Giro Pelo Mundo: Alemanha

É claro que também existe o fato de que estamos muito acostumados à narrativa americana, um pouco da inglesa e também da canadense. Mas nem por isso significa que produções de outros países não atrairiam o interesse de um público mais aberto e receptivo a outras formas de narração.
Canais a cabo como o Film&Arts ou Eurochannel têm a função de trazer estas produções para o Brasil, mas não dão conta do recado. Às vezes vemos séries de outros países, que não os EUA, em canais como GNT ou Sony ou HBO, por exemplo, mas é raro.

No último festival de televisão de Monte Carlo, a série "Turkish for Beginners" recebeu o prêmio para melhor série cômica européia.
Seu título original é "Türkish für Anfänger", criada por Bora Dagtekin e estreou na TV alemã em 2006, ficando no ar até dezembro 2008. Planejada para ter duas temporadas, foi produzida uma terceira a pedido do público, fechando 52 episódios. Apesar de ser apontada pela mídia como sendo uma sitcom, ela é na verdade uma dramédia, tendo em vista questões mais dramáticas como tentativa de suicídio, servirem como tema no desenrolar da trama.

Uma das questões islâmicas que mais causa perturbação sócio-cultural é a forma como as mulheres são tratadas, especialmente quando são famílias que vêm do interior; vivendo em um sistema patriarcal que tem o intuito de proteger as mulheres das influências externas. A maioria só conhece o marido na hora do casamento e passam a viver uma não-existência, à sombra do marido e afastada dos olhos da sociedade que nem sabe de sua existência.


Yagmur (Pegah Ferydoni) e Cem (Elyas M´Barek), filhos de Metin, são devotados à cultura islâmica e fazem questão de preservar seus valores. Yagmur é uma jovem religiosa enquanto Cem é um machista que acredita que o lugar da mulher é na cozinha. Ele convive com outros jovens da mesma origem, no qual tenta manter o respeito e a admiração de todos. E, para seu desespero, sua madrasta não sabe cozinhar um ovo e vive dizendo a ele o que deveria ou não fazer.
No entanto, a influência cultura do ocidente já se faz sentir logo de início, visto que os filhos de Metin já gostam de música pop e de andar na moda. Cem logo se apaixona por uma jovem asiática e passa a utilizar as músicas de Celine Dion como referência para comunicar seu amor pela garota.

Bora Dagtekin, autora da série, é filha de pai turco e mãe alemã e buscou reproduzir na série suas experiências em viver em duas culturas. Além de fazer graça com as diferenças, a série também busca explorar questões sociais, religiosas e étnicas, além das dificuldades naturais na relação entre um homem e uma mulher presente em qualquer sociedade.
A série fez muito sucesso durante sua produção, chegando a ganhar prêmios na Alemanha, França, Itália e agora em Monte Carlo.
Abaixo, os dez primeiros minutos do piloto, com legendas em inglês:
Comentários