Fox Encomenda Terra Nova, de Steven Spielberg


O canal Fox encomendou 13 episódios iniciais da nova série de Steven Spielberg, "Terra Nova", produção que irá explorar o tema da viagem no tempo, com efeitos especiais criados pela equipe do filme "Avatar".

A série foi criada por Kelly Marcel e Craig Silverstein, de "Bones", com base em uma ideia da britânica Kelly Marcel, que tentou vendê-la para canais da Inglaterra. Sem sucesso, ela levou o projeto para os EUA, o qual chegou a ser cotado pela CBS. A produção é de Spielberg em parceria com Peter Chernin e Brannon Braga, da franquia de "Jornada nas Estrelas" e da recém cancelada "FlashForward", pela Fox e Chernin Entertainment.

No ano de 2149 D.C. a poluição, a superpopulação, o desgaste dos recursos naturais e a extinção de animais e plantas levam o planeta à destruição. Um grupo de cientistas, buscando uma forma de salvar a humanidade, conseguiu abrir uma fissura no tempo e no espaço contínuo, criando um portal para o passado do planeta. Voltando no tempo, a humanidade poderá ser salva e até corrigir os erros que foram cometidos.

É criado então o projeto Terra Nova, no qual colônias de humanos pré-selecionados através de uma loteria de abrangência global, serão enviados de volta no tempo. Entre os primeiros a fazerem parte dessa aventura está a família Shannon, formada pelos pais, Jim e Elisabeth, médica cirurgiã, o filho Josh, que precisa deixar a namorada para trás; e ainda a filha Maddy, jovem adolescente com problemas de se relacionar com figuras autoritárias. Também faz parte do grupo o Comandante Frank Taylor, que se tornou o primeiro a atravessar o portal quando este estava em fase de testes.

Pensando encontrar no passado um verdadeiro paraíso onde a água é fresca, o céu é azul e a comida é de verdade, o grupo atravessa o portal chegando na era  pré-histórica onde passará a viver em um ambiente quase hostil cercada por dinossauros. Para piorar a situação da família, nessa época, o planeta está sendo ameaçado por forças externas que planejam destruí-lo antes que a civilização tenha a oportunidade de se formar. Enfrentando os perigos externos, a família ainda precisa lidar com as diferenças de opiniões e comportamentos que surgem em função do ambiente em que agora estão inseridos.

"Jornada nas Estrelas"

Além da série "Perdidos no Espaço", na qual temos uma família selecionada para explorar o espaço na companhia de um astronauta, o enredo de "Terra Nova" me remete ao episódio de "Jornada nas Estrelas", clássica, que recebeu o título de "Todos os Nossos Ontens/All Our Yesterdays". Na história, escrita por Jean Lisette Aroeste, a tripulação da Enterprise chega ao planeta Sarpeidon, o qual está prestes a ser destruído por uma supernova.

Kirk, Spock e McCoy descem ao planeta para alertá-los e ajudá-los na evacuação. Eles, então, descobrem que a população já foi evacuada por Atoz, que utilizou uma espécie de máquina do tempo, levando-os ao passado da história do próprio planeta, registrado em imagens e armazenados em discos. Inadvertidamente, enquanto assiste alguns desses discos, o trio atravessa o portal, sendo levados a diferentes épocas. Kirk cai em um período equivalente ao Século XVI, onde é julgado por bruxaria, enquanto que Spock e McCoy chegam na Idade do Gelo, cinco mil anos no passado de Sarpeidon. Nessa época, os vulcanos eram bárbaros, levando Spock a agir como um ser 'pré-histórico'...ao menos, na concepção dos vulcanos.

Por curiosidade, cito aqui algumas produções que trabalharam com a viagem no tempo até a pré-história: "O Elo Perdido/Land of the Lost","Os Astronautas/It's About Time" e o desenho animado "O Vale dos Dinossauros", da Hanna-Barbera, são os que me vêm à cabeça no momento.


"Terra Nova" não chegou a ter um episódio piloto produzido, para ser avaliado, em função do custo em se erguer os cenários para depois desmontá-los...e reergue-los caso a série fosse produzida. Assim sendo, a Fox decidiu encomendar 13 episódios de uma só vez confiando no projeto e nos nomes envolvidos. As filmagens terão início por volta de julho no Havaí, mas ainda não há nenhum ator contratado para o elenco principal. Kyle Chandler, de "Friday Night Lights" e "Early Edition", teria recusado o convite. Em função disso, a série não tem previsão de estreia. Poderá ser na midseason (início do ano que vem) ou na grade de verão (no meio do ano que vem).

Ao todo, são sete novas produções seriadas que estreiam pela Fox americana. Além de "Terra Nova", teremos "Ride-Along", "Raising Hope (ex-"Keep Hope Alive"), "Lonestar", "Mixed Signals" (ex-"Traffic Lights") e "Running Wilde". Tem ainda um desenho animado chamado "Bob's Burgers", sobre o qual falarei mais tarde.

Comentários

Gurizinho disse…
Não sei se terá futuro essa série... Não pela premissa de voltar ao passado do planeta para corrigir os erros que foram cometidos e a questão do esgotamento dos recursos naturais...

A minha maior fonte de dúvidas é com relação aos Dinossauros. É necessário isso? Não vejo algo bom vindo com relação a este assunto, em todos os casos é esperar e ver...
Unknown disse…
Oi Fernandinha...lembra de mim? Sim! Aquela fã nº1 do Kyle Chandler.
Meu,...li direito? ele recusou trabalhar no seriado? Com o Spielberg? To pasma. Por que será?? Eu já estava até comemorando que o meu querido amor trabalharia num seriado de 1a linha? AI Deus do céu!! O que deu nesse homem?
Anônimo disse…
Também não creio que o Kyle Chandler recusou um convite desse. E ele é um ator extremamente competente.
Anônimo disse…
acompanho o trabalho de Spielberg há muito tempo,e para alguém q já tem experiência com dinossauros,não tenho duvidas de que essa série promete ser incrível
Anônimo disse…
a minha grande questao é:

Se os dinossaurios foram extintos por algo ou de alguma forma sera que sera boa ideia voltar para esse tempo?lool porque se eles se extinguem os humanos tambem nao sobrevivem certo? ou será que a conclusao do filme é que terao sido os proprios humanos a acabar com a raça dos dinaussarios??? uma serie a seguir sem duvida..

Postagens mais visitadas deste blog

Gravidez nas Séries de TV

Monk dá Adeus ao Público (com adendo)

Johnny Palermo (1982-2009)