Para a TV Paga, Somos Índios em uma Choupana

Com a forte concorrência que existe entre as empresas hoje em dia, uma das prioridades administrativas é conquistar a fidelidade de um público. Mas, como desejar fidelidade de alguém a quem você não é fiel?

No final da década de 90 o canal Fox exibia toda sua programação dublada em português. De repente, tomou uma decisão arbitária e passou a exibir, da noite para o dia, sua programação com o som original e legendas, deixando surpresos a todos que o assistiam. Eles reclamaram, protestaram, mas não houve jeito. O canal estava decidido a conquistar um público diferente. Eles queriam aquele público que dava audiência à Sony, os chamados fãs de carteirinha. Sem opção, muitos pararam de assistir ao canal. Alguns deixaram de assinar a TV paga, já que, na época, a Fox, a TNT, o USA e a TeleUNO eram os únicos canais com exibição de programas dublados. Logo em seguida a TeleUNO desapareceu e transformou-se no AXN, seguindo a política da Sony.

Dez anos se passaram, a TV a cabo criou um novo público. O som original com legendas tornou-se a opção natural para os telespectadores que surgiram com ela. Então, novamente, o canal Fox toma uma nova decisão. A de voltar a dublar sua programação. Sem aviso, sem dar ouvidos às reclamações do público atrás do qual, anos antes, ele tinha corrido atrás. A mudança teve o mesmo motivo que a de dez anos: buscar a audiência do canal TNT, hoje uma das maiores da TV a cabo.

É bem verdade que os fãs do som original têm uma opção, os downloads, e que os fãs da dublagem tem apenas a opção de ligar a TV, já que praticamente não existem downloads de séries dubladas em português. Mas, o problema aqui não é quem nasceu primeiro, não é qual a opção melhor. O problema é a troca de um segmento por outro; é o desrespeito de um canal para com o público que ele conquistou, sejam os fãs do som original, sejam os fãs da dublagem. É a falta de fidelidade de uma empresa para com seu público. Como confiar em alguém que nos trai? Como dar valor a alguém que não nos dá valor? É uma relação, certo?

Há dez anos atrás, nós, público da velha geração da TV, acostumados à dublagem em português, sentindo-nos desrespeitados e desvalorizados nos erguemos e pedimos, não a volta ao que era, não uma única opção, mas o áudio duplo. Embora eles não consigam, nós conseguimos reconhecer a existência de dois segmentos e pedimos que os dois fossem atendidos, não apenas um. Que não valorizassem um público em detrimento de outro, mas que dessem igual valor a dois segmentos que existem, e continuarão existindo enquanto no Brasil se falar português. A resposta foi um frio e ignorado silêncio. Nos jornais líamos que o público que preferia o áudio original e as legendas era maior e mais interessante para o canal. Dez anos depois, a história se repete ao inverso.

Como um canal espera ser respeitado e valorizado por seu público com atitudes como esta? Amanhã, se outro canal que exibe som orginal com legendas estiver no topo da lista dos dez mais assistidos, a Fox vai mudar de novo? E quando um canal dublado fizer sucesso novamente, devemos esperar nova mudança? Este é o problema. Não há fidelidade e respeito do canal para com seu público.

A TV paga sempre foi divulgada como aquela na qual é possível utilizar a opção de áudio e legendas. Vários canais da HBO o fazem. A Fox prometeu isso a todos os seus telespectadores que preferem o som original, mas, após um ano de mudança, esta opção ainda não foi plenamente instalada. Apenas quem tem o pacote digital consegue optar e, ainda assim, as legendas são falhas. Isso quando não ocorre o erro de exibirem as legendas de um programa em outro; é o déjá vu da TV paga em seus primórdios. Mas, não estamos mais nos primórdios da TV paga no Brasil, ... ou estamos? Por quantos anos ainda?

Quando é que a qualidade de um serviço estará no mesmo patamar que a quantidade? A falha da Fox, e da TV paga como um todo, em relação a vários problemas cujas soluções são deixadas para amanhã, um amanhã que nunca chega, não está apenas em não dar prioridade ao problema da opção de áudio; está em não dar prioridade à qualidade de seus serviços e à valorização dos telespectadores. Nós ainda estamos sendo tratados pela TV paga no Brasil como índios que vivem em uma choupana e ganham colares e espelhos do estrangeiro...e deveríamos ficar felizes por isso!

Este texto é um apoio a campanha criada pelo Teleséries em relação ao descaso da Fox para com seu público. Participam da campanha mais de 20 sites.

Comentários

Anônimo disse…
Falou tudo! Ótimo texto.

É por essas e outras que eu NÃO assino nenhuma TV a cabo. Mesmo tendo uma péssima recepção de TV aqui, não me sinto motivado a assinar nada!

Tb. por falta de respeito, que deixei de assistir ao SBT, que passava algumas séries legais dubladas, mas em horários proibitivos, isso se não mudam tudo de horário sem aviso!

"Graças a Deus" existe o DVD! Que alugo ou compro para assistir quando, como e quantas vezes eu puder ou quiser. Pena que as séries demoram para serem lançadas.
Se for dublado, eu compro. Se for legendado, alugo (isto é, se tiver para alugar, se não, dá-lhe torrent!).

Estou certo ou errado? Sei lá!
Mas não estou disposto a pagar caro por um serviço medíocre.

Abs.
Anônimo disse…
Poxa cadê o banner da Fox? Coloca aí!

O problema do canal, ao meu ver, foi não saber atender seu público. É certo que a TNT é um dos canais de maior audiência da TV Paga. Mas isso por uma série de fatores como, por exemplo, o fato de estar disponível em TODOS os planos, inclusive os mais básicos, do oiapoque ao chuí.

Por esta razão é que ela exibe filmes dublados. Vale lembrar também que eles somente exibem filmes mais velhos. Ou seja, eles não passam filmes inéditos. A maioria já foi exibida legendada no Telecine ou HBO.

O que muitos esquecem é que a TNT tem atrações legendadas, sim: AS SUAS SÉRIES!! The Closer, Battlestar Galactica e Veronica Mars sempre foram exibidas com áudio original.

Eles sim CONHECEM o seu público e sabem que fã de série, no geral, prefere ver legendado e com áudio original. Do contrário, eles dublariam as séries também, mas nunca o fizeram. A decisão da FOX em utilizar a dublagem como um padrão que não era mais usado há anos foi lamentável. A promessa de que a solução seria pra TODOS não foi cumprida pelo executivo e hoje temos esse infeliz aniversário.
Anônimo disse…
Gostei do texto. Realmente as não só a Fox mas todas as operadoras de TV por assinatura estão pisando na bola. A Fox, ao meu ver é a pior, que coloca legendas que foram muito mal feitas e que não acompanham os diálogos. Horrivel! Confesso que estou deixando de assistir TV por assinatura. Esse tipo de coisa acaba deixando o expectador muito mais frustrado do que entretido.

Abraco e continue com os excelentes artigos!
Anônimo disse…
Assino embaixo de tudo o que vc escreveu...

É por essas e outras (como a demora da chegada das séries aqui no Brasil), que hoje em dia eu só assisto por download...
Ótimo artigo. Aplaudo suas palavras. Muito mais centrado, justo e correto que os artigos tendenciosos do Paulo Antunes, no Teleséries, ou do Bruno, no Ligado em Séries.

Mas mesmo assim, de certa forma, sou contra a FORMA como a FOX agiu, mudando do dia para a noite, sem aviso, e sem dar satisfações.

Postagens mais visitadas deste blog

Gravidez nas Séries de TV

Johnny Palermo (1982-2009)

Monk dá Adeus ao Público (com adendo)