BBC One Atacada por seu Nível de Programação


A BBC, em especial a BBC One, vem sendo atacada por produtores que criticam o tradicional canal inglês de baixar o nível de suas produções nesta última década em troca de audiência. Com isso, estaria aos poucos transformando sua programção em uma espécie de "McDonalds", que atrai o público mas que não tem qualquer conteúdo construtivo. Os ataques acusam a BBC de ter investido mais na produção de séries que de minisséries, formato tradicional na Inglaterra, bem como de Reality Shows.

Para quem não conhece a produção inglesa, uma explicação: enquanto que nos EUA as séries são as principais referências de dramaturgia, na Inglaterra as minisséries, chamadas de serials, são consideradas o melhor que a TV tem a oferecer em relação a roteiros ficcionais. As séries são vistas como produções "fast food", que denigrem e esvaziam os aspectos culturais em função de seu formato e necessidade de durabilidade.

Por isto, muitos produtores, ao adotar o formato séries de TV, mantém um número reduzido de episódios. Ao sentirem que a produção já atingiu seu limite, costumam encerrá-la, recusando, em sua maioria, a esticá-la para não perder a qualidade alcançada.

Uma das principais lutas dos produtores é impedir que a máquina de produção americana tome conta da TV inglesa e com isso derrube o nível de qualidade que eles consideram ter alcançando com a produção de minisséries.

Foi a TV inglesa, inclusive, que influenciou o surgimento das minisséries nos EUA. Com o sucesso das produções inglesas no país, os americanos decidiram começar a investir neste formato na década de 70. Na Inglaterra, elas existem desde os anos 50, sendo que a TV inglesa teve início nos anos 30.

Por curiosidade, entre as séries que o canal exibe atualmente estão "Doctor Who", que já se tornou um cult, e "Torchwood", que vem alcançando uma média de 6 milhões de telespectadores em sua última temporada.

Em resposta às acusações que vem recebendo, o canal inglês BBC One encomendou a produção de novas minisséries que deverão estrear em 2010. Uma lista prévia já tinha sido anunciada no dia 9 de julho juntamente com as de novas séries, confira aqui.

Nesta nova leva, a lista traz quatro minisséries e uma série. A primeira é "Silence", minissérie de quatro episódios produzidos pela Company Pictures, criada por Fiona Seres. A trama gira em torno de uma garota surda de 18 anos que se torna a pricipal testemunha de um assassinato.

A peça "A Passionate Woman", de Kay Mellor, serviu de base para uma minissérie de dois episódios com o mesmo título. No primeiro episódio o público conhece uma esposa e mãe que tem um caso na década de 50; no segundo episódio, vemos as conseqüências deste caso na década de 80, apresentando a transformação de uma personagem com a passagem dos anos. Produção da Roller Prods.


Benedict Cumberbatch e Martin Freeman

Tem também mais uma nova adaptação de "Sherlock Holmes", personagem da literatura que ainda terá uma nova versão cinematográfica. A série será contemporânea com o personagem interpretado por Benedict Cumberbatch, e seu colega, Dr. John Watson, vivido por Martin Freeman, o Tim de "The Office", série original. Escrita por Stephen Moffat e Mark Gattis com produção da Hartswood Films, a história terá quatro episódios iniciais.

Outro projeto é "The Deep", produção de Tiger Aspect Productions com cinco episódios. Escrito por Simon Donald, a minissérie é situada no Ártico onde uma equipe oceanográfica investiga novas formas de vida. Mas uma situação fora de seu controle deixa a equipe aprisionada dentro de um submarino, sem energia e com capacidade de oxigênio limitada. Sem conseguir se comunicar com o mundo exterior, eles logo descobrem que não estão sozinhos.

O quinto projeto parece ser uma série de TV. "Luther", título provisório, escrito por Neil Cross com produção da BBC Drama Productions. Na história temos o detetive John Luther que enfrenta sérios problemas psicológicos os quais o levam ao nível dos criminosos que ele persegue a cada semana. Tal qual "Columbo", o público fica sabendo desde o início quem é o assassino, o que conta na trama é a forma como o detetive irá lidar com alguém que se assemelha a sua forma de pensar, embora esteja do outro lado da lei. Foram encomendados seis episódios iniciais.

As cinco produções estão programadas para estrear no primeiro semestre de 2010.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Monk dá Adeus ao Público (com adendo)

Gravidez nas Séries de TV

Johnny Palermo (1982-2009)