Propaganda em Séries

Tal qual era feito nos anos 50, quando os patrocinadores eram praticamente donos das séries e seus atores precisavam fazer comercial para eles, Baldwin e Fey protagonizaram a cena após um acordo financeiro entre a NBC e a empresa Verizon. No acordo, a empresa pagou uma quantia não revelada para que a rede NBC inserisse uma propaganda dentro da narrativa de algumas de suas séries de maior audiência. "30 Rock" foi a escolhida pela emissora.

O acordo entre a Verizon e a rede NBC estipulava que a divulgação de seus produtos teriam que ser a mais natural possível para que fizesse parte da narrativa sem prejudicar a continuidade das histórias. No entanto, visto que o humor de "30 Rock" e da própria Tina Fey, criadora, roteirista e atriz da série, são mais irônicos, a forma como o comercial foi feito não é considerada pelas empresas como negativa.
Essa, no entanto, não é a primeira propaganda direta que a série faz dentro de suas histórias. No ano passado, o episódio "Jack-Tor" fez uma propaganda do Snapple, na qual Liz e os demais roteiristas fazem um protesto junto a Jack criticando a decisão dele de inserir comerciais na narrativa do programa que eles produzem. Ao mesmo tempo, Liz e os colegas faziam comentários sobre o Snapples, um refrigerante.

Recentemente, a série "The Office" (foto à direita), chegou a fechar um contrato com empresas que produzem material de escritório para que eles pudesse aparecer nas histórias. Essas inserções duram até mais tempo que o comercial normal, que geralmente é de 30 segundos. Dentro da narrativa, empresas como Hewlett-Packard, Boise Paper, Cisco Systems, Ever apparel, Microsoft, Vizio televisions, Toyota, Ford e Office Depot, chegam a ter até 1 minuto de exposição.
E agora, os nossos comerciais: 30 Rock e The Office em DVD.
Abaixo, a cena de "30 Rock" como ela foi ao ar.
Abaixo, comercial da Chevrolet dos anos 60 estrelado pelo elenco das séries "Bonanza", "A Feiticeira" e "O Agente da UNCLE".
Comentários
Só vendo para acreditar...E em um comercial de automóveis? Eta vidinha doida! E o melhor de tudo? Foi ver "Endora" (Agnes Moorehead) "flertando" com "Hoss Cartwright" (Dan Blocker). Supimpa!
Parabéns de novo Fernanda e mande mais destas curiosidades para acabar com a mesmice da vida real...
Cássio
Belo Horizonte-MG