quinta-feira, 13 de agosto de 2009

John Quade (1938 - 2009)

O nome pode não ser conhecido, mas seu rosto era. Ator convidado em dezenas de séries entre os anos 60 e 90, John Quade faleceu durante o sono no dia 9 de agosto aos 71 anos de idade vítima de causas naturais.

Nascido John William Saunders III no dia 1º de abril de 1938 em Kansas City, Quade mudou-se para Los Angeles em 1964 em busca de trabalho. Antes de ser ator ele era engenheiro espacial, tendo trabalhado na NASA onde ajudou a construir vários mísseis e peças de aeronaves utilizadas para enviar o homem à lua.

A carreira de ator surgiu quando, sentado em um restaurante, um agente de talentos o notou e o convidou a fazer uns testes. Tendo estreado no teatro, Quade foi para a TV em 1968 fazendo participações em séries como "James West", "Bonanza", "Chaparral", "Gunsmoke", "O Carro da Morte/Bearcats!", "Glenn Ford é a Lei/Cade´s County", "Têmpera de Aço/Ironside", "Casal McMillan/McMillan and Wife", "Chopper One", "Kung Fu", "Arquivo Confidencial/The Rockford Files", "Switch", "Kojak", "McCloud", "A Mulher Biônica", "As Panteras", "Police Woman", "Baretta", "Buck Rogers", "Vega$", "Os Gatões/The Dukes of Hazzard", "Galactica 1980", "Chip´s", "Quincy", "Duro na Queda/The Fall Guy", "Manimal", "Chumbo Grosso/Hill Street Blues", e "Esquadrão Classe A/The A-Team", entre outros. Esteve também nas minisséries "Raízes" e "Lonesome Dove".

O ator marcou presença na TV e no cinema interpretando tipos durões e encrenqueiros. No cinema esteve em filmes como "Golpe de Mestre/The Sting" e "Papillon". Integrou o elenco de duas séries de curta duração, "Flatbush" em 1979, e "Lucky Luke", em 1991.

Casado há 38 anos, teve seis filhos, John, Joseph, Steven, Heather, Katherine e Rebecca. Nos últimos 8 anos, Quade trabalhava como ator, roteirista, diretor e produtor de filmes independentes no deserto de Mojave.

Nenhum comentário:

Copyright@ 2006-2010 - Revista TV Séries. Textos com seus direitos reservados.