Consumidores Criam Campanha Contra a Fox
Todos sabemos que os lançamentos de séries em DVD é extremamente irregular no Brasil, país onde a venda do produto compete com donwloads e cópias piratas do produto original. A maioria das grandes distribuidoras do país opera mediante um patamar de lucro estabelecido por cada uma delas. Quando não é alcançado, a continuação dos lançamentos de novas temporadas é interrompida, deixando seus fãs sem ter acesso completo às séries.
As produções clássicas são as que mais sofrem nas mãos das distribuidoras, pois, quando elas se dignam a lançá-las, não chegam ao final. "Buffy", "Angel", "Ally McBeal", "Contratempos", "Agente 86", "Columbo", "Casal 20", "Mash", "A Gata e o Rato", "Xena, a Princesa Guerreira, entre outras, tiveram suas estréias em DVD no Brasil, mas até o momento não há previsão do lançamento de novas temporadas para completarem a coleção.
São raros os casos de produções antigas ter todas temporadas lançadas em DVD, como foram os casos da Paramount com "Missão: Impossível", da Sony, com "A Feiticeira" e "Jeannie é um Gênio", da Warner com "A Mulher-Maravilha" e "Kung Fu", ou a Fox com "Perdidos no Espaço" e "Arquivo X", entre outros títulos.
No entanto, mesmo as séries mais atuais sofrem com a falta de consideração das distribuidoras junto ao público que elas pretendem atingir. Até hoje os fãs de "The West Wing" não têm previsão de quando verão a última temporada da série lançada em DVD pela Warner. O mesmo ocorre com "The Shield", pela Sony ou até "Medium", que já está em sua sexta temporada, mas em DVD no Brasil ficou restrita à primeira.
Um advogado diria que a este tipo de procedimento das distribuidoras caberia uma ação judicial junto à defesa do consumidor, pois, no momento em que se lança a primeira temporada, a distribuidora está convidado o público a colecioná-la.
As distribuidoras não sabem escolher seus títulos para lançamento. Elas seguem o popular "achômetro" para decidir qual produção será lançada em DVD. Aliado aos interesses comerciais e acordos em relação a determinados títulos, o mercado brasileiro de DVD de séries se mantém incerto, como uma roleta russa. As distribuidoras adotaram o hábito de testar o potencial de venda de uma série lançando de uma a três temporadas para, depois, avaliado os números da venda, decidir se elas continuam ou não. Alegando baixa venda, a série é suspensa por tempo indeterminado (leia-se definitivo, pois quanto mais tempo passa, mais provável que não saia mais).
Para piorar a situação, e elevar seus lucros, as distribuidoras lançam boxes cada vez menos atrativos, sem material de Extra (quando tem, não traz legendas); embalagens muitas vezes de qualidade ordinária e facilmente quebrável; custo elevado o qual geralmente é definido pela popularidade da série (mas quando encalha, rapidamente o preço cai); relançamentos de produtos divulgados como "versão definitiva" ou "série completa", mas que não passam dos mesmos boxes anteriormente lançados no mercado, só trazendo uma capa nova para atrair o interesse do desavisado.
Eleita pelo público consumidor como a pior distribuidora major no Brasil, a Fox coleciona problemas e ostenta uma atitude de ignorar qualquer reclamação feita por este público. Cansados do desapego da distribuidora com relação a seu consumidor, foi organizada uma campanha lançada pelo Blog do Jotacê, especializado em crítica de DVDs e Blu-Rays. Listando os motivos que os levaram a organizar esse movimento e divulgando um e-mail de contato para o qual convida o público a se manifestar, o blog batizou a campanha de "Me Respeite Fox".
Comentários
Acho que as distribuidoras de filmes deveriam ter mais respeito por nos e devemos sim, reclamar sobre os seriados e até mesmo os filmes que ainda não saiu no mercado brasileiro, exemplo total é o filme "Fome de Viver" que já saiu a mais de 10 anos no mercado americano mais nada aqui no BRasil.
"