Estreia de Hoje no Brasil: Cold Case no SBT


O SBT estreia hoje às 21h a primeira temporada de "Cold Case - Arquivo Morto", série que já passou pela sua programação. Ela substitui "Smallville", que sai da grade em função da sua baixa audiência.

A série da juventude de Clark Kent tinha sido escolhida para salvar o horário nobre do canal, que tinha afundado com a exibição de "Gossip Girl". Esta, por sua vez, tinha sido escolhida para substituir "Supernatural" depois que todos os episódios disponíveis dessa série foram exibidos. Mas, o sucesso que a série conquistou em fóruns e blogs, bem como em downloads da Internet, não se repetiu na televisão, tanto aberta quanto fechada, já que o canal Warner também suspendeu a exibição da série "Gossip Girl" no Brasil (ao menos nesse semestre). Ainda não há informações se a série terá continuidade na mídia DVD.

A única série que conseguiu estabelecer audiência no horário nobre das 21h do SBT, foi "Supernatural". Mas, a 5ª temporada ainda não está disponível para a exibição em TV aberta, então, o SBT tenta descobrir que outra série poderá ser exibida nesse horário, que consiga manter a mesma audiência de "Supernatural". "Cold Case" entra com essa obrigação.

Estrelada por Kathryn Morris, Thom Barry, John Finn, Jeremy Ratchford e Danny Pino, a série estreou em 2003 trazendo a história de um departamento de polícia da Filadéfia, especializado em rever casos antigos, para, com novas evidências, poder dar uma solução a ele. "Cold Case" foi acusada de plágio, visto já existir uma produção canadense com esse mesmo enredo e, praticamente, com o mesmo título: "Cold Squad", produzida entre 1998 e 2005. Também existe uma produção inglesa que trabalha o mesmo enredo, "New Tricks", que estreou em 2003 e ainda está em produção.

O SBT exibe a série desde o primeiro episódio. Não se sabe quanto tempo ela ficará no ar, como dito antes, vai depender da audiência que ela conseguir conquistar. Para os fãs de séries clássicas, essa é uma boa oportunidade de encontrar seus antigos ídolos, visto que muitos episódios da série costumam ter participações especiais de antigos astros da telinha. Além de alguns atores atuais que em início de carreira, passaram por "Cold Case".

Nessa primeira temporada, cuidem as participações de D. W. Moffet, Jerry O'Connell, Summer Glau, Samantha Eggar, Autumm Reeser, Jacqueline Scott, Katee Sackhoff, Marisol Nichols, Maggie Grace, Michael Nouri, Mehcad Brooks, Stacy Edwards, Patty McCormack, e Marc McClure, o Jimmy Olsen nos filmes do Superman estrelados por Christopher Reeve.

Comentários

Fernando dos Santos disse…
Eu sempre achei discutível chamarem Cold Case de plágio de Cold Squad e por mais de um motivo.De acordo com a wikipédia, a série policial inglesa The Enigma Files(1980) já tinha como tema a investigação de casos antigos não-resolvidos.Portanto Cold Squad não foi a primeira produção a abordar o assunto.
Além disso, é fato que as policias de diversos países possuem unidades especializadas em reabrir casos antigos, chamados de "cold cases" nos países de língua inglesa.Portanto o tema me parece ser de domínio público.
Atualmente além de New Tricks, a BBC também produz Waking the Dead cujo enredo também trata da investigação de "casos frios".
Fernanda Furquim disse…
Quando se acusa um programa de plágio, é necessário apresentar uma lista de ítens que sejam semelhantes ao programa plagiado. Não é considerado plágio produções com o mesmo tema, se fosse assim, praticamente tudo que se vê hoje na TV americana seria plágio.

A acusação de plágio que foi feita contra Cold Case, refere-se ao fato de ter surgido na mesma época, seguindo o mesmo tema e, principalmente, a mesma estrutura (algo que New Trick não tem, embora tenha o mesmo tema).

Se não me engano, chegaram a abrir um processo na justiça contra Cold Case. Só não tenho informações sobre o resultado. Provavelmente foi resolvido fora dos tribunais (e do público), que é o que ocorre normalmente nesses casos.
Livio Lee disse…
Em relação ao processo aberto, o que deve ter acontecido foi um arquivamento, mas no futuro uma equipe especial reabrirá o caso e tentará achar a solução.
Fernanda Furquim disse…
Boa!!!! rsrsrsrs

Postagens mais visitadas deste blog

Gravidez nas Séries de TV

Johnny Palermo (1982-2009)

Monk dá Adeus ao Público (com adendo)