Review: Capitu - Minissérie em DVD

A minissérie "Capitu" chegou este mês nas lojas no formato DVD. São dois discos com os cinco episódios produzidos, tendo como extras, entrevistas, cena inédita e bastidores, além de depoimentos de especialistas na área da psicologia e literatura.

A versão para a televisão do livro "Dom Casmurro" teve a direção de Luiz Fernando de Carvalho, que também assina o roteiro junto com Euclydes Marinho. O texto ainda teve a colaboração de Daniel Piza, Edna Palatnik e Luis Alberto de Abreu.

"Capitu" é uma apaixonante versão para a TV embalada por uma maravilhosa fotografia e direção de arte, sensível, inteligente e funcional. As imagens traduzem sentimentos, opiniões, referências e metáforas dando à adaptação o status de um oásis em meio à pobreza artística na produção televisiva brasileira.

Em uma narrativa clownesca Bentinho, adulto, espia seu passado, contando em livro e em filme a trajetória de seu amor por Capitu. Com base no visual de teatro, a adaptação explora elementos do cinema, do rádio, da literatura e da imaginação humana narrando uma história atemporal que se repete dia-a-dia.

Derrubando a quarta parede e ultrapassando a linha de tempo e espaço a minissérie traz ao público um jovem apaixonado desde criança por Capitu, mas que se rende à vontade da mãe em torná-lo um padre. Tendo feito uma promessa que entregaria seu filho ao Seminário, a mãe de Bentinho se torna um obstáculo entre ele e Capitu.

Ao longo dos anos, ambos conseguem a seu modo transpor esta oposição e se casam. Mas surge então um novo inimigo à felicidade do casal, Escobar, melhor amigo de Bentinho. Acreditando que Capitu o traiu com Escobar, Bentinho entra em um estado de loucura, que o leva a decisões extremas.

A maioria dos atores vieram do teatro. Estrelada por Michel Melamed (excelente!!), o elenco ainda conta com as presenças de César Cardadeiro, Pierre Baitelli, Rita Elmôr, Antonio Kamewale, Sandro Christopher, Charles Fricks, Bellatrix, Thelmo Fernandes, Vitor Ribeiro, Alan Scarpari, Emílio Pitta.

E ainda Letícia Persiles, como Capitu jovem, que dá um banho em Maria Fernanda Cândido, intérprete de Capitu adulta (Meu Deus, alguém ensina esta mulher a atuar!). Além das presenças de Izabella Bicalho e Eliane Giardini.

"Capitu" fez parte do projeto "Quadrante", para o qual também foi feita "A Pedra do Reino", que tinha o objetivo de retratar cada Estado brasileiro adaptando obras da literatura. Mais duas minisséries deveriam ter sido produzidas para o projeto: "Dançar Tango em Porto Alegre" e "Dois Irmãos".

Mas, acostumados à linguagem de folhetim, o público não respondeu, dando às duas minisséries uma baixa audiência. E nós, segmento que vive à sombra da maioria, ficamos sem ter o prazer de conhecer os outros projetos. Segundo a imprensa, a Globo suspendeu o Quadrante por tempo indeterminado. Seria pedir demais lançá-los direto em DVD?

Luis Fernando de Carvalho também foi roteirista e diretor das excelentes minisséries "Os Maias", "Hoje é Dia de Maria", 1 e 2, além da já mencionada "A Pedra do Reino". Também dirigiu o filme "Lavoura Arcaica".

A minissérie teve um livro lançado pela Editora Casa da Palavra, o qual apresenta em fotos o processo de preparação dos atores e os bastidores de produção. Em textos, o livro traz as palestras apresentadas aos atores sobre a obra "Dom Casmurro", no qual a minissérie se baseou, bem como sobre o autor Machado de Assis.


"Capitu" - Minissérie

Estúdio: Som Livre
Tempo: 300 min
Cor: Colorido
Ano de Lançamento: 2009
Recomendação: 14 anos
Região do DVD: Região zero (aberto para todos os países)
Legendas: inglês, francês, espanhol e português
Sistema de som: Dolby Digital 5.1
Formato de tela: tela cheia 16:9
Nº de Discos: 2
Preço de Lançamento: R$59,90
Compre aqui.


Livro: O Processo de Capitu
Editora: Casa da Palavra
Ano de Lançamento: 2008
Número de Páginas: 160
Formato: Médio - Capa dura
Preço: R$43,90
Compre aqui.



Comentários

Cadu disse…
Fernanda, sei que não deve ter muita procura, mas não vão lançar a série As Panteras em DVD no Brasil?

Porque já vi a venda uma vez mas era um DVD com apenas 2 episódios. Gostaria de ter nossa eterna Farrah Fawcett nessa série de sucesso.
Moisés disse…
Estou gostando bastante de acompanhar os reviews. É uma pena que o Quadrante tenha sido cancelado, até porque os outros dois projetos eram textos diferentes, que a gente não pensaria numa adaptação tão facilmente, especialmente o belíssimo conto do Faraco. Enfim...
Fernanda Furquim disse…
oi Cadu, nenhuma previsão ainda!

Moisés, obrigada pelo comentário. Tentarei postar os reviews com maior freqüência. Também lamento a suspensão do projeto, espero que ele retorne no ano que vem! Torcida!!

Postagens mais visitadas deste blog

Gravidez nas Séries de TV

Monk dá Adeus ao Público (com adendo)

Johnny Palermo (1982-2009)