Gravidez nas Séries de TV

Stella Luna Pompeo Ivery nasceu no dia 15 de setembro. Sua mãe, Ellen Pompeo e seu pai Chris Ivery, passam bem! Esta é a primeira filha do casal que se uniu em 2007. Como já foi divulgado, a atriz de "Grey´s Anatomy" ficará afastada da série por algumas semanas.

Aproveitando a notícia a revista TV Guide fez um levantamento de séries que tentaram esconder a gravidez de suas atrizes, já que a de Ellen não foi incluída na trama. Na lista da revista só aparecem as séries mais recentes, é claro, mas nós sabemos que este problema vem de looonga data. Desde "I Love Lucy" até "Grey´s Anatomy", uma longa caminhada!

A gravidez das atrizes principais costumam atrapalhar ou ajudar uma série de TV. Atrapalha quando a situação não é incluída e pelo afastamento da atriz; ajuda quando a trama inclui a nova situação da personagem oferecendo uma mudança de rumo, muitas vezes criativa, para a trama dando um novo fôlego à série. Para evitar este tipo de situação, os contratos das atrizes que estrelam séries de TV costumam incluir uma cláusula na qual elas se comprometem a não ficarem grávidas durante a primeira temporada a qual serve para estabelecer trama e personagens.

Refazendo a lista alguns títulos vem à mente com mais rapidez que outras.

Nos anos 50 temos a já mencionada "I Love Lucy", na qual a personagem só "descobriu" que estava grávida quando a atriz estava no último mês! Até então ela escondia o barrigão, atrás de móveis, carregando toalhas e travesseiros, ou usando roupas largas e casacões. No episódio em que descobre estar grávida a câmera já focalizava a atriz de corpo inteiro. Virou piada dentro da piada. Confiram:


Quando Heather Young ficou grávida na vida real a situação da atriz não foi incluída na série "Terra de Gigantes". Afinal, perdidos em um planeta, acampados em sua espaçonave, vivendo três homens, duas mulheres, um garoto e um cachorro juntos, ...em uma série de aventura dos anos 60...a gravidez de uma personagem pegaria mal. Então Betty passou a se esconder atráz das plantas gigantes e rochas, carregava roupas, até que de repente ela sumiu. A maioria das histórias dessa fase mostravam o grupo de pequeninos envolvido em ações longe da nave. Sim, porque Betty estava na nave esperando por eles, ao menos essa foi a explicação dada para seu repentido desaparecimento. Depois ela voltou.

O véu disfarça a gravidez de Barbara Eden

Ainda nos anos 60 temos os exemplos de "A Feiticeira" e "Jeannie é um Gênio". Elizabeth Montgomery ficou grávida duas vezes durante a produção de "A Feiticeira", em consequência do fato, Samantha dá à luz à Tabatha e depois à Adam. Já Jeannie não teve a mesma sorte. Quando a série teve início, Barbara Eden precisou esconder a barriga de grávida atrás de vários véus de sua roupa de harén.

Depois que a atriz deu à luz, a personagem começou a perder os véus de acordo com a rapidez em que Barbara voltava à sua forma. Até que restou apenas um em torno do rosto. Quem também utilizou a roupa para disfarçar seu estado foi Sally Field. Na época ela usava um hábito de freira na sitcom "A Noviça Voadora", o que tornou o disfarce mais fácil.

Elizabeth Montgomery em "A Feiticeira"

Não me recordo de alguma gravidez específica dos anos 70, mas nos anos 80 a mais famosa foi a de Cybil Sheppherd que na época fazia sucesso com "A Gata e o Rato". O início da gravidez dos gêmeos foi disfarçada o quanto pôde, até chegar a hora da atriz dar a luz. Então Maddie fica grávida, mas para desespero de David Addison (Bruce Willis) o pai era Mark Harmon, que interpretou Sam, o novo pretendente de Maddie que surgiu na terceira temporada. A atriz afastou-se para ter os bebês e na mesma época Willis sofreu um acidente e quebrou a clavícula o que levou a produção a exibir episódios estrelados pelos coadjuvantes, Srta. Topisto e o detetive Viola.

