quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Relembrando O Homem da Montanha


Por volta de 1850, o fazendeiro James Adams é acusado de um crime que não cometeu e decide fugir para as montanhas para não ser preso. No caminho, ele encontra um filhote de urso grizzly em perigo. Embora esteja sendo perseguido, ele se detém para ajudar o animal, o qual adota e dá o nome de Ben. Além do urso, Adams faz mais dois amigos, o mercador Jack e o índio Nakoma. Nas montanhas, Adams aprende a conviver com a terra e seus animais, enquanto se mantém longe de caça-prêmios. Eventualmente, ele precisa se expor para auxiliar visitantes desavisados ou colonos inexperientes. O gentil morador das montanhas fica conhecido como Grizzly Adams.

A série da Sunn Classic Pictures nasceu do romance The Life and Times of Grizzly Adams, escrito por Charles E. Sellier em 1972, que se transformou em um filme em 1974, e chegou à TV em 1977. Em ambos, Adams é interpretado por Dan Haggerty. A seu lado na série, Denver Pyle (Jack) e Don Shanks (Nakoma).


A cativante comunhão entre Adams e os animais era obtida com a ajuda de oito treinadores. Graças aos prêmios recebidos após truques bem feitos, Ben, que na verdade era uma fêmea chamada Bozo, engordou cerca de 50 KG nas primeiras 13 semanas de produção.

O treinamento, contudo, não era o único elemento por trás do encanto provocado pela amizade entre Adams e Ben. Bozo tornou-se tão amiga do ator que muitas demonstrações de afeto na tela simplesmente aconteciam ao acaso. Para Haggerty esse entrosamento não tinha mistérios, pois trabalhava com animais desde os 18 anos, quando adotou um filhote de leão. Sua experiência como treinador levou a um contrato com Walt Disney, ao qual seguiram-se diversos filmes bem como trabalhos na série Tarzan, estrelada por Ron Ely.


Quando Pat Frawley, dono da Sunn Classif Pictures, o viu em ação, ficou impressionado com sua presença e o entrosamento com animais. Foi assim que Haggerty acabou contratado para estrelar The Life and Times of Grizzly Adams.

(clique para ampliar)


Para garantir o sucesso da série, Charles E. Sellier, investiu em um programa de testes de audiência para saber o que o público aprovava ou desaprovava. Dessa forma, ele descobriu os animais e cenários mais apreciados, e uma rejeição à presença feminina nas montanhas. As reações a seu método se dividiam, sendo Haggarty um dos opositores. Mas apesar de seus protestos, Adams não deveria ter um interesse romântico.

O tema de abertura da série produzida para a NBC, de fevereiro de 1977 a dezembro de 1978, falava da pureza, paz e esperança que poderiam ser encontradas na natureza, tão grandiosamente apresentada na beleza das Wasatch Mountains de Utah, onde eram feitas as locações. Nos vídeos abaixo vocês poderão apreciar a canção interpretada por Thom Pace.

Elenco estudando o roteiro, à esquerda,
e no intervalo para refeições, à direita



Abertura com introdução


Tema com legendas

2 comentários:

Livio Lee disse...

Adorei a música e deu vontade de ver a série. Obrigado Fer, pelas informações e lembranças.

Cássio disse...

Uma singela e cativante canção de Thom Pace para simpática série. Obrigado Marta e Fernanda.

Copyright@ 2006-2010 - Revista TV Séries. Textos com seus direitos reservados.