Giro Pelo Mundo: Alemanha

Nem só de Estados Unidos vivem as séries de TV. Apesar de sermos fortemente influenciados pelas séries americanas desde a chegada da televisão em 1950, outros países da Europa, América Latina ou Ásia produzem neste formato com grande sucesso em seu país de origem. Dificilmente estas produções chegam ao Brasil.

É claro que também existe o fato de que estamos muito acostumados à narrativa americana, um pouco da inglesa e também da canadense. Mas nem por isso significa que produções de outros países não atrairiam o interesse de um público mais aberto e receptivo a outras formas de narração.

Canais a cabo como o Film&Arts ou Eurochannel têm a função de trazer estas produções para o Brasil, mas não dão conta do recado. Às vezes vemos séries de outros países, que não os EUA, em canais como GNT ou Sony ou HBO, por exemplo, mas é raro.

De qualquer forma, a idéia do post é dar uma volta pelo mundo e trazer informações sobre as produções que se destacam em outros países, na medida do possível. Já comentei sobre uma série que está em exibição no Quênia, África. Agora é a vez da Alemanha.

No último festival de televisão de Monte Carlo, a série "Turkish for Beginners" recebeu o prêmio para melhor série cômica européia.

Seu título original é "Türkish für Anfänger", criada por Bora Dagtekin e estreou na TV alemã em 2006, ficando no ar até dezembro 2008. Planejada para ter duas temporadas, foi produzida uma terceira a pedido do público, fechando 52 episódios. Apesar de ser apontada pela mídia como sendo uma sitcom, ela é na verdade uma dramédia, tendo em vista questões mais dramáticas como tentativa de suicídio, servirem como tema no desenrolar da trama.

O tema da série gira em torno do multiculturalismo que ocorre atualmente na Alemanha. A trama está focada mais precisamente nas diferenças entre a cultura germânica e islâmica, graças ao crescimento da população árabe no país. Tal qual ocorreu com "Aliens in America", nos EUA, e em "Little Mosque on the Prairie", no Canadá, a Alemanha também lançou uma série que trata especificamente das diferenças de cultura e classes sociais que geram com a imigração do povo árabe para outros países com comportamento social e cultural muito diferentes.

Uma das questões islâmicas que mais causa perturbação sócio-cultural é a forma como as mulheres são tratadas, especialmente quando são famílias que vêm do interior; vivendo em um sistema patriarcal que tem o intuito de proteger as mulheres das influências externas. A maioria só conhece o marido na hora do casamento e passam a viver uma não-existência, à sombra do marido e afastada dos olhos da sociedade que nem sabe de sua existência.

Este é o ponto de partida da comédia "Turkish for Beginners". Na trama temos Doris Schneider (Anna Stieblich) uma mãe solteira, que precisa educar duas filhas adolescentes trabalhando a maior parte do tempo fora como psicoterapeuta. Ela então se apaixona por Metin Öztürk (Adnam Maral) um policial de descendência turca que também tem um casal de filhos adolescentes. Eles passam a viver juntos, como uma grande família, para o horror dos quatro jovens.

As diferenças culturais são sentidas dentro da própria casa, desde a alimentação, hábitos de higiene, comportamentos, opiniões, ideologias, sonhos, objetivos etc.

Yagmur (Pegah Ferydoni) e Cem (Elyas M´Barek), filhos de Metin, são devotados à cultura islâmica e fazem questão de preservar seus valores. Yagmur é uma jovem religiosa enquanto Cem é um machista que acredita que o lugar da mulher é na cozinha. Ele convive com outros jovens da mesma origem, no qual tenta manter o respeito e a admiração de todos. E, para seu desespero, sua madrasta não sabe cozinhar um ovo e vive dizendo a ele o que deveria ou não fazer.

No entanto, a influência cultura do ocidente já se faz sentir logo de início, visto que os filhos de Metin já gostam de música pop e de andar na moda. Cem logo se apaixona por uma jovem asiática e passa a utilizar as músicas de Celine Dion como referência para comunicar seu amor pela garota.

Ao longo da série a história se desenvolve. Na segunda temporada o pai de Doris vai morar com a família e a questão dos idosos passa a fazer parte da trama. Cem, filho de Metin, e Lena, filha de Doris, se apaixonam e se envolvem a ponto de terem um filho, enquanto que o ex-marido de Doris retorna e tenta reconquistá-la.

Bora Dagtekin, autora da série, é filha de pai turco e mãe alemã e buscou reproduzir na série suas experiências em viver em duas culturas. Além de fazer graça com as diferenças, a série também busca explorar questões sociais, religiosas e étnicas, além das dificuldades naturais na relação entre um homem e uma mulher presente em qualquer sociedade.

A série fez muito sucesso durante sua produção, chegando a ganhar prêmios na Alemanha, França, Itália e agora em Monte Carlo.

Abaixo, os dez primeiros minutos do piloto, com legendas em inglês:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Monk dá Adeus ao Público (com adendo)

Gravidez nas Séries de TV

Johnny Palermo (1982-2009)