Pernell Roberts (1928-2010)



Famoso pela série "Bonanza", o ator faleceu neste último domingo, dia 24 de janeiro, em sua casa em Malibu aos 81 anos de idade vítima de câncer no pâncreas.

Nascido em 18 de maio de 1928, em Wacross, Georgia, Pernell era filho de um vendedor de refrigerantes. De temperamento rebelde, foi expulso uma vez do colégio e duas vezes da Universidade. Ao voltar a estudar, Roberts formou-se em arte dramática, envolvendo-se com a produção de várias peças e apresentando-se em teatros itinerantes. Mais tarde, uniu-se ao Teatro de Arena em Washington, além de outros grupos, até chegar à Broadway com a peça "The Lovers", ao lado de Joanne Woodward. O ator fez um certo nome no meio teatral, ganhando prêmios em produções off-Broadway.

Chegou às telas do cinema em 1958 e à televisão no mesmo ano em participações especiais em séries como "Gunsmoke", 'Cheyenne", "O Paladino da Justiça", "Histórias do Velho Oeste", e "77 Sunset Strip".


Roberts, Lorne Greene, Dan Blocker e Michael Landon em "Bonanza"

Quando recebeu a proposta de interpretar Adam Cartwright em uma nova série a ser filmada à cores chamada "Bonanza", Pernell não se entusiasmou pela idéia. Mas, eventualmente foi convencido a dar uma chance à produção com a qual assinou um contrato de cinco anos. No entanto, desde o primeiro dia de filmagem, o ator começou a criar problemas discutindo constantemente com os roteiristas e produtores exigindo melhor qualidade e veracidade para as histórias apresentadas.

Percebendo que não conseguiria alterar a mentalidade dos responsáveis pela série, Roberts tentou durante anos quebrar seu contrato. Neste meio tempo, recusava-se a dedicar-se por completo em sua atuação, discutindo com os diretores que pediam mais emprenho. O ator chegou ao ponto de não decorar suas falas, precisando de alguém por trás das câmeras para lhe passar o diálogo. Mesmo assim, exigia que fossem produzidos mais episódios centralizados em seu personagem.



Sua atitude era acobertada pelos produtores e colegas de elenco junto à imprensa, algo que contradizia o comportamento de Roberts junto à mídia, visto que o ator costumava falar mal de seu personagem, da série e dos colegas. Ameaças por parte da NBC em processá-lo ou em prejudicar sua carreira não mudaram a atitude do ator em relação à série. Como resultado, ele foi isolado dos demais, não conseguindo criar laços de amizades com ninguém da produção ou do elenco. Durante a produção da série, Roberts ganhou o apelido de "o encrenqueiro de Ponderosa".

Em 1963, com a aproximação do final de seu contrato de cinco anos, Roberts deixou claro sua intenção de não renová-lo. Assim, para substituí-lo, foi criado o personagem de um primo dos Cartwright, Will, que foi interpretado por Guy Williams. O personagem foi introduzido ainda durante a presença de Pernell no elenco para acostumar o público com a futura mudança.


Na montagem do musical "Camelot"

Na história, Adam se casaria e se mudaria do rancho Ponderosa. Pernell provocou novamente a produção ao pedir que a personagem da futura esposa de Adam fosse uma nativa interpretada por uma negra. A notícia da futura saída do ator do elenco chegou ao público que se manifestou em massa contra a decisão. Assim, Roberts foi persuadido a renovar seu contrato por mais um ano; mas, no final de 1964, ele anunciou novamente sua saída da série. Apesar das tentativas em fazê-lo mudar de idéia, desta vez, o ator deixou o elenco de "Bonanza". Ao longo de sua vida, Roberts permaneceu irredutível em sua decisão de nunca mais falar sobre sua experiência com a série.

Pernell Roberts tentou dar continuidade à sua carreira no teatro e no cinema, mas nesse meio tempo já tinha ganho a reputação de encrenqueiro. Com isso, ele foi forçado a voltar ao circuito de participações especiais em séries de TV como "A Garota da UNCLE", "James West", "Lancer", "Havaí 5-0", "O Barco do Amor", entre outras.


Em "Hospital", ao lado de Gregory Harrison

Ao longo dos anos 70 Pernell voltou ao teatro atuando em musicais como "The King and I," "The Music Man," 'Kiss Me Kate," "Camelot" e "The Sound of Music". Em 1979 ele conseguiu voltar à TV estrelando uma outra série, "Hospital/Trapper John M.D.", da qual também não gostava, mas desta vez ficou até o final de sua produção em 1986. Na série, ele interpretava "Caçador", personagem de Wayne Rogers em "MASH", que, de volta aos EUA, passou a trabalhar em um hospital ao lado de "Gonzo" Gates, interpretado por Gregory Harrison.