Ainda nos anos 80 temos Janet Hubert, de "Um Maluco no Pedaço/The Prince of Bel Air", a primeira tia Viv. A atriz ficou grávida na vida real e em função disso seu personagem deu a luz à Nicky. Janet saiu da série sendo substituída por Daphne Reid no mesmo papel. Apesar de na época ter sido informado que a atriz saiu em função da gravidez, na verdade ela deixou a série por atritos entre ela, Will Smith e os produtores. Houve uma tentativa de mantê-la no elenco renegociando o contrato, mas Janet recusou e saiu.

Em "Jornada nas Estrelas: A Nova Geração", Gates McFadden teve que optar em esconder a gravidez, além de ganhar muitos close-ups, depois que ficou grávida, já que a dra. Crusher não poderia passar pela mesma situação. Já bastava um filho à bordo! Em "Cheers" foi mais fácil esconder a gravidez de Shelley Long, já que sua personagem trabalhava atrás de um bar. O mesmo recurso foi utilizado nas décadas seguintes quando a personagem de Catherine Bell em "JAG", foi para atrás de uma mesa, sendo que ela chega a fingir estar grávida em dois episódios da 8ª temporada. Outra que foi para trás de uma mesa foi a agente Megan Reeves, de "Numb3rs", quando Diane Farr ficou grávida.

Já na sitcom "Um Amor de Família", os produtores precisaram passar duas vezes pela mesma situação com Katey Segal. Na primeira, incorporaram a situação à trama, mas a personagem sofre um aborto depois que a atriz dá à luz. Na segunda, optaram por disfarçar o estado de Katey. Em "Cosby Show", a atriz Phylicia Rashad escondeu-se atrás de tudo quanto é objeto, incluindo um urso de pelúcia gigante!

Os anos 90 foram os mais férteis! Temos Gillian Anderson em "Arquivo X", que graças a sua gravidez conseguiu dar um novo rumo à personagem Dana Scully. Até ela ser sequestrada por alienígenas, Gillian precisou esconder sua gravidez. Prestes a dar a luz, a personagem é abduzida e passa por experiências genéticas as quais incluem a gravidez.

Xena e a filha Eve

Em "Xena - a Princesa Guerreira" tivemos a mesma situação, bom quase, Xena não foi abduzida. Mas graças à gravidez de Lucy Lawless, sua personagem ganhou uma filha, Eve. Profetizada como sendo a pessoa que irá dar um final no domínio dos Deuses sobre os seres humanos, ela é entregue a Octavius que a cria sob as leis de Roma. Dadas como mortas, Xena e Gabrielle são congeladas, ao acordar 25 anos depois, encontram Eve transformada na guerreira Livia.

Em "The Nanny" Lauren Lane, a CC, assistente do sr. Sheffield, fica grávida durante a produção da quinta temporada da série. Então, na trama, CC fica frustrada por descobrir que Fran e Maxwell pretendem se casar, em função disso, começa a comer e a engordar. Seu estado piora conforme a atriz chega no momento de dar a luz. Então, CC é enviada a um sanatório. Na mesma série temos Rachell Chagall, que interpretou a melhor amiga de Fran, Val. Ela também ficou grávida, duas vezes! Então Val se apaixona por um farmacêutico seu estdo é incorporado à trama.

Em "Seinfeld", Elaine não podia ficar grávida do filho de Julia Louis-Dreyfus, então o jeito foi esconder o barrigão da atriz. As tentativas de disfarçar a gravidez foi motivo de piada em "The Nanny", quando Lauren Lane (grávida) comenta o quanto é ridículo uma série usar o subterfúgio de esconder a barriga de uma atriz atrás de móveis ou roupas.

