Mais um Dia na Vida de Jack Bauer


Reprodução da revista TV Guide

Esta noite marca a volta de Jack Bauer (Kiefer Sutherland) à TV americana após meio ano de ausência desde o término da 7ª temporada. Podendo, ou não, ser este o último dia de Jack na TV, a 8ª temporada estréia sem ter ainda todos os roteiros escritos e produzidos, o que poderá dar aos roteiristas tempo para alinhavar um final para a série caso ela não seja renovada para uma nova temporada. 

"24 Horas" teve seus altos e baixos desde sua estréia em 2001. Com uma proposta inovadora nas séries de TV, vista até então em apenas (que eu saiba) um episódio de "MASH", escrito e dirigido por Alan Alda, "24 Horas" propõe contar em tempo real um dia na vida de um agente que utiliza todos os recursos possíveis para completar sua missão.


(clique para ampliar)

Cada episódio corresponde a uma hora de sua vida e cada temporada corresponde a um dia; por isso 24 episódios por temporada e não os já tradicionais 22 episódios. A narrativa só funciona porque utiliza dois elementos básicos, além do tempo real: o MacGuffin e o "efeito dominó", com o qual, ao dar a largada as "peças", ou os fatos, precisam "cair" de tal forma que pareça natural; uma coisa leva a outra, que leva a outra e a outra, etc. Em algumas temporadas isso não ocorreu, o que deu à série seus momentos de baixa.

E para quem nunca ouviu falar do MacGuffin...este é o nome ou termo escocês que foi popularizado pelo diretor Alfred Hitchcock a partir de 1939. O termo define grande parte das tramas de suspense e ação: o herói está sempre atrás de um objeto ou pessoa, que Hitchcock chamava de MacGuffin, pois não importa o que ou quem seja, o que importa é que sua vida e a de terceiros dependem deste objeto ou pessoa ser encontrada, sendo que a questão do tempo influencia a busca.

Assim, se tirarem estes três elementos da série, ela se tornará um amontoado de clichés em narrativa melodramática sobre um agente que tem sua vida pessoal virada de cabeça para baixo em função de seu trabalho, no qual convive com conspirações e traições, sem falar nos agentes infiltrados.


(clique para ampliar)

Fruto do governo de George W. Bush, Jack Bauer já foi mania nacional, e mundial, mas desde a sexta temporada que vem perdendo força. O contrato de Kiefer Sutherland é válido até 2010, mas apesar do interesse do ator e dos produtores em continuar com a série, a Fox já avisou que irá esperar para conferir a audiência da 8ª temporada.

"24 Horas" retorna esta noite com um episódio de duas horas de duração, que correspondem aos dois primeiros da temporada; sendo que na segunda-feira, dia 18, a série entra em seu horário normal na grade americana, com a exibição especial de mais dois episódios na sequência. Desta forma, teremos os quatro primeiros episódios da 8ª temporada em dois dias de exibição.


(clique para ampliar)

O Enredo do 8º Dia

A última temporada funcionou como uma espécie de limpeza na vida de Jack (e da série), iniciada com o telefilme "24: Redemption". Agora, em seu oitavo dia, reencontramos Jack vivendo em Nova York, desfrutando da companhia de sua filha Kim (Elisha Cuthbert) e de sua neta.

A Presidente Taylor (Cherry Jones) ainda está no poder e negocia um acordo de paz com Omar Hassan (Anil Kapoor), um dos líderes do Oriente Médio. Tudo parece correr bem, até que Jack é contatado por um antigo informante (Benito Martinez, de "The Shield"), que alega ter informações sobre um atentado contra Hassan.

De volta à CTU de Nova York, Jack encontra novos colegas: Dana Walsh (Katee Sackhoff, de "Battlestar Galactica"), Cole Ortiz (Freddie Prinze Jr.), Arlo Glass (John Boyd) e Brian Hastings (Mykelti Williamson), que está no comando das operações (o ator era o assistente magricelo de Dani Reynolds em "Retrato Falado", lembram?).


(clique para ampliar)

Nossa velha conhecida Chloe (Mary Lynn Rajskub), uma das poucas que têm conseguido sobreviver na série, também retorna, agora enfrentando dificuldades em adaptar-se ao novo equipamento utilizado na CTU. Já Renée Walker (Annie Wersching), vista na temporada anterior, reaparece com uma postura que se assemelha à uma Jack feminina.

Também no elenco estão Callum Keith Rennie, de "Battlestar Galactica", David Anders, de "Alias", e Doug Hutchison, visto em "Lost" e "Arquivo X". Até o momento da produção, não há sinal de Tony (Carlos Bernard) ou do agente Pierce (Glenn Morshower)



Abaixo, trailer feito por um fã

Comentários

Renata disse…
Fantástica a img q abre a reportagem - dá-lhe Renee! Mal posso esperar pra vê-la em ação =D

Postagens mais visitadas deste blog

Gravidez nas Séries de TV

Monk dá Adeus ao Público (com adendo)

Johnny Palermo (1982-2009)