domingo, 28 de junho de 2009

Review: Capitu - Minissérie em DVD

A minissérie "Capitu" chegou este mês nas lojas no formato DVD. São dois discos com os cinco episódios produzidos, tendo como extras, entrevistas, cena inédita e bastidores, além de depoimentos de especialistas na área da psicologia e literatura.

A versão para a televisão do livro "Dom Casmurro" teve a direção de Luiz Fernando de Carvalho, que também assina o roteiro junto com Euclydes Marinho. O texto ainda teve a colaboração de Daniel Piza, Edna Palatnik e Luis Alberto de Abreu.

"Capitu" é uma apaixonante versão para a TV embalada por uma maravilhosa fotografia e direção de arte, sensível, inteligente e funcional. As imagens traduzem sentimentos, opiniões, referências e metáforas dando à adaptação o status de um oásis em meio à pobreza artística na produção televisiva brasileira.

Em uma narrativa clownesca Bentinho, adulto, espia seu passado, contando em livro e em filme a trajetória de seu amor por Capitu. Com base no visual de teatro, a adaptação explora elementos do cinema, do rádio, da literatura e da imaginação humana narrando uma história atemporal que se repete dia-a-dia.

Derrubando a quarta parede e ultrapassando a linha de tempo e espaço a minissérie traz ao público um jovem apaixonado desde criança por Capitu, mas que se rende à vontade da mãe em torná-lo um padre. Tendo feito uma promessa que entregaria seu filho ao Seminário, a mãe de Bentinho se torna um obstáculo entre ele e Capitu.

Ao longo dos anos, ambos conseguem a seu modo transpor esta oposição e se casam. Mas surge então um novo inimigo à felicidade do casal, Escobar, melhor amigo de Bentinho. Acreditando que Capitu o traiu com Escobar, Bentinho entra em um estado de loucura, que o leva a decisões extremas.

A maioria dos atores vieram do teatro. Estrelada por Michel Melamed (excelente!!), o elenco ainda conta com as presenças de César Cardadeiro, Pierre Baitelli, Rita Elmôr, Antonio Kamewale, Sandro Christopher, Charles Fricks, Bellatrix, Thelmo Fernandes, Vitor Ribeiro, Alan Scarpari, Emílio Pitta.

E ainda Letícia Persiles, como Capitu jovem, que dá um banho em Maria Fernanda Cândido, intérprete de Capitu adulta (Meu Deus, alguém ensina esta mulher a atuar!). Além das presenças de Izabella Bicalho e Eliane Giardini.

"Capitu" fez parte do projeto "Quadrante", para o qual também foi feita "A Pedra do Reino", que tinha o objetivo de retratar cada Estado brasileiro adaptando obras da literatura. Mais duas minisséries deveriam ter sido produzidas para o projeto: "Dançar Tango em Porto Alegre" e "Dois Irmãos".

Mas, acostumados à linguagem de folhetim, o público não respondeu, dando às duas minisséries uma baixa audiência. E nós, segmento que vive à sombra da maioria, ficamos sem ter o prazer de conhecer os outros projetos. Segundo a imprensa, a Globo suspendeu o Quadrante por tempo indeterminado. Seria pedir demais lançá-los direto em DVD?

Luis Fernando de Carvalho também foi roteirista e diretor das excelentes minisséries "Os Maias", "Hoje é Dia de Maria", 1 e 2, além da já mencionada "A Pedra do Reino". Também dirigiu o filme "Lavoura Arcaica".

A minissérie teve um livro lançado pela Editora Casa da Palavra, o qual apresenta em fotos o processo de preparação dos atores e os bastidores de produção. Em textos, o livro traz as palestras apresentadas aos atores sobre a obra "Dom Casmurro", no qual a minissérie se baseou, bem como sobre o autor Machado de Assis.


"Capitu" - Minissérie

Estúdio: Som Livre
Tempo: 300 min
Cor: Colorido
Ano de Lançamento: 2009
Recomendação: 14 anos
Região do DVD: Região zero (aberto para todos os países)
Legendas: inglês, francês, espanhol e português
Sistema de som: Dolby Digital 5.1
Formato de tela: tela cheia 16:9
Nº de Discos: 2
Preço de Lançamento: R$59,90
Compre aqui.


Livro: O Processo de Capitu
Editora: Casa da Palavra
Ano de Lançamento: 2008
Número de Páginas: 160
Formato: Médio - Capa dura
Preço: R$43,90
Compre aqui.



3 comentários:

Cadu disse...

Fernanda, sei que não deve ter muita procura, mas não vão lançar a série As Panteras em DVD no Brasil?

Porque já vi a venda uma vez mas era um DVD com apenas 2 episódios. Gostaria de ter nossa eterna Farrah Fawcett nessa série de sucesso.

Moisés disse...

Estou gostando bastante de acompanhar os reviews. É uma pena que o Quadrante tenha sido cancelado, até porque os outros dois projetos eram textos diferentes, que a gente não pensaria numa adaptação tão facilmente, especialmente o belíssimo conto do Faraco. Enfim...

Fernanda Furquim disse...

oi Cadu, nenhuma previsão ainda!

Moisés, obrigada pelo comentário. Tentarei postar os reviews com maior freqüência. Também lamento a suspensão do projeto, espero que ele retorne no ano que vem! Torcida!!

Copyright@ 2006-2010 - Revista TV Séries. Textos com seus direitos reservados.