Em 1990 Roberts foi apresentador de "FBI: The Untold Stories", programa de curta duração. O ator aposentou-se no início desta década, sendo que um de seus últimos trabalhos foi em 2001 quando apareceu em "Diagnosis Murder" reinterpretando um personagem que tinha feito para a série "Mannix" no final dos anos 60. Além de ator, Pernell também era cantor, tendo gravado três álbuns, dois para a série "Bonanza", na qual em alguns episódios interpretou várias canções, e um terceiro disco solo em 1962.



Adendo: Defensor dos direitos humanos, Roberts se manifestava frequentemente contra a discriminação racial. Durante a série "Bonanza", costumava exigir dos roteiristas, um maior número de personagens da chamada minoria. Em 1965, Roberts participou de uma passeata ao lado de Martin Luther King Jr., em prol dos direitos civis dos afro-americanos realizada em Selma, Alabama.

Pernell foi casado 4 vezes. A primeira entre 1951 e 1959, com Vera Mowry, professora na Washington State University, com quem teve seu filho, Jonathan Christopher Roberts; falecido em 1989 aos 38 anos de idade vítima de um acidente de moto. A segunda, entre 1962 e 1971 com Judith Anna LeBreque e a terceira entre 1972 e 1996, com Kara Knack. Atualmente, estava casado com Eleanor Criswell, que ficou ao seu lado até o final.

Abaixo, imagens da vida de Pernell Roberts em video feito por uma fã quando o ator completou 80 anos.



Pernell Roberts cantando na montagem especial de "Carousel" para a televisão em 1967

Comentários

audiebronson disse…
apesar dele não gostar de bonanza,esta serie o tornou conhecido em todo o mundo,uma grande perda para nos fas desta serie
Anônimo disse…
Adam foi meu ídolo na infância. Eu torcia para ele aparecer nos episódios.
Unknown disse…
Infelizmente, agora sim, podemos dizer:
Bonanza acabou
Sò nos resta a saudade.
Walmir Veiga disse…
Não podemos entender a razão de Pernel não mais comentar sobre os episódios de Bonanza. Durante anos, em minha infância, tive como referência estes personagens da série maravilhosa que ainda hoje nos deixa com muita saudade.....Obrigado etenamente à voces todos, nossos ídolos....
Anônimo disse…
Sonia

