Papai Sabe Tudo ... E Agora Vocês Também!


Agora vocês sabem, por exemplo, que há 60 anos essa comédia familiar criada por Ed James começou suas estórias na Rádio NBC. E sabem que o único ator do programa de rádio a estrelar na série da TV foi Robert Young, que interpretava o agente de seguros Jim Anderson. Quando Young e seu sócio, Eugene B. Rodney, começaram a adaptar Papai Sabe Tudo para a TV em 1953, decidiram dar a Jim Anderson uma nova família. Sua esposa Margaret seria interpretada por Jane Wyatt e seus filhos Betty, James e Kathy, por Elinor Donahue, Billy Gray e Lauren Chapin, respectivamente.

Os Andersons estrearam na CBS dia 3 de outubro de 1954, apresentando o retrato ideal de uma família de classe média americana. Os pais sempre conseguiam resolver todos os seus problemas de maneira digna e seus filhos eram comportados e respeitadores. Cada episódio procurava oferecer uma mensagem positiva ao telespectador. A fórmula conservadora fascinou o público, mas não impressionou o patrocinador. Após uma pesquisa feita no início da temporada mostrar uma baixa audiência, a Kent Cigarette’s decidiu não renovar o contrato. Em protesto, os fãs enviaram cartas ao presidente da CBS, enquanto colunistas os instruíam a solicitar à rede que a série fosse transmitida mais cedo para atingir um público familiar maior. Mesmo a série tendo ganho um prêmio Sylvania de melhor programa familiar, em 1954, a CBS preferiu cancelá-la. Mas esse não foi o fim da família Anderson. A Scott Paper Company viu a reação do público e decidiu patrociná-la, dessa vez, na NBC, em novo horário, às 20h30.


Elenco na entrega do prêmio Sylvania

A série ficou tão vinculada à cultura do país, que em 1959, o Departamento do Tesouro Americano solicitou um episódio de 30 minutos intitulado 24 Hours in Tyrant Land, cujo enredo mostrava ao público como seria a vida se o país se tornasse comunista. Para evitar o que consideravam uma ameaça, era preciso comprar bônus do governo. O episódio não era para veiculação na TV e sim para distribuição em escolas, igrejas e grupos cívicos. Mas a série na realidade, falava das coisas do dia-a-dia de qualquer família. Os principais roteiristas, Roswell Rogers e Paul West tiravam as idéias de suas próprias vidas. Rogers tinha três filhos e West, quatro.

Em 1960, Robert Young começou a se cansar do papel, que já interpretava há 11 anos. Além do mais, a família estava mudando, pois as crianças haviam crescido. Para continuar a série eles teriam de mudar a fórmula, e até pensaram nessa possibilidade, casando Betty e enviando James para a faculdade ou exército, mais isto significaria uma divisão da família. Ficou evidente que estava na hora de encerrar a produção. Para não decepcionar a Screen Gems, os patrocinadores e o público, a produção fez um acordo com a CBS, que manteria a série no ar em reprises por dois anos, com o patrocínio da Scott Paper Company, em horário nobre. Em uma época em que o público não dispunha nem de videocassete, a idéia de assistir a reprises de um episódio favorito ou perdido em sua transmissão original foi bem aceita.


Esq.: Young e Wyatt recebendo prêmios Emmy
Dir.: Billy Gray recebendo o prêmio de adolescente melhor vestido de 1958

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gravidez nas Séries de TV

Monk dá Adeus ao Público (com adendo)

Sensitive Skin, Remake Canadense de Série Inglesa