Ilha dos Birutas Ganha Versão Cinematográfica


Uma das séries mais populares dos anos 60 foi "A Ilha dos Birutas/Gilligan's Island", sitcom que apresentava um grupo de náufragos tentando sobreviver em uma ilha quase deserta. Formado pelo capitão do barco, Skipper, seu auxiliar desastrado, Gilligan, uma atriz de cinema, Ginger, um professor sabe tudo, um casal de ricaços e uma dona de casa, Mary Ann, o grupo passou três temporadas na ilha.

Ao longo dos episódios, um dos subterfúgios encontrado pelos roteiristas para conseguirem desenvolver uma série sobre um grupo vivendo isolado no meio do nada, foi introduzir visitantes à ilha que surgiam e iam embora, mas por um motivo ou outro, nunca levavam o grupo com eles. Outro subterfúgio, eram os episódios em que membros do grupo sonhavam estarem em outra época e/ou lugar, permitindo, assim, histórias fora da ilha.


Ninguém sabia onde eles estavam, nem mesmo o grupo. Sabia-se apenas que eles estavam perdidos em uma ilha próximo ao Havaí. Ao longo da série, o professor, tentando encontrar uma forma de tirar o grupo daquele local, explicava aos demais sobre a longitude e a latitude da localização da ilha. Mas, de episódio a episódio, os números sempre eram diferentes. Talvez porque os roteiristas não se preocupassem em verificar os episódios anteriores, para mencionar sempre a mesma informação; com isso, ao longo dos anos, os fãs criaram a teoria de que o grupo nunca foi encontrado porque a ilha se movia, algo que hoje se tornou parte do enredo da série "Lost".

Tendo sido cancelada no intervalo de produção entre a terceira e a quarta temporada, a série nunca apresentou o resgate dos náufragos. Assim, com a crescente popularidade conquistada nos anos 70 graças às reprises, a série ganhou um telefilme no qual o grupo finalmente é encontrado e resgatado. O sucesso da audiência promoveu a produção de mais dois telefilmes. A série também ganhou duas versões animadas, ambas produzidas pela Filmation; e teve também uma adaptação para o teatro musical, produzida na década de 90. Os personagens também foram vistos ou mencionados em dezenas de episódios de outras séries.

Versão para o teatro

A série se transformou em parte da cultura popular. Algumas situações desenvolvidas em "A Ilha dos Birutas", fez com que "Lost" fosse comparada a ela, apesar da primeira ser uma sitcom e a segunda um drama de ficção científica. Agora, talvez para tentar aproveitar a onda de um grupo perdido em uma ilha, a Warner Brothers e a Atlas Entertainment anunciaram um projeto de levar a série dos anos 60 para o cinema.

O roteiro está a cargo de Brad Copeland, que tem em seu currículo séries como "Arrested Development" e "My Name is Earl"; com produção de Charles Roven e Richard Suckle, tendo Sherwood Schwartz, criador e produtor da série original, envolvido no projeto, juntamente com seu filho, Lloyd Schwartz. O elenco ainda não foi definido, mas em entrevista, Sherwood Schwartz revelou que gostaria de ter Michael Cera, de "Arrested Development", interpretando Gilligan, papel que foi de Bob Denver.

Por curiosidade, um fã de "A Ilha dos Birutas" montou um clip com cenas da série que fazem referências à situações vividas em "Lost". As cenas são do primeiro ano, filmado em preto e branco; os dois anos seguintes foram filmados a cores

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Monk dá Adeus ao Público (com adendo)

Gravidez nas Séries de TV

Johnny Palermo (1982-2009)