Fui e sou fã de Bonanza uma das melhores deixa muita saudade. Mas podemos matar a saudade no TCM.
Obrigada
Anônimo disse…
Há pouco tempo venho assistindo a série Bonanza pelo TCm, e estou adorando, apesar de ser um filme antigo, é muito bem feito, adoro todos os personagens. É uma pena saber que um ator como Pernell Roberts criava tantos problemas. Mas ele não imaginava o quanto o público o admirava. Tem gente que não sabe dá valor às pequenas coisas da vida. Parabéns ao Michael Landon(pequeno Joe) e Lorner Greene(Ben) que ficaram até o fim, e creio que se o Dan Blocker(Hoss) estivesse vivo, também ficaria até o fim.
Anônimo disse…
Pernell Roberts não imaginava o quanto era querido pelo público que o assitia.
Anônimo disse…
Bonanza para min foi uma referencia da melhor família.
Como um pai criava tão bem seus filhos!
Anônimo disse…
Vejo-o todos os dias no TCM e adoro, Pernell Roberts era uma pessoa acima do seu tempo e os melhores episódios de Bonanza é com ele. Adam é eterno.Era contra a indústria e tinha opiniào própria'Ele é o The Best.
Anônimo disse…
Vejo Bonanza no TCM até hoje e não perco um dia .....Adam, além de lindo era um super ator e cantor.Sua voz era grave e afinada!!!!Bonanza deixou saudades entre muitos de nós!!!
Nivaldo Pengo disse…
Nivaldo Pengo-Jau Nos brasileiros desconheciamos esta fama, ainda bem pois o glamour desta serie incrivel, perderia toda graça, que Deus o tenha em bom lugar.
Ary Vieira disse…
FOI UMA EPOCA NA MINHA INFANCIA QUE NUNCA IREI ESQUECER,TODOS OS SABADOS SENTAVAMOS NO SOFA,MEU PAI,MAE E MEU IRMAO.NAO PERDIA UM FILME.LENDO A REPORTAGEM SOBRE OS ATORES ME DOEU O CORAÇÃO,SABENDO DA FORMA COMO MORRERAM,EU ATE HJ ASSISTO PELO TCM.E UMA SERIE QUE MARCOU MUITO DE NOS.SAUDADES ETERNAS !!
Zizi disse…
Nunca conheci ninguém que não gostasse de Bonanza.
Eu adoro. Assistia quando criança e assisto hoje no TCM.
É claro que para os valores atuais a série é mesmo preconcetuosa, machista e violenta, mas naquele tempo éramos inocentes. Porém,um pai como Ben Cartwright, amoroso, sincero, que sabia dar limites aos filhos sem desrespeitá-los, ainda hoje faz toda a diferença.
selma santos disse…
esse seriado pra min mostra a uniao da familia ,eles se zangava mais ninguem guadava odio entre eles , coisa que hoje entre irmaos naõ existe mais tá dificil ver em seriados feitos hoje,quando eu vejo que naõ tera mais esses atores na tv da vontade de chorar que pena vou guadar minhas fitas e cds dessa series bonanza que saudades vou ter.
Anônimo disse…
Realmente Bonanza foi uma das melhores séries , mas o Pernell Roberts (Adan),pelo depoimentos do proprio michael landon(joe) em uma entrevista ao jornal, declarou que realmente ele não participava nem dos churrascos que o elenco fazia, não tinha amizade com ninguem, pegava seu violão e ficava em um canto.Muitos atores da época participaram convidados do bonanza,com poucos ele era agradavel.O moço deveria pensar que ele era a estrela.O homem era careca , colocava kilos de maquiagem no rosto uns dentes que ele nem olhava para a camera, poriso que qdo saiu do bonanza ele tirou a cabeleira e ficou esquecido .green(ben),hoss(brock)emichael(joe) sempre foram amigos que Deus esteja com vcs sempre
angela disse…
O Bonanza muito bacana da ate para tirar saudade no tcm.Adorava hoss, joe pessoas simples, humildes e muito engraçados.Mas eu não gostava do adan , metido arrogante, convencido.Para vc ver nem ele gostava de seu personagem e sempre se cobrava mais em ser perfeito.Até na serie hospital ele tbm não gostava de fazer, acho que na erdade ele não gostava dele mesmo.Concordo com anônimo, quem fizer o levantamento desse ator vai cair de costas.Mas voltando bonanza adoro que pena que tudo muda.
paulo disse…
BONANZA: Poxa!Que pena que acabou, adorava essa série...Mas é uma pena que o Pernell Roberts (adan) arranjava encrenca com o elenco.Eu estive USA e fui conhecer o rancho deles, muito bacana.Eu estive lendo um site que momentos antes da morte de pernell(adan) se lamentou muito por ter saido do bonanza.... agora é tarde. Que ben hoss e joe que fique com Deus eles sim gostava do publico .
joão carlos disse…
Roberts jamais gostou da série Bonanza. Sempre detestou os roteiros e as falas, achando-a uma produção medíocre. Esteve sempre preso ao contrato que havia assinado com os chefões da NBC, a rede de televisão americana responsável pela produção. Por ele, teria rescindido o contrato há muito mais tempo, antes mesmo das seis temporadas a que se obrigara contratualmente. Fato curioso é que Roberts caiu no ostracismo após deixar o elenco da série, fazendo várias pontas em outras séries de faroeste, mas nunca com destaque.
Alva disse…
Como disse Bastos Tigre:"Saudade palavra doce que traduz tanto amargor, saudade é como se fosse um espinho cheirando a flor, saudade ventura ausente de um bem que não se vê, uma dor que o peito sente sem saber como nem porque. Não existe no mundo palavra que traduza certos sentimentos.TCM está de parabéns por passar essa serie e matar nossa saudade, é poder voltar no tempo em que os sonhos eram mais fáceis e doces. Pena que Robert era tão inamistoso com seus colegas, não importa o que falem ele era o melhor.Que todos estejam evoluindo no mundo espiritual.
