'Til Death é Cancelada

(clique na imagem para ampliar)

Essa é uma das produções que se manteve no ar por quatro anos apenas por vontade da Fox. Mas, após contínuos registros de baixa audiência, o canal finalmente cancelou "'Til Death". A Fox já notificou a produção, mas ainda não tornou o cancelamento oficial diante do público. A notícia chegou à imprensa através do ator e produtor executivo, Brad Garrett, que estrela a sitcom. Garrett revelou em entrevista ao site Zap2it, que a série foi cancelada em função de sua baixa audiência. Atores e equipe técnica já estão buscando trabalhos em outros projetos.

Criada por Josh Goldsmith e Cathy Yuspa, casados na vida real, a série gira em torno de Eddie (Brad Garrett) e Joy (Joely Fisher), casados há 23 anos, se relacionando com um casal vizinho Jeff e Steph Woodcock (Eddie Kaye Thomas e Kat Foster), que está iniciando sua vida a dois. A idéia era apresentar os contrastes desses dois tipos de relacionamentos.

A baixa audiência provocou mudanças na estrutura e no elenco. A segunda temporada trouxe um velho amigo de Eddie para a trama, Kenny Westchester (J. B. Smoove); na terceira, Kenny vai morar na casa de Eddie e Joy. Já a quarta temporada introduziu a filha do casal, Ally (Kate Micucci), e seu marido, Doug (Timm Sharp), morando em um trailer no quintal de Eddie, forçando o casal a reajustar sua relação com a filha e entre eles.

A série estreou em 2006 conquistando uma média de 7 milhões de telespectadores. Apesar da baixa audiência, a Fox renovou a produção para uma segunda temporada, que teve apenas 15 episódios em função da greve de roteiristas que ocorreu entre 2007 e 2008. Novamente a audiência foi baixa, conquistando uma média de 6 milhões de telespectadores, mas a Fox a renovou mais uma vez. Críticos americanos apontaram a questão do baixo custo de produção como um dos fatores em manter a série no ar em um período em que uma boa parte da programação normal estava comprometida pela greve, tendo adiado seus respectivos retornos.


A terceira temporada continuou registrando baixa audiência, uma média de 4 milhões de telespectadores, o que levou o canal a tirá-la da grade em outubro de 2009, fato este que sugeriu à imprensa um possível cancelamento da série. Mas, para surpresa de todos, a Fox renovou a produção para uma quarta temporada. O motivo teria sido a facilitação que a produtora Sony ofereceu à Fox em relação aos lucros na venda da sitcom para os canais regionais.

A comédia é um gênero muito apreciado pelo syndication, e geralmente costuma render bons lucros de venda, independente do conteúdo da série ou de seu histórico durante sua produção. Para ser vendida a canais regionais, com lucro, as séries precisam ter uma média de 100 episódios produzidos, visto que elas são, geralmente, exibidas diariamente. Assim, os canais conseguem fechar 100 dias de programação. Quando a Sony ofereceu à Fox uma porcentagem maior nos lucros da venda à reprises, o canal optou pela renovação de "'Til Death" com o objetivo de chegar à 100 episódios produzidos, ou o mais próximo desse número.

Fora do ar desde outubro de 2009, a série retornou à grade do canal em janeiro de 2010 com a exibição simultânea de episódios referentes à terceira e à quarta temporada. No entanto, a série continuou a registrar baixos índices, sendo que o episódio mais recente, chegou perto de 1 milhão de telespectadores, forçando a Fox a cancelar a produção que terá um pacote de 81 episódios para a venda em reprises e a outros países.

Ainda faltam 8 episódios para serem exibidos da quarta temporada. A Fox deverá mantê-la no ar até a primeira semana de maio. Por curiosidade, a série exibiu recentemente um episódio que apresentou um segmento animado dentro de sua narrativa. Confira informações aqui.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gravidez nas Séries de TV

Johnny Palermo (1982-2009)

Monk dá Adeus ao Público (com adendo)