Os Simpsons: Fox Não Exibirá Episódio que Menciona Perón

Texto publicado no site Teleséries.

O canal Fox Latin America tomou a decisão de não exibir um episódio da série "Os Simpsons". Trata-se de "E. Pluribus Wiggum", que faz referências a fatos históricos ocorridos na Argentina. Divulgado no jornal argentino Lá Nacion e no Brasil pela Folha de São Paulo, os motivos da censura é para evitar conflitos ideológicos com a Argentina. Segundo apurado pelo Paulo Antunes do site Teleséries, o Brasil também entrou "na dança" e não terá a exibição do episódio. Aliás, toda a América Latina.

Exibido nos EUA no dia 6 de janeiro, o episódio provocou revolta de alguns conservadores na Argentina. Em um diálogo entre os personagens Carl e Lenny, a série animada ironizava Juan Perón quando Carl dizia algo como: "eu realmene gostaria de uma ditadura miliar como a de Juan Perón, pois quando ele fazia você desaparecer, você de fato desaparecia"

O ex-deputado peronista Lorenzo Pepe chegou a pedir a proibição da exibição do episódio ao Comitê Federal de Radiodifusão e Televisão, por considerar a piada lesiva à memória do presidente. A denúncia não foi adiante. Segundo informações da BBC, o órgão alegou que não exerce censura, e apenas faz um controle posterior das exibições se houver alguma requisição. A decisão de não exibir o episódio partiu mesmo do canal.

A alegação da Fox para não exibir o episódio, no entanto, não é porque ele desagrada aos peronistas como Pepe, o motivo, segundo representante do canal entrevistado pela agência EFE seria pelo fato de que "o assunto dos desaparecidos é muito sensível e não pode ser parte de uma piada".

Os críticos do episódio alegam que o seriado cometeu um erro histórico, ao relacionar Perón com os desaparecimentos do último governo militar argentino, ocorrido de 1976 a 1983. Os defensores do governo Perón também criticam o uso do termo “ditador” pela série. O político governou a Argentina por três vezes, sempre eleito pelo voto. O governo de Perón, no entanto, ficou conhecido pela dureza com que reprimia adversários, pela ideologia fascista e por ter colaborado com o nazismo.

O humor do desenho "Os Simpsons" está, justamente, em provocar confusão e distorcer fatos. O mesmo aconteceu quando a família Simpson visitou o Brasil no episódio "O Feitiço da Lisa no Brasil" (Blame it on Lisa). O episódio desagradou a Embratur (Empresa Brasileira de Turismo), que ameaçou processar os produtores da série. A Embratur e o Governo Federal, no entanto, em momento algum ameaçou censurar o episódio ou o seriado – que foi ao ar na Fox e também na rede Globo.

O Brasil também foi citado posteriormente no episódio "The Wife Aquatic", em uma cena em que Bart e Lisa afirmavam que o país foi o pior lugar onde eles já estiveram. Na dublagem, a referência ao Brasil desapareceu. Esta, portanto, não é a primeira vez que o canal decide editar o conteúdo da série para não polemizar com seus telespectadores.

Abaixo, matéria de jornal argentino sobre o episódio polêmico:

Comentários

Anônimo disse…
Los españoles están cansados de la politica y de los politicos (Dijo el General Francisco Franco en julio de 1936)

Postagens mais visitadas deste blog

Gravidez nas Séries de TV

Monk dá Adeus ao Público (com adendo)

Johnny Palermo (1982-2009)