Monk dá Adeus ao Público (com adendo)

Sofrendo de fobias, a série "Monk" traz um detetive que era da polícia até sua esposa ser morta. A partir de então ele intensificou suas manias compulsivas a ponto de ter que se afastar do trabalho. Mas Monk tem uma incrível capacidade de dedução, o que o leva a ser chamado como assistente em vários casos policiais, além de atuar como detetive particular.

Até então este canal dedicava-se a reprisar séries geralmente produzidas pela NBC, como "Lei & Ordem", por exemplo. Com a chegada de "Monk" e seu repentino sucesso, o canal decidiu investir na produção de séries próprias, tornando-se famoso como um canal a cabo produzindo séries leves típicas da programação da TV aberta. Assim, "Monk" abriu as portas para séries como "Burn Notice", "Psych", "White Collar", "Royal Pains" e "In Plain Sight", entre outras.

Com certeza não foi fácil escolher um ator que pudesse retratar o personagem imaginado originalmente para Michael Richards. Vários nomes foram cotados, entre eles Dave Foley, de "Newsradio", John Ritter, de "8 Simple Rules", Henry Winkler, de "Happy Days", Stanley Tucci, de "Crime em 1º Grau", Alfred Molina e Tony Shalhoub.
O três últimos ficaram na disputa final pelo personagem, sendo que Shalhoub ganhou o papel porque os outros dois, Tucci e Molina, já estavam com a agenda cheia. Com receio de ficar preso à uma série e à um personagem, Shalhoub só aceitou interpretar Monk mediante um contrato de curta duração. Mas, depois que a série fez sucesso e as indicações a prêmios começaram a aparecer, ele aceitou contratos mais longos e acabou ficando por oito anos.
Em 2005 a série sofreu a perda de uma de suas personagens principais. Sharona, assistente de Monk, decide voltar com o ex-marido, com quem ela e seu filho vão morar em New Jersey. A saída da personagem se deve à disputa de contrato entre os produtores e a atriz, Bitty Schram. Sem conseguirem chegar a um consenso, Schram deixou a série, sendo substituída por Traylor Howard, intérprete de Natalie Teeger, nova assistente de Monk. No entanto, Schram retornou em participação especial na quinta temporada da série.

Outra perda sentida foi a do Dr. Charles Kroger, que embora não aparecesse em todos os episódios, era um personagem essencial para a trama. Monk precisou trocar de psiquiatra em função da inesperada morte do ator Stamley Kamel, que faleceu em 2008 vítima de uma parada cardíaca. Em seu lugar entrou Hector Elizondo, que interpreta o Dr. Nevem Bell.
Ao longo da série foram inúmeras as participações especiais que ficaram na lembrança dos fãs, tanto de atores como de personagens, como o irmão de Monk, Ambrose (John Turturro); Dale Biederbeck, arqui-inimigo de Monk, intepretado por três atores, Adam Arkin, Tim Curry e Ray Porter; ou Harold Krenshaw (Tim Bagley), outro rival de Monk, mas desta vez como paciente do Dr. Kroger.

Exibida no Brasil pelo canal a cabo Universal em sua versão original, a série chegou à TV aberta via Rede Record, na qual ganhou uma dublagem brasileira. Feita pela Herbert Richers, com tradução de Cláudio Sarmento Conilho e direção de Hélio Ribeiro, a série teve as vozes de Hamilton Ricardo (Monk), Carla Pompillo (Sharona), Luiz Carlos Persy (Capitão Stottlemeyer), Alexandre moreno (Tenente Disher) e Charles Emmanuel (Benjy). Esta dublagem está disponível nos DVDs.

Adendo: o canal USA exibiu uma maratona da série no último domingo, antecedendo o final de "Monk". Durante a maratona, mais de 25 mil fãs enviaram mensagens de despedida à série, somando uma média de 33 mil mensagens. Algumas chegaram a aparecer no rodapé da tela da TV durante a exibição dos episódios graças ao sistema Text-to-TV, existente nos EUA. Já o último episódio gerou manifestações de fãs no Twitter, colocando "Monk" em destaque entre os temas mais discutidos no microblog.
Confira abaixo comercial especialmente produzido pelo USA para a despedida de "Monk", e reveja um video divulgado em julho deste ano no qual os demais personagens das séries do canal comentam o que acham de Monk.
Comentários
Essa foi uma das minhas primeiras séries favoritas, junto com CSI. Vi pela Record tbém e adorei! Depois tiver de ficar vários anos esperando, até poder acompanhá-la novamente pelo Universal Channel. Mas um dia ainda vou descolar toda a coleção de dvds, pra sempre poder ver e rever!
Acho que Tony Shalhoub foi excepcional nesse personagem, e por mais que os outros concorrentes tbém sejam talentosos, não imagino outro como Monk! Estou ansiosa para ver o desfecho do misterio da morte de Trudy!
P.S. outra participação famosa na série foi de Sarah Silverman, como aquela super fã do Monk, Marci! Um barato, tinha website e até musiquinha!!
TUDO NA SÉRIE FOI E SERÁ SEMPRE ENCANTADOR : ROTEIRO,ELENCO,SHALHOUB, PRODUÇÃO E TEMA MUSICAL MARCANTE!
TOMARA TENHA CONTINUAÇÃO.
PARABÉNS EQUIPE MONK!!
GRATA.
ABRAÇO A TODOS E...
ME SURPREENDAM!!
COMPLETANDO OS DVDS DA COLEÇÃO!