TCM Traz Galactica e Buck Rogers em Maio


O canal a cabo TCM promete colocar na sua programação de maio "Galactica", a série original, e "Buck Rogers no Século XXV", ambas produções da Universal dos anos de 1970.

Os horários ainda não foram divulgados mas as séries deverão entrar na programação dos finais de semana. Nenhuma informação se será disponibilizada com opção de áudio para português e inglês ou se serão exibidos apenas no original com legendas.

A série "Galactica" foi criada com base no livro "Eram os Deuses Astronautas?" Ela surgiu na esteira do sucesso de "Guerra nas Estrelas", muito embora Don Bellisario, um dos produtores associados, tenha garantido em entrevistas da época que o projeto já estava pronto antes do filme. Mas, a Universal não teria dado crédito a uma série de TV nesse formato, até "Guerra nas Estrelas" fazer sucesso. Aí, teriam resgatado a idéia. Seja lá como for, a série tornou-se um cult entre os fãs do gênero mas teve baixa audiência na época em relação aos custos de produção, sendo cancelada com apenas uma temporada. Em 1980, a produção voltou reformulada, mas não agradou aos fãs e foi cancelada com uma temporada.

A primeira fase da série apresenta uma raça de humanos descendentes do planeta Kobol que, ao ser destruído fugiram e colonizaram outros planetas. Ao todo são 12 colônias. Mas, reza a lenda que uma 13ª colônia teria existido e colonizado um distante planeta chamado Terra. Os humanos das 12 colônias são traídos durante um acordo de paz com os cilônios. Sobreviventes dos ataques embarcam em uma viagem em busca da Terra. Sem saber se este lugar realmente existe ou se é uma lenda, o Comandante Adama (Lorne Greene) lidera a Galactica, única astronave de combate que sobreviveu ao ataque, e uma frota desmantelada de naves caindo aos pedaços protegidos por uma pequena esquadra de caças pilotados pelo Capitão Apollo (Richard Hatch), o Tenente Starbuck (Dirk Benedict) e suas equipes.

Ao longo da jornada, eles são constantemente perseguidos e atacados pelos cilônios que estão determinados a eliminar a raça humana. Para tanto, contam com a ajuda de Baltar (John Colicos), um humano que traiu seu povo e agora lidera uma das naves mães dos Cilônios tendo como auxiliar Lúcifer (voz de Jonathan Harris no original), um cilônio que "deseja" o comando para si.


A segunda fase é chamada de "Galactica 1980" e ela faz um pulo no tempo, mostrando a tripulação da Galactica chegando à Terra 30 anos depois. Apollo morreu, Starbuck está desaparecido (um episódio especial mostra o que teria acontecido com ele), Boomer (Herb Jefferson Jr.), Sheba (Anne Lockart) e Cassiopéia (Laurette Spang) também não estão mais na história. Apenas Adama e o coronel Tigh (Terry Carter) permanecem. O capitão Troy (Kent McCord), que seria o garoto Boxey, e seu colega o Tenente Dillon (Barry Van Dyke), são os heróis dessa fase. Ao chegarem na Terra, a tripulação descobre que os humanos que vivem nesse planeta não são tão avançados quanto eles.

Desta forma, temem que sejam facilmente subjulgados pelos cilônios que os persegue. Adama decide enviar Troy e Dillon, disfarçados, para contactar os melhores cientistas da Terra a fim de oferecer-lhes as informações necessárias para que os terráqueos possam evoluir tecnológica e cientificamente mais rapidamente. Uma jornalista, Jamie Hamilton (Robyn Douglass) descobre a verdade sobre eles e se une ao grupo para ajudá-los.


Nesse meio tempo, Xavier (Richard Lynch), um dos tripulantes da Galactica, tenta convencer Adama que a melhor opção para todos é voltar no tempo da Terra e introduzir a tecnologia no passado dos terráqueos. Com a recusa de Adama, Xavier decide realizar essa missão sozinho e volta ao ano de 1944 onde é seduzido pela ideologia nazista. Após muita correira e confusão, ele é trazido de volta ao tempo presente mas foge de Troy e Dillon passando a viver escondido na Terra. Xavier decide então entrar em contato com outros cientistas com o objetivo de dominar a Terra. A primeira fase da série teve apenas 21 episódios. A segunda, teve dez episódios.

Em 1999 foi produzido o filme "Battlestar Galactica: The Second Coming", escrito e dirigido por Richard Hatch que voltou ao personagem Apollo que agora é Comandante. Do elenco original, apenas John Colicos (Baltar) e Terry Carter (Tigh) voltaram. Trata-se na verdade de um curta metragem. A produção é independente e a Universal, que detém os direitos da série, proibiu a exibição do curta metragem em televisão, cinema ou internet. Ele apenas pode ser exibido em convenções americanas.

Em 2003 iniciou a exibição do remake de "Galactica" que está encerrando sua produção este ano com quatro temporadas. Uma prequel, ou prelúdio, da série será produzida pelo Sci Fi Channel sob o título de "Caprica".

Curiosidade: um dos episódios da série clássica, escrito por Don Bellisario, serviu de inspiração para a série "Contratempos".

Abaixo uma abertura diferente da série Galactica de 1978


Buck Rogers no Século XXV

Esta série também foi produzida pela Universal entre 1979 e 1981. Também teve duas fases em função da baixa audiência. Na primeira, de 23 episódios, temos Buck (Gil Gerard), um astronauta que acidentalmente é congelado durante uma missão espacial. Ele é resgatado e reanimado no século XXV, pelas forças draconianas, lideradas pela Princesa Ardala (Pamela Hershey) que está em missão de paz com a Terra.

Durante sua estada na nave, ele descobre que os draconianos pretendem atacar os terráqueos e dominar o planeta. Ao menos, esse é o plano da ambiciosa princesa. Após ser confundido como agente draconiano e de ter sua lealdade e história posta em dúvida, e depois de muita correria e lutas, Buck consegue convencer o diretório da Terra de que ele é confiável. Ele então passa a viver aventuras ao lado da Tenente Wilma Deering (Erin Gray) e do robô Twiki (Feliz Silla) sob as ordens diretas do Dr. Huer (Tim O´Connor), em missões que tem como objetivo proteger a Terra e manter seus laços de amizade com outras raças. Esta fase teve 23 episódios.

A audiência não foi boa e decidiram então mudar a estrutura da série. Agora Buck, Wilma e Twiki viajam pelo espaço na nave Search, em explorações científicas. À eles se une Falcão (Thom Christopher) último sobrevivente de uma raça meio homem meio ave. Novamente a audiência foi baixa e a série foi cancelada com 13 episódios, tornando-se uma produção cultuada pelos fãs de séries de ficção científica.

Esta foi a segunda produção com o personagem dos quadrinhos para a TV. A primeira foi em 1950-1951 que teve os atores Kem Dibbs (1950) e Robert Pastene (1951), no papel título.

Curiosidade: os filmes pilotos de "Galactica" e de "Buck Rogers" foram lançados nos cinemas.

Abaixo: abertura de Buck Rogers

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gravidez nas Séries de TV

Monk dá Adeus ao Público (com adendo)

Johnny Palermo (1982-2009)