Versão não Autorizada de The Big Bang Theory
(clique na imagem para ampliar)
Pois nesse país tão longe e desconhecido, foi produzido pelo canal STV uma sitcom chamada "The Theorists" que aparentemente faz um grande sucesso entre o público. Até aí tudo bem, o problema é que se trata de uma versão não autorizada de "The Big Bang Theory".
Pela caracterização dos personagens
estes parecem ser Sheldon e Leonard
estes parecem ser Sheldon e Leonard
O que seria versão? Bom, basicamente significa pegar um texto e traduzi-lo, adaptando-o para os hábitos e costumes do país onde ele será divulgado. A TV brasileira já se especializou em versões, através de suas novelas e seriados, e até algumas minisséries originais, onde são reutilizadas cenas e personagens de séries desde "I Love Lucy" até "Brothers & Sisters" (só para citar duas) apresentando-as como material próprio. Existem, inclusive, rumores de que uma grande emissora brasileira mantém funcionários na folha de pagamento com o único objetivo de assistirem à séries de TV para anotarem enredos de episódios, situações e personagens que possam ser reutilizados em suas produções "próprias". Então, se em um país grande e mundialmente conhecido como o Brasil é possível fazer versões, porque um país pequenino que fica onde o diabo perdeu a bota não pode?
Este seria Howard
Assim sendo, o canal STV estreou "The Theorists", sitcom sobre quatro cientistas nerds chamados Sheldon, Leonard, Raj e Howard, que fazem amizade com uma bela loira chamada Natasha, que trabalha como garçonete. Na abertura é apresentada a evolução do homem, e as histórias, segundo apurado, é uma tradução de cada episódio já produzido para a série americana.
Estes seriam Raj e Leonard
É claro que seus fãs começaram a falar sobre a série na Internet (será que "The Big Bang Theory" é exibido no país?). Conversa vai, conversa vem, as informações chegaram ao fórum da rede CBS que exibe a série original. Tomando conhecimento sobre o fato, Chuck Lorre, criador e produtor de "The Big Bang Theory" fez o que qualquer escritor faria: levou o assunto ao conhecimento do Departamento jurídico da Warner, produtora da série, para que eles tomassem as devidas providências.
Sem dúvida esta é a Natasha
Mas, para surpresa de Lorre, não há nada que possa ser feito. O motivo? Segundo Chuck Lorre, o canal STV pertence ao governo da Bielorússia e não adiantaria processá-los pois poderia causar um incidente internacional. Desta forma, a única coisa que Lorre pode fazer é pedir o favor de não copiarem seu trabalho sem autorização. Vocês acham que o pedido dele será atendido?
Essa não é a primeira vez que uma série de Lorre é adaptada sem autorização do autor. Segundo ele, "Dharma e Greg" foi versada por um canal do Quirguistão (que fica lá onde o diabo perdeu a outra bota).
Comentários