Versão não Autorizada de The Big Bang Theory

(clique na imagem para ampliar)

Onde fica a Bielorússia? Se procurarmos no mapa é um país localizado na Europa Oriental, cravado entre a Rússia, a Ucrânia, a Polônia, a Lituânia e a Letônia. Quem assistiu à série "Friends" com certeza já ouviu falar do país. Um dos namorados de Phoebe, David (Hank Azaria) mudou-se para lá, mais precisamente para a capital do país, Minsk. 

Pois nesse país tão longe e desconhecido, foi produzido pelo canal STV uma sitcom chamada "The Theorists" que aparentemente faz um grande sucesso entre o público. Até aí tudo bem, o problema é que se trata de uma versão não autorizada de "The Big Bang Theory".

Pela caracterização dos personagens 
estes parecem ser Sheldon e Leonard

O que seria versão? Bom, basicamente significa pegar um texto e traduzi-lo, adaptando-o para os hábitos e costumes do país onde ele será divulgado. A TV brasileira já se especializou em versões, através de suas novelas e seriados, e até algumas minisséries originais, onde são reutilizadas cenas e personagens de séries desde "I Love Lucy" até "Brothers & Sisters" (só para citar duas) apresentando-as como material próprio. Existem, inclusive, rumores de que uma grande emissora brasileira mantém funcionários na folha de pagamento com o único objetivo de assistirem à séries de TV para anotarem enredos de episódios, situações e personagens que possam ser reutilizados em suas produções "próprias". Então, se em um país grande e mundialmente conhecido como o Brasil é possível fazer versões, porque um país pequenino que fica onde o diabo perdeu a bota não pode?

Este seria Howard

Assim sendo, o canal STV estreou "The Theorists", sitcom sobre quatro cientistas nerds chamados Sheldon, Leonard, Raj e Howard, que fazem amizade com uma bela loira chamada Natasha, que trabalha como garçonete. Na abertura é apresentada a evolução do homem, e as histórias, segundo apurado, é uma tradução de cada episódio já produzido para a série americana.

Estes seriam Raj e Leonard

É claro que seus fãs começaram a falar sobre a série na Internet (será que "The Big Bang Theory" é exibido no país?). Conversa vai, conversa vem, as informações chegaram ao fórum da rede CBS que exibe a série original. Tomando conhecimento sobre o fato, Chuck Lorre, criador e produtor de "The Big Bang Theory" fez o que qualquer escritor faria: levou o assunto ao conhecimento do Departamento jurídico da Warner, produtora da série, para que eles tomassem as devidas providências.

Sem dúvida esta é a Natasha

Mas, para surpresa de Lorre, não há nada que possa ser feito. O motivo? Segundo Chuck Lorre, o canal STV pertence ao governo da Bielorússia e não adiantaria processá-los pois poderia causar um incidente internacional. Desta forma, a única coisa que Lorre pode fazer é pedir o favor de não copiarem seu trabalho sem autorização. Vocês acham que o pedido dele será atendido?

Essa não é a primeira vez que uma série de Lorre é adaptada sem autorização do autor. Segundo ele, "Dharma e Greg" foi versada por um canal do Quirguistão (que fica lá onde o diabo perdeu a outra bota).


Comentários

Anônimo disse…
Assisti o Piloto disponível na Web e, Deixando de lado princípios morais e legais: 1) A caracterização da série é ingenuamente igual a americana; 2) A Penny da Série fica à altura da Americana (é belíssima e deliciosamente "burra"..rsrsr); 3 ) A Abertura é mais cosmopolita e democrática e aparece até o Cristo Redentor nela....4) A Música Tema é a grande surpresa do "Big Bang Teoria" alternativo : um belo Rock on Roll. Consegue ser mais dançante e envolvente que a da série original. E a bela "Penny" tb faz os vocais....Há um Clipe com a banda e elenco da série com esta música...Experimentem ouvir por duas vezes a irão perceber que música é infinitamente melhor que a da série americana..

Postagens mais visitadas deste blog

Monk dá Adeus ao Público (com adendo)

Gravidez nas Séries de TV

Johnny Palermo (1982-2009)