Parabéns, Flipper!


Há 45 anos, começava na TV a história do golfinho esperto e brincalhão que além da fazer companhia à família Ricks, também ajudava a patrulhar o fictício Coral Key Park, na Flórida. Com base nos filmes Flipper (1963) e Flipper’s New Adventure (1964), Jack Cowden e Ricou Browning criaram a série de aventuras que apresentava episódios de 25 minutos sobre a vida do guarda Porter Ricks (Brian Kelly) e seus filhos adolescentes, Sandy (Luke Halpin) e Bud (Tommy Norden).


Com a ajuda de Flipper, eles sempre conseguiam manter a ordem na reserva, fazendo resgates ou prendendo criminosos. O golfinho também ficava de olho nos garotos, para mantê-los longe de confusão, o que obviamente nem sempre era possível, principalmente com relação a Bud, o mais jovem.


Flipper era de fato “interpretado” por fêmeas, pois são menos agressivas do que os machos e em geral não apresentam marcas de brigas com outros golfinhos. A titular era Suzy, e as outras eram Patty, Kathy, Scotty e Squirt. Mas para as cenas em que Flipper usava a cauda para mover-se sobre a água, o macho Clown assumia o papel. Todos eram treinados por Rick O’Barry.

A série foi produzida inteiramente em cores, embora em 1964 a TV ainda fosse em preto e branco. A partir da segunda temporada, além de ganhar uma nova abertura, a série passou a enfatizar o aspecto dramático dos enredos e criou um interesse romântico para o viúvo Porter Ricks, mudanças que objetivavam atingir o público adulto também. A namorada era Ulla Norstrand, oceanógrafa interpretada pela atriz sueca Ulla Strömstedt. Outro personagem com participações esporádicas era o simpático, embora muitas vezes irritante, Hap Gorman (Andy Devine).


Ulla Norstrand e Hap Gorman

Quando Luke Halpin e Tommy Norden ficaram crescidos demais para os papéis, a produção decidiu dar novo rumo a seus personagens. Assim, em Flipper’s New Friend, episódio final de duas partes que foi ao ar em abril de 1967, Sandy é aceito na Academia da Guarda Costeira e Bud vai para uma escola particular. Para substituir o elenco, entraram em cena a viúva Fran (Karen Steele) e seus filhos Dirk (Stuart Getz) e Liz (Christine Baranski). Apesar das adaptações para continuar a série, a NBC preferiu cancelá-la.


Vejam a abertura e acompanhem com a letra.

They call him Flipper, Flipper, faster than lightning,
No-one you see, is smarter than he,
And we know Flipper lives in a world full of wonder,
Lying there under, under the sea!


Comentários

Rodrigo Oliveira disse…
Poxa, eu amo esse filme é seriado. Muito obrigado pela maravilhosa publicação. Você tem materiais sobre o seriado ou filme? Grato!

Postagens mais visitadas deste blog

Gravidez nas Séries de TV

Monk dá Adeus ao Público (com adendo)

Johnny Palermo (1982-2009)