Preview de Galactica: The Second Coming

Cena de "Battlestar Galactica: the Second Coming",
projeto de Richard Hatch para trazer a série de volta à TV

Eu já tinha comentado aqui a respeito dos esforços do ator Richard Hatch em convencer a Universal a produzir um remake de "Galactica", produção que estreou no final dos anos 70. Apesar de ter chamado muita atenção na época, a série não vingou, ficando apenas em duas temporadas. Na primeira, temos a saga da astronave de combate em busca do Planeta conhecido como Terra; na segunda, produzido em 1980, temos uma nova geração da tripulação encontrando a Terra e descobrindo que os humanos vivem em uma sociedade tecnológicamente atrasada.

Durante anos Hatch buscou apoio de membros da produção original bem como de fãs. Fazendo uma peregrinação em convenções de ficção científica, o ator praticamente implorava aos fãs para que escrevessem à Universal pedindo o remake da série. Estive em uma destas convenções onde encontrei o ator que concedeu uma entrevista à revista TV Séries (edição número 17), falando de sua visão sobre a série original e seu potencial para uma nova produção. Na época ele tinha recém lançado mais um livro do tipo fanfic sobre "Galactica". Ao todo, foram sete livros.

Cartaz de "Battlestar
Galactica: The Second Coming"


Poucos anos depois, em 1999, Hatch produziu um piloto de 30 minutos batizado de "Battlestar Galactica: The Second Coming", com o qual ele tinha a intenção de convencer a Universal e o produtor Glenn A. Larson. Este projeto do ator trazia a tripulação da Galactica do ponto em que a série de 1978, ou seja, a primeira temporada, terminara, com Hatch novamente interpretando o Capitão Apollo.

No último episódio, "A mão de Deus", a tripulação da Galactica capta um sinal transmitido por uma nave antiga em um sistema solar desconhecido. Ao investigar a área, eles descobrem uma nave base Cilônia. Ao invés de fugir, Adama decide iniciar um ataque contra os Cilônios com a ajuda de Baltar, prisioneiro na Galactica, que se oferece a fornercer informações estratégicas em troca de sua liberdade.

O trailer de 4 minutos foi exibido em convenções para fãs, que receberam o projeto de braços abertos, mas a Universal não gostou da atitude do ator e o ameaçou com um processo, tendo em vista que o estúdio detém os direitos autorais da trama.

A série original

Nesta época, Glenn A. Larson, criador e produtor da série original, já tinha se unido à Hatch na idéia de trazer Galactica de volta à vida. Ele apresentou à Universal sua proposta de "ressurreição" na forma de um filme para o cinema com base nas aventuras da astronave Pegasus, vista na série em um episódio de duas partes com a participação de Lloyd Bridges como o Almirante Cain, que morre ao jogar sua nave contra uma base cilônia.

Após muitas reuniões a Universal decidiu dar uma segunda chance à série. Animados com o projeto, o estúdio investiu em uma nova produção de "Galactica", mas não adotou a visão de Hatch ou de Larson para o novo formato. Em 2001 foi anunciada a produção de um remake, para o canal USA, sob a batuta de Bryan Singer e Tom DeSanto, responsáveis pelos filmes "The X-Men".

O projeto entrou em fase de seleção de elenco e pré-produção, com a contratação de Dirk Benedict, o Starbuck da série original, e Herb Jefferson, o Boomer no original. Também voltariam Laurete Spang, a Cassiopéia, agora casada, Jane Seymour, a Serena, morta no início da série e que retornaria como um anjo de luz, e Anne Lockhart, a Sheba, que voltaria como a capitã da nave Pegasus, anteriormente comandada por seu pai. Richard Hatch ficara de fora da produção ou do elenco. Apenas Larson estava no projeto como consultor criativo.

O projeto que de fato vingou

No entanto, com os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001, a produção foi suspensa e as filmagens, previstas para iniciar em novembro, nunca se realizaram. Isto porque com a suspensão da produção Singer, escalado para dirigir o piloto, precisou abandonar o projeto, pois tinha contrato para dirigir o segundo filme dos X-Men.

Com o afastamento de Bryan Singer e a suspenção do projeto por tempo indeterminado, Tom DeSanto decidiu também abandonar a produção. Decidido a trazer a série de volta, o canal USA abordou David Eick, convidando-o a assumir o cargo de produtor. Eick aceitou, desde que um novo formato, diferente da proposta de DeSanto e Singer, fosse escolhido. Em 2003, Richard D. Moore, famoso pelas novas produções de "Jornada nas Estrelas", escreveu à Universal pedindo uma chance para desenvolver o projeto de uma nova "Galactica".

Assim Moore entrou na produção da série e criou o universo atual de "Galactica" que conhecemos hoje, o qual estreou como uma minissérie para testar o público. Para Hatch serviu o consolo de interpretar Tom Zarek, ex-terrorista convertido a Vice-Presidente das Colônias destruídas.

Capa do DVD "Caprica", spin-off da atual
vers
ão de "Battlestar Galactica"

No projeto de DeSanto e Singer, Adama está morto, o novo comandande da Galactica é Boxey, o filho adotivo de Apollo que é visto na primeira temporada da série original quando criança, interpretado por Noah Hathaway, e na segunda temporada como adulto, utilizando o nome de Troy, interpretado por Kent McCord.

O Comandante Boxey tem como segundo em comando Starbuck (que na série original tinha se perdido da frota ficando aprisionado em um planeta deserto tendo apenas um cilônio como companhia). A história ocorre 20 anos após os acontecimentos da primeira temporada (em todos os projetos, a segunda temporada, conhecida como "Galactica 1980", nunca existiu).

Apollo e Sheba estão desaparecidos, a guerra contra os cilônios continua, mas, agora, os seres mecânicos não desejam mais destruir a raça humana. Eles oferecem aos humanos a chance de se integrarem à sociedade cilônia desde que usem implantes cibernéticos, os quais irão controlá-los.

Por curiosidade, aqui está o trailer do piloto produzido por Hatch em 1999, que conta com as participações de Terry Carter, o Coronel Tigh na primeira versão, e John Colicos, intérprete de Baltar, entre outros.

Comentários

Anônimo disse…
Como fã da atual Galactica, agradeço pelo post. Mto legal saber como tudo começou.
Obrigado, Fernanda!

Postagens mais visitadas deste blog

Gravidez nas Séries de TV

Monk dá Adeus ao Público (com adendo)

Johnny Palermo (1982-2009)