Mario disse…
Adorava a série Bonanza, uma familia tradicional , que saudades... Agora ninguem é melhor do que ninguem até que se prove ao contrario.Todos merecem o mérito .
Anônimo disse…
a serie e boa demais linda pena o adam nao ter concordado. agora bonanza acabou de vez
Jose Carlos disse…
BONANZA-Uma série espetacular, vai trazer saudades daquela época gloriosa que não existe mais.Mas é uma pena ,é muito lamentavel o Adan- Pernell Roberts não gostar. Porque se era os episodios classificação livre realmente não poderia ser uma serie pesada.Eu estive lendo que nos ultimos dias de vida ele chorou muito a falta dos amigos do Bonanza, mas agora é tarde ... Mas independente disso Ben, Hoss, Joe e Adan estarão sempre nas minhas lebranças , obrigado amigos
Anônimo disse…
Era uma legal esse seriado, que saudades que todos irão sentir, é uma pen a que o adan era assim ele era muito querido e não podemos esquecer do ben, hoss e nosso pequeno joe que fiquem com DEUS
Paulo disse…
Pernel Roberts (Adan), Independente de sua vida pessoal , ele foi diferente de todos os artistas , nunca ficou em um só personagem , em cada série ou filme , um senhor dos disfarce. parabens ... Como ele sempre dizia!
BEM VINDO AO GRANDE MOMENTO...
Infelismente acabou ....
Ben, Adan , Hoss, Joel que saudades irão deixar...
Carlinhos221 disse…
hoje começamos o ANO NOVO, matando a saudades de BONANZA, revendo os filmes do passado livre das cenas de sexo como si fazem hoje, parabens pelo vidio, deixaram muitas, saudades, vamos sempre rever os faroeste antigos, valeu um Feliz Ano de 2012 p tdo o Publico
Terezinha disse…
Conheci a série aos 12 anos. E hoje, 43 anos depois, para mim representa uma obra prima da sétima arte.
Possuir uma aura que eternizou esse período, para todo o sempre. A explicação está na forma como o chefe da família: "Ben", conseguia passar os valores que o homem deve ter, e os filhos respondiam de forma positiva aos ensinamentos do pai. Acho que os nossos dias tão turbulentos e com famílias desajustadas, que vivem uma verdadeira "inversão" de valores, fazem fortalecer mais ainda a "luz" que significou e sempre significará a série Bonanza.
Anônimo disse…
Assisto Bonanza no tcm, ainda bem que estão reprisando, assisto todos os dias, não perco nenhum episodio, as séries antigas é que eram boas, adoro toda a família Cartwright, quem dera pudessem refilmar, seria (hoje em dia) de muito aprendizado para os jovens.
Elisama Soares - Manaus/Amazonas?Brasil.
Tarcisio Cardoso disse…
Assisto Bonanza todos os dias pelo canal TCM. Estou revendo esta serie maravilhosa que embalou minha juventude. Sobre os atores parece que foram feitos para os papeis. Lorne Green, Pernel Robert, Dan Bloker e Michel Lando formaram um elenco maravilhoso. Michel Lando protagonizou outra série de muito sucesso no Oeste "Os Pioneiros" e Pernel Robert "Hospital", apesar que gostar mais de teatro. Sou apaixonado pela Bonanza.
Anônimo disse…
Ainda assisto até hoje este seriado. É exibido no canal TCM (tv p/ assinatura) todos os dias, podem conferir.
Anônimo disse…
Tenho 16 anos e venho assistindo Bonanza no TCM,é uma das melhores séries que já assisti.Pena que ele num gostava da série,por que é ótima,e é muito melhor do que as de hoje em dia!
Unknown disse…
ESTOU MUITO FELIZ, DE VER QUE O TCM, AGORA MOSTRA O ADAM ( PERNELL ROBERTS ), NOS INTERVALOS, DA SERIE. AGORA ESTÁ APARECENDO OS QUATROS PERSONAGENS JUNTOS. É MUITO BOM REVER PERNELLE ROBERTS, O NOSSO ADAM. PARABÉNS AO TCM. ASSIM A GENTE MATA AS SAUDADES.OBRIGADA TCM E MUITA LUZ PARA OS QUATROS SAUDOSOS ARTISTAS .
victoria disse…
luzinete
adorava assistir os filmes na minha infancia ,ainda assisto na tv TCM mas fiquei triste com a historia de Robert, pois achava ele um excelente ator e passava a imagem de um intelectual.
Anônimo disse…
eu adoro o bonanza assisto até hj assistia tambem os pioneiros pena que a tcn tirou é um filme muito bonito e educativo
Anônimo disse…
Oi Meu nome Paulo

Quando vejo Bozanza volto aos meus
l5 anos, que saudade.
Chego a me emocionar,mas tudo passa
paulo Tete disse…
TCN vc e 10
passando esses classicos da minha infancia. principalmente BONANZA
Daniela disse…
Uma pessoa de difícil convivência, talvez até com ele mesmo, que lutava contra a discriminação racial, de sexo, etc.
Parece ter sido um homem inteligente e sensível. Talvez até demais.
Isso não tira o brilho dos personagens que interpretou, principalmente o inesquecível Adam: inteligente, sóbrio, com humor refinado e lindo.
Deve, de fato, ter se arrependido de algumas atitudes que tomou ao longo da vida, mas, certamente teria se arrependido mais se tivesse passado por essa existência de forma pacífica e sem defender valores que entendia prioritários.
Saudade de você!

Postagens mais visitadas deste blog

Gravidez nas Séries de TV

Johnny Palermo (1982-2009)

Monk dá Adeus ao Público (com adendo)