Fernando Meirelles Adapta Série Canadense


Uma das melhores séries canadenses dos últimos anos terá sua versão brasileira pelas mãos do cineasta Fernando Meirelles, de "Cidade de Deus".

"Slings and Arrows" trata do dia-a-dia de uma companhia teatral tradicional que precisa equilibrar seus interesses artísticos com os interesses comerciais da empresa que dá suporte financeiro para os atores. Em meio a interesses pessoais e profissionais, o público acompanha os ensaios de uma montagem de Shakespeare por temporada. Na primeira, "Hamlet", que dá o nome à série, na segunda, "MacBeth" e, na terceira, "Rei Lear".

Criada pelo ex-integrante do grupo "The Kids in the Hall", Mark McKinney em parceria com os atores Susan Coyne e Bob Martin, a série é estrelada por Paul Gross, que é conhecido no Brasil pelo papel de Benton Fraser da série "Rumo ao Sul/Due South". Também no elenco a esposa de Gross, Martha Burns e os próprios roteiristas, McKinney, Coyne e Martin.

Geoffrey (Gross) é um diretor de teatro que passa por uma fase decadente. Após a morte de seu antigo mentor e amigo, lhe é oferecida a vaga deste como Diretor Artístico de uma das mais importantes companhias de teatro da cidade. O problema é que Geoffrey passa a receber a visita do fantasma de Oliver Wells (Stephen Ouimette) em plena montagem de "Hamlet". Geoffrey tem que lidar com as inseguranças e os egos dos atores, a inexperiência teatral de um astro de cinema, a influência dos patrocinadores com a exploração do marketing, a insistência do fantasma de Oliver em continuar dirigindo a peça e sua paixão pela atriz principal que agora está envolvida com um rapaz bem mais novo que ele.

"Slings & Arrows" teve apenas três temporadas com seis episódios cada, com um total de 18 episódios. Foi um grande sucesso no Canadá tendo ganho vários prêmios locais. A série, quando foi criada, já estava programada para ser de curta duração.

A versão brasileira terá o título de "Som e Fúria", com seis episódios previstos para estrear no final do ano na Rede Globo. Segundo declaração de Meirelles para o jornal Folha de São Paulo,"este é um dos textos para TV mais inteligentes que já li. Consegue falar ao mesmo tempo com o espectador que gosta de novela, e quer apenas rir para esquecer o dia pesado, e com um crítico de teatro saído da academia".

Já para o jornal The Globe and Mail, do Canadá, Meirelles disse que "apesar da televisão brasileira ser tecnicamente muito boa, a qualidade dos programas está caindo a cada dia. O público assiste apenas a programas muito populares, como as novelas, que são bem feitas, mas são terríveis, insuportáveis. Esta série é inteligente e engraçada ". Meirelles ainda comentou que a notícia sobre a produção já chegou a vários atores que têm escrito a ele oferecendo-se para trabalhar na versão brasileira de "Slings and Arrows".

Vamos torcer para que algum canal a cabo invista na compra da série canadense, imperdível em sua concepção original.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gravidez nas Séries de TV

Johnny Palermo (1982-2009)

Monk dá Adeus ao Público (com adendo)