quanto estudantil, através da qual seriam oferecidos às escolas, o projeto de montagem feita e protagonizada por estudantes de artes.

A empresa MTI já detém os direitos de montagem de filmes como "Hairspray", "High School Musical" e da peça que virou filme, "Rent", os quais já são oferecidos ao teatro profissional e estudantil.

Enquanto as negociações têm início, o elenco de "Glee" sobe aos palcos, não para uma peça musical, mas para um concerto que percorrerá várias cidades americanas como Nova Iorque, Phoenix, Chicago e Los Angeles. Tal qual foi feito com o elenco de "Os Monkees" e com o astro de "A Família Dó-Ré-Mi", David Cassidy, os atores/cantores de "Glee" iniciam sua turnê a partir do dia 18 de maio com o “Glee Live in Concert”.

Adendo: no dia 20 de março a Fox publicou nota no jornal Variety negando a informação. Confira aqui.


Esse trajeto TV-Teatro é pouco comum. Geralmente uma produção televisiva inicia no teatro, para depois ser adaptada no formato seriado. Foram poucas produções que começaram como série de TV e ganharam versões teatrais. Normalmente, essas adaptações ocorrem com séries que são muito populares, como o caso de "A Ilha dos Birutas", por exemplo e, é claro, "Glee". Um dos primeiros personagens que migrou da TV para o teatro foi "Columbo".

O personagem surgiu primeiro em um episódio da série antológica (sem personagens ou atores fixos), chamada "The Chevy Mystery Show", o nome era em função do patrocinador do programa, a empresa Chevrolet.  No episódio "Enough Rope", de 1960, o ator Bert Freed deu vida pela primeira vez ao detetive Columbo.

Os criadores do personagem, Richard Levinson e William Link, tinham interesse em dar a ele sua própria série de TV, mas não conseguiram. Então, levaram-no para o teatro com a peça "Prescription: Murder", em 1962, com Thomas Mitchell (o pai de Scarlett O'Hara) no papel principal.

O sucesso da peça fez com que a NBC produzisse o primeiro de uma série de telefilmes de 90 minutos com o personagem, em 1968, já estrelado por Peter Falk. Recentemente, o ator Dirk Benedict, de "Galactica" e "O Equadrão Classe A", estrelou uma nova montagem da peça.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gravidez nas Séries de TV

Johnny Palermo (1982-2009)

Monk dá Adeus ao Público (com adendo)