Jan Rubes (1920-2009)

O ator canadense Jan Rubes faleceu aos 89 anos de idade, de causas não divulgadas. No cinema, ficou conhecido pelo filme "A Testemunha", de Peter Weir, com Harrison Ford, no qual interpretou o velho Amish que ajuda o personagem de Ford. Na TV, era conhecido como Dr. Mort Gustafson, o médico legista da série "Rumo ao Sul/Due South" entre 1997 e 1999.

Nascido na Tchecoslováquia em 6 de junho de 1920, formou-se em 1945 pelo Conservatório de Música de Praga. Foi cantor do Prague Opera House até 1948, ano em que representou seu país em um Festival de Música. Neste mesmo ano, Rubes migrou para o Canadá.

Uniu-se ao Canadian Opera Company com o qual participou de várias montagens. Paralelamente, iniciou uma carreira no rádio, chegando à televisão na década de 70. Criou e estrelou o programa "Guess What?".

Teve participações em séries como "The New Avengers", "Night Heat", "MacGyver", "Street Legal", "The City", "Plantão Médico/ER", "Quinta Dimensão/The Outer Limits", "Stargate SG-1", e "Arquivo X", no qual interpretou Vassily Peskow nos episódios "Terma" e "Tugunska". Também esteve na minissérie "Cain e Abel", entre outras produções.

Em 1986 integrou o elenco da série "Kay O´Brien", produção americana da CBS, ao estilo de "Grey´s Anatomy". Mas será lembrado pelos fãs de séries como o velhinho legista que adorava cantar ópera enquanto dissecava um cadáver nos episódios de "Rumo ao Sul/Due South".

Casado com a atriz Susan Douglas Rubes, tiveram três filhos. Um deles, um médico, morreu em 1996. Em 2001, Rubes e sua família fundaram The Christopher J. Rubes Center For EMS Studies em homenagem ao filho. A fundação tem o objetivo de educar e aprimorar o trabalho de paramédicos.

Em 2007 publicou sua autobiografia, "Jan Rubes: A Man of Many Talents".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gravidez nas Séries de TV

Monk dá Adeus ao Público (com adendo)

Johnny Palermo (1982-2009)