Estreia de Hoje no Brasil: Mad Men, 3ª Temporada (Texto Corrigido em 21/3)

(clique na imagem para ampliar)

Hoje, às 22h45 estreia na HBO Brasil a 3ª temporada de "Mad Men". A série que se propõe a fazer uma reconstituição de época, comportamentos e cultura, estreou em 2007 pelo pequeno canal AMC. Criada por Matthew Weiner, o projeto foi oferecido à HBO americana que impôs a condição de ter David Chase como produtor da série no lugar de Weiner; isso porque o criador da série não tinha um nome conhecido e parece que o canal preferiu não se arriscar. Chase e Weiner não aceitaram, e então a série foi oferecida a outro canal. Confira mais informações sobre esse assunto aqui.

Quando estreou, Weiner disse em entrevista que havia planejado cinco temporadas para contar a história de Don Draper e a trupe de personagens que integram o elenco de "Mad Men". A quarta temporada está se aproximando, devendo estrear por volta de julho nos EUA. Até o final de "Mad Men", o canal AMC terá que arranjar uma produção que a substitua. O canal ainda tem "Breaking Bad", que pode perfeitamente assumir o posto de carro chefe do canal. Mas é sempre bom ter mais de uma série para fazer o nome do AMC no mercado que apenas uma.

A terceira temporada apresenta as mudanças que irão ocorrer na agência com sua venda para um grupo inglês, país que naquela época estava culturalmente em alta devido a influência da música e da moda britânica. Outras mudanças serão exploradas, representando a época e a complexidade dos personagens, culminando em uma situação que podemos chamar de "divisor de águas".

Muito embora pouco compreendida pelo público, "Mad Men" inovou uma linguagem nas séries de TV que é pouco percebida por aqueles que buscam só diversão e entretenimento. Sendo um veículo típico do grande público, a televisão evoluiu buscando atender os interesses do telespectador. Foram poucas séries que ignoraram os interesses do público, oferecendo conteúdo que estabeleceu padrões e patamares. Uma das principais críticas feita à "Mad Men" é seu ritmo lento. Mas, com uma edição mais rápida, a série passaria por cima de duas questões que são exploradas na trama: a complexidade dos personagens e sua evolução dentro da transformação cultural pela qual o país passou no período retratado.

O ritmo lento permite aos atores desenvolver um nível de intimidade com o personagem e com o público, que poucas séries têm. Indo na contramão dos interesses da massa, a série permite que o telespectador vivencie passo a passo as experiências, as complexidades, o raciocínio e o turbilhão emocional de cada personagem, sem melodrama ou discursos. É a emoção e a compreensão que surge do silêncio prolongado, muito mais profundo e pesado, que o ritmo acelerado não permite ter, visto que uma ação nova está acontecendo a cada minuto. Mas, sabendo que poucas pessoas conseguem ficar sozinhas consigo mesmas, em silêncio prolongado, é compreensível que justamente essa situação que a série propõe incomode e seja rejeitada pela maioria. 

Quanto tempo se leva para perceber que sua vida necessita de uma mudança? Quanto tempo se leva para perceber que tipo de mudança é essa?  Quanto tempo se leva para convencer uma sociedade inteira a mudar de comportamento e forma de pensar? As mudanças culturais são o tema da série, mas não de forma documental e, sim, vistas através das vidas de personagens comuns, que não participaram diretamente dos movimentos que ocorriam na época. Foi nessa época que a sociedade passou por um rompimento cultural que, aos poucos, fez mudar um comportamento sócio-político repressor e hermeticamente fechado. Se hoje em dia é muito fácil para qualquer pessoa se manifestar, seja na vida real ou virtual, até aquela época não era.

"Mad Men" consegue expor o ritmo dessa transformação. Não se trata de passeatas, de discursos apaixonados ou melodramáticos, nem tão pouco de uma solução rápida para simplificar ao telespectador o significado dessa mudança. Trata-se do ritmo lento da mudança pela qual a sociedade passou, através de personagens que não perceberam ainda que estão reagindo aos "ventos da mudança".

Comentários

Rafa disse…
Excelente serie, espero ver logo os novos episódios de Mad Men na HBO !!!

Postagens mais visitadas deste blog

Monk dá Adeus ao Público (com adendo)

Gravidez nas Séries de TV

Johnny Palermo (1982-2009)