BBC Apresenta Sua Nova Versão de Sherlock Holmes


O canal inglês BBC apresentou à imprensa os novos atores a darem vida aos personagens de Sir Arthur Conan Doyle, Sherlock Holmes e Dr. Watson, em produção já mencionada aqui: Martin Freeman (E) e Benedict Cumberbatch (D)

A nova série tem 4 episódios iniciais de 90 minutos cada. Antes mesmo de estrear, a série já foi vendida para o canal Nine Network da Austrália. Segundo a BBC, a Austrália é um país que tradicionalmente recebe de forma positiva as produções do canal inglês, por isso a confiança do canal Nine em um produto que também se apóia em um personagem clássico.

Essa produção da Hartswood Films para a BBC é uma versão de Stephen Moffat e Mark Gatiss, que traz o famoso Sherlock Holmes vivendo em Londres nos dias de hoje, ajudando a polícia a solucionar seus casos, tendo como amigo e auxiliar em suas investigações, o Dr. Watson, ex-combatente da guerra do Afeganistão.

Ao longo dos anos foram mais de 10 séries ou minisséries produzidas com base no personagem da literatura inglesa; sem mencionar as adaptações que vão de "Columbo" à "The Mentalist", trazendo personagens que utilizam o raciocínio lógico para solucionar crimes. Também existiram ao longo dos anos vários telefilmes e episódios de séries que apresentaram o personagem. Entre os atores que interpretaram Sherlock Holmes em telefilmes estão Leonard Nimoy, Larry Hagman, Christopher Plummer, Frank Langella e Roger Moore

Alan Wheatley e Ronald Howard

A primeira minissérie com Sherlock Holmes para a TV foi da BBC de 1951, estrelada por Alan Wheatley, como Sherlock, e Raymond Francis, como Watson, em 6 episódios. Depois teve "Sherlock Holmes" uma série americana filmada na França, em 1954, estrelada por Ronald Howard, como Sherlock, e Howard Marion Crawford, como Watson, em 39 episódios de meia-hora, a maioria com histórias originais.

 Douglas Wilmer, Peter Cushing e Nigel Stock

Entre 1964 e 1965 a BBC produziu sua primeira série de TV com os personagens de Conan Doyle; "Sherlock Holmes" foi estrelada por Douglas Wilmer e Nigel Stock. Quando a série retornou para uma segunda temporada em 1968, Wilmer foi substituído por Peter Cushing, que já tinha estrelado o filme "Os Cães de Baskerville".

Nando Gazzolo

Entre 1967 e 1968, a Alemanha produziu sua própria série com 6 episódios estrelados por Eric Schellow e Paul Edwin Roth. Em 1968, a Itália produziu sua versão com uma minissérie estrelada por Nando Gazzolo e Gianni Bonagura. Em 1971, a França produziu uma minissérie, que trouxe Jacques François no papel título.

Terence Rigby, como Watson,
Tom Baker e Guy Henry, como Sherlock

Em 1982, foi produzida uma minissérie com base no livro "Os Cães de Baskervilles", com Tom Baker, ex-Doctor Who, no papel título e Terence Rigby como Watson. No mesmo ano, a Inglaterra produz a minissérie "Young Sherlock: The Mystery of the Manor House", com Guy Henry como Sherlock Holmes.

Geoffrey Whitehead 

Ainda em 1982, temos uma versão americana, em parceria com a Polônia, que recebeu o título de "Sherlock Holmes and Doctor Watson", dirigida por Val Guest e Sheldon Reynolds. Essa minissérie foi estrelada por Geoffrey Whitehead e Donald Pickering, como Dr. Watson. Em 1983, o personagem foi novamente levado à TV na Inglaterra com a série de curta duração "The Baker Street Boys", estrelada por Roger Ostime, Hubert Rees, como Watson, e Colin Jeavons como o professor Moriarty.

David Burke e Jeremy Brett

A TV inglesa ainda produziria em 1990 uma minissérie com dois episódios sob o título de "Sherlock Holmes: The Golden Years", com Christopher Lee como Sherlock, e Patrick McNee como Watson. Em 1984, o canal ITV lançou sua versão do personagem, com a série "The Adventures of Sherlock Holmes", produzida pela Granada Television, estrelada por Jeremy Brett, como Sherlock, e David Burke, como Watson. A série continuou a ser produzida até 1991, com um total de 36 episódios e cinco telefilmes.



Por curiosidade, ainda temos uma série animada com o personagem, produzida nos Estados Unidos entre 1999 e 2001, com o título de "Sherlock Holmes in the 22nd Century: The Future Files". Foram 2 temporadas com 22 episódios dublados por Jason Gray-Stanford, como Sherlock, John Payne como Watson, e Richard Newman como Moriarty. Video acima.

Outra série animada, produzida na Espanha em parceria com o Japão, é "Las Aventuras de Sherlock Holmes", que na exibição japonesa recebeu o título de "Meitantei Holmes", com a voz de Taichirô Hirokawa, como Sherlock. Confira o video abaixo:

Comentários

luly* disse…
vc esqueceu de citar a versão com o michael cane e Ben Kinsley, "Without a Clue", de 1998. Apesar de bem diferente foi demais! mt engraçada!
Fernanda Furquim disse…
oi Luly, a postagem refere-se apenas às séries e minisséries, o Michael Caine estrelou um filme.
Valeu Fernanda, tenho esperanças que a série será um sucesso. Sou fanático por Sherlock Holmes e adoro a versão Jeremy Brett, que só agora posso assistir atraves de Download. Ele foi o melhor Sherlock de todos os tempos.
Fernanda Furquim disse…
Também gostava muito dele. A série chegou a ser exibida, se não me engano, no Multishow, depois sumiu...

Postagens mais visitadas deste blog

Monk dá Adeus ao Público (com adendo)

Gravidez nas Séries de TV

Manuel Padilla Jr. (1956-2008)