Republic of Doyle Renovada, The Border Cancelada


Embora pouco conhecidas no Brasil, as séries canandenses fazem parte, mesmo que em menor proporção, da nossa programação televisiva. Alguns títulos são mais conhecidos por aqueles que navegam na Internet.

Ao longo dos anos, trouxemos informações sobre várias produções de séries canadenses, entre elas "Republic of Doyle", criada e estrelada por Allan Hawco, que também tem no elenco o ator Peter MacNeill.  A série foi renovada pelo canal CBC para uma segunda temporada. Produzida pela Take the Shot Productions, a série é uma espécie de "Arquivo Confidencial", na qual temos a relação de pai e filho, que trabalham como detetives particulares.

"Republic of Doyle" estreou no início de janeiro deste ano, conquistando uma média de 970 mil telespectadores, uma número alto para uma produção canadense que enfrenta a concorrência da produção americana na grade dos canais. Ao longo da exibição dos episódios seguintes, a série conseguiu se manter em uma média acima dos 500 mil. O sexto episódio dos 12 encomendados para a primeira temporada, ultrapassou a marca de 1 milhão de telespectadores, o que garantiu a renovação da série.


Já "The Border" não terá a mesma chance. O canal decidiu cancelar a série, não renovando a produção para uma quarta temporada. A história girava em torno do dia-a-dia de funcionários do Departamento de Imigração Canadense em relação à situações vividas na fronteira que variavam entre imigrantes ilegais, contrabando e até terrorismo.  

Criada por Peter Raymont, Lindalee Tracey, Janet MacLean e Jeremy Hole, e produzida pela White Pine Pictures para a CBC, a série estreou em 2008. A média de audiência se manteve em 700 mil telespectadores ao longo das três temporadas exibidas. Estrelada por Sofia Milos, de "CSI: Miami" e "Tudo por um Gato/Caroline in the City", a série também tinha em seu elenco os atores Grace Park, de "Battlestar Galactica" e "The Cleaner"; Alberta Watson, de "Nikita" e "24 Horas"; Nazneen Contractor, também de "24 Horas"; e Gabriel Hogan, de "The Best Years", entre outros atores.

(clique na imagem para ampliar)

A crítica costumava reclamar da pouca veracidade de situações apresentadas nos episódios da série, mas a produção agradou o público. Apesar disso, a série precisou ser cancelada para abrir espaço na grade do canal. A TV canadense sofre forte influência da programação americana e, em função disso, é muito difícil para as séries locais conseguirem um espaço na programação do horário nobre. Assim sendo, com a renovação de "Republic of Doyle", a CBC cancelou "The Border", visto que a primeira tomará seu lugar na grade do canal. A terceira temporada da série teve seus dois últimos episódios exibidos no período em que "Republic of Doyle" estreou. A atriz Grace Park já entrou no elenco do piloto de "Havaí 5-0", remake americano da série dos anos 60/70.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gravidez nas Séries de TV

Monk dá Adeus ao Público (com adendo)

Johnny Palermo (1982-2009)