American Film Institute Escolhe as 10 Melhores Séries de 2009

O American Film Institute divulgou hoje a seleção oficial das produções que receberão o AFI Awards de 2009. O prêmio é concedido aqueles que conseguiram se destacar em seu meio, bem como tornaram significantes os veículos para os quais foram produzidos, preservando a cultura americana.

Para participar, os produtores das séries precisam submeter um episódio do programa, com informações sobre o mesmo e pagamento de taxa de inscrição. Um júri composto por 13 profissionais avaliam e debatem os programas, selecionando os 10 que representarão o veículo no ano. Não são aceitos programas não ficcionais.

O corpo de jurados que selecionou as melhores séries de 2009 foi composto por: Neal Baer, produtor de "Law & Order: SVU" e roteirista, Stanley Brooks, produtor de "Sordid Lives: The Series"; Bambi Haggins, da Arizona State University; L.S. Kim, da University of California em Santa Cruz; Brian Lowry, do jornal Variety; David Milch, roteirista e produtor de "NYPD Blue" e "Deadwood"; Lisa Parks, da University of California em Santa Barbara; CCH Pounder, atriz, de "The Shield" e atualmente na sitcom "Brothers"; Matt Roush, da revista TV Guide; Maureen Ryan, do jornal Chicago Tribune; Ellen Seiter, da University of Southern California; John Shaffner, presidente da Academy of Television Arts & Sicences; e Robert J. Thompson, da Syracuse University.

O prêmio será entregue no dia 15 de janeiro durante um almoço patrocinado pela Hewlett-Packard, o qual não será televisionado.

"Mad Men" em 2008

Abaixo, a lista das escolhidas pela AFI como as melhores séries do ano de 2009 (em ordem alfabética):

- The Big Bang Theory
- Big Love
- Friday Night Lights
- Glee
- Mad Men
- Modern Family
- The Nº 1 Ladie's Detective Agency
- Nurse Jackie
- Party Down
- True Blood

O American Film Institute foi criado em 1967 com o objetivo de preservar e estimular a arte cinematográfica americana. O prêmio foi instituido em 2000, mas as séries de TV somente começaram a fazer parte da seleção do AFI Awards no ano de 2001. Esta é a terceira vez seguida que "Mad Men" é escolhida entre as melhores séries do ano; e o terceiro ano não seguido que "Friday Night Lights" entra na lista. As demais, são a primeira vez que entram na lista, sendo que algumas delas estão em sua primeira temporada.

Abaixo, video com imagens dos filmes e das séries selecionadas pelo American Film Institute em 2009:


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gravidez nas Séries de TV

Johnny Palermo (1982-2009)

Monk dá Adeus ao Público (com adendo)