Ainda falando de sitcoms, temos "Frasier", que teve que lidar com gravidez de Jane Leeves, a Daphne, duas vezes. Na história, ela desenvolve um problema de desordem alimentar e quando a atriz está prestes a dar a luz, a personagem é internada em um spa. A segunda gravidez da atriz já foi incorporada à trama no final da série. E ainda tem "Friends", na qual Phoebe decide ser barriga de aluguel do irmão e da cunhada quando Lisa Kudrow ficou grávida.

A gravidez de Jennifer Garner na última temporada da série também foi incluída na trama de "Alias - Codinome Perigo", na qual Sydney fica grávida do marido Michael, dado como morto. O bebê passa a ser um ponto crucial na vida da personagem e no desenvolvimento da trama, visto que ele se torna alvo dos inimigos de Sydney. Já a série de aventura brasileira, "A Justiceira", não incluiu a gravidez de Malu Mader na trama, e acabou sendo o motivo pelo qual a produção foi encerrada.

Já que entramos no Século XXI, podemos mencionar: "According to Jim", a sitcom estrelada por Jim Belushi e Courtney Thorne-Smith. A atriz ficou grávida na última temporada e embora tenha sido escondida no início, passou a fazer parte da trama no final. Em "Eureka" temos o caso de Salli Richardson-Whitfield que levou sua personagem Allison a ficar grávida de Nathan na terceira temporada. Em "Desperate Housewives" a gravidez de Marcia Cross levou Bree a fingir estar grávida para justificar a chegada do filho de sua filha, a qual é levada a um lugar distante para dar a luz.

Temos também o caso de "Ugly Betty", na qual Ana Ortiz precisou disfarçar seu estado atrás de móveis, roupas largas e enquadramentos de câmeras, enquanto sua personagem Hilda precisa negar que esteja grávida. Já a 5ª temporada "Sex and the City" só teve 8 episódios produzidos ao invés de 13, porque Sarah Jessica Parker ficou grávida. Para não ter que lidar com os problemas inerentes à seu estado, a série entrou em férias mais cedo. A atriz descobriu pouco antes de gravar uma cena de chuva no episódio "Anchors Away".

Marcia Cross em "Desperate Housewives"

Em "How I Met Your Mother", os roteiristas deram à Alyson Hannigan o mesmo subterfúgio criado para Daphne (Frasier) e CC (The Nanny), neste caso, Lily engorda em função de uma competição de quem come mais cachorros quentes. Esta piada também foi utilizada em "Titus", na qual Erin (Cynthia Watros) engorda depois de participar de uma competição de quem come mais tortas. Mas a mesma desculpa não dava para ser utilizada por Robin (Cobie Smulders), de "How I Met Your Mother", que precisou se contentar em esconder a barriga.

A comida também foi a culpada pelo aumento de peso de Carrie, de "King of Queens", quando Leah Raimi escondeu a gravidez. O problema é que a atriz não conseguiu perder muito peso depois. Sara Tancredi não podia ficar grávida, então Sarah Wayne Callies passou a maior parte do tempo usando jaquetas e roupas largas, além de ganhar muitas cenas em que está sentada atrás de uma mesa em "Prison Break".

Em "Will & Grace", Debra Messing fica grávida na sexta temporada, o que levou Grace a ganhar peso em função da depressão e do stress relacionado ao divórcio. Olivia Benson precisou sair em missão fora da cidade quando Mariska Hargitay ficou grávida durante as filmagens de "Lei e Ordem: SVU". O mesmo recurso foi utilizado por "Stargate SG-1", que transferiu temporáriamente a Dra. Sam Carter (Amanda Tapping) para a Área 51, de onde ela se comunicava através de um visor.

Gillian Anderson em "Arquivo X"

A terceira gravidez de Christa Miller ocorreu durante o período em que ela interpretava Jordan, esposa do Dr. Cox. A sorte é que o pai na vida real era Bill Lawrence, produtor da série. A gravidez foi incorporada na trama. O mesmo ocorreu com "Secret Life of an American Teenager", Molly Ringwald, que interpreta a mãe da adolescente do título, fica grávida na vida real, levando a personagem à mesma condição.

