Herbert Richers (1923-2009)

Produtor, diretor e empresário, Richers faleceu na noite do dia 19 de novembro vítima de problemas nos rins. A notícia de sua morte foi divulgada por Boninho, diretor da Globo, em seu Twitter.

Nascido em 11 de março de 1923, em Araraquara, São Paulo, mudou-se para o Rio de Janeiro em 1942 onde cursou engenharia civil. Na época morava em um quarto nos fundos do laboratório do tio, o cineasta Alexandre Wulfes. Trabalhando na área de revelação de filmes nacionais e cópias de produções estrangeiras para serem exibidas nos cinemas, Wulfes influenciou a decisão de Richers em entrar no ramo. Ele largou a faculdade e foi trabalhar como câmera do cinejornal Imagens do Brasil. Em 1948 passou a trabalhar no estúdio Atlântida, onde especializou-se em tomadas externas.

Em 1952 fundou a Herbert Richers S.A. com a qual passou a produzir cinejornais. Aos poucos expandiu os negócios para a área de produção e distribuição de filmes para o cinema e, assim, a empresa se transformou em 1956 na Herbert Richers Produções Cinematográficas. A empresa se tornou uma das mais respeitadas do ramo, lançando uma média de 8 filmes por ano.

Seus negócios ganharam novo rumo com a introdução da dublagem no Brasil em 1957. Iniciando em São Paulo no estúdio Gravasom, mais tarde conhecida como AIC e hoje chamada de BKS, a dublagem de filmes estrangeiros para a televisão chegou ao Rio de Janeiro 6 meses depois, tendo Richers e Carlos de la Riva como dois de seus precursores no estado.

Após um período de implantação e adaptação de equipamentos, a empresa Herbert Richers entrou no ramo de dublagem explorando um segmento recém-formado o qual atendia às necessidades da televisão em exibir seus filmes estrangeiros para o público brasileiro, tendo em vista a má definição de imagem para a leitura de legendas.

Representando com exclusividade a distribuidora MCA TV, que era dona da Universal Pictures, Richers contratou atores do rádio que ao longo dos anos se tornariam conhecidos no cinema e na televisão.

Em 1965, com a fundação da Rede Globo, Richers conquistou seu maior cliente. Ainda atuando no ramo de produção de filmes em paralelo à dublagem, Richers foi aos poucos abandonando a produção de filmes, alugando seus estúdios para as novelas da Globo. Dedicando-se a partir de então unicamente à dublagem a empresa se transformou em uma das mais importantes e respeitadas desse segmento. Com 10 estúdios, a Herbert Richers é capaz de dublar cerca de 400 rolos de filme.

Em 1988 a empresa ampliou sua atuação para o mercado de Home Video, lançando vários títulos do cinema brasileiro produzidos por ela.

O velório acontece hoje, dia 20 de novembro, a partir das 14h, na capela 1 do cemitério Memorial do Carmo, no Rio de Janeiro.

Comentários

audiebronson disse…
Eu sou da geraçao que cresceu ouvindo esta famosa frase: versão brasileira herbert richers.foi um precursor das duplagens.sera que existe algum livro sobre a sua vida?
Fernanda Furquim disse…
Oi Audie, não conheço nenhum livro sobre a vida de Herbert Richers, nem tão pouco sobre dublagem no Brasil.

Postagens mais visitadas deste blog

Monk dá Adeus ao Público (com adendo)

Gravidez nas Séries de TV

Johnny Palermo (1982-2009)