A série "Monk" disfarçou a gravidez de Traylor Howard, mas utilizou um episódio da série para incorporar seu estado na trama; quando a sua personagem é perseguida por um ex-namorado, ela finge estar grávida escondendo um travesseiro debaixo da roupa.

Na Inglaterra, outra série que traz a palavra "Secret" no título, "Secret Diary of a Call Girl", precisou disfarçar a gravidez da atriz Billie Piper, visto que sua personagem, uma prostituta de luxo, não poderia enfrentar a mesma situação, embora de início tenha sido cogitada a idéia. Foram utilizados os recursos normais, além de dublês de corpo.

Na lista também temos "CSI: NY", com Anna Belknap; Angela Martin em "The Office; Jamie Lynn-Spear em "Zoey 101"; Holly Marie Combs em "Jovens Bruxas/Charmed"; Gina Bellman, em "Leverage"; Rachel Griffiths duas vezes em "Six Feet Under", a primeira foi disfarçada e a segunda incorporada.

E então chegamos a "Grey´s Anatomy", em que temos duas atrizes: Chyler Leigh e Ellen Pompeo. A primeira teve sua personagem, Dra. Lexie, utilizando o mesmo subterfúgio da desordem alimentar. Já Ellen precidou disfarçar a barriga com móveis, roupas e enquadramentos de câmera.

Em tempo: Jenna Elfman que espera um bebê, não terá problemas para econder seu estado, já que o tema de sua nova série "Accidentally on Purpose" lida justamente com o fato de que sua personagem descobre estar grávida de um homem mais jovem.

E você? Lembra de alguma??

Abaixo, cenas de Lauren Lane em "The Nanny":

Comentários

Danilo Artimos disse…
muito bom o post, nem tenho comentário... só um na verdade:
em Secret Diary of a Call Girl, é tão evidente a gravidesz de Billie Piper devido a sua forma, que nem para eles tirarem uma parte do roteiro, onde um a tia dela chega e diz que ela está muito magrinha, sendo que o rosto está quase uma lua cheia, sem dizer nos peitos...
Vivian Wolkoff disse…
Também teve a atriz que interpreta Lily van der Woodsen Bass em Gossip Girl - Kelly Rutherford! Ele se escondeu com ajuda de ângulos de camera e roupas largas. Eu gostaria muito de ver o que poderia ser feito para trazer a gravidez da atriz para a série... talvez um pequeno Bass ou Humphrey para complicar ainda mais as coisas???
Anônimo disse…
tem a Julie Bowen de Boston Legal que ficou gravida 2 vezez durante a serie e apareceu gravida de oito meses no final da 3ª tempora de Lost.
Anônimo disse…
Heather Locklear, em Melrose Place.
Sergio disse…
Excelente post Fernanda. Um fato curioso de Desperate Housewives, sobre a Marcia Cross, é que a gravidez da atriz foi escondida com enquadramentos e truques. Ela ficou afastada da série e quando voltou, a personagem voltou gravida (e descobrimos que era somente para encobrir a filha). Quando essa trama ocorre, a atriz não está mais grávida.

Parabéns pela lista. Foi legal relembrar tudo isso :)
Courtney Cox, nos últimos episódios de FRIENDS, estava grávida, mas sua personagem ironicamente não era fértil e havia recorrido à adoção.
Joelma disse…
gravidez em The Nanny era hilária, ficavam tirando sarro toda hora
Khaoe Pacheco disse…
Parabens pela matéria... Muito interessante. Fernanda, sugiro uma matéria sobre protagonistas de séries que não se dão (ou davam) tão bem, como no caso classico de Cybill Shepard e Bruce Willis em A Gata e o rato.
Sucesso sempre.
Khaoe Pacheco

Postagens mais visitadas deste blog

Monk dá Adeus ao Público (com adendo)

Johnny Palermo (1982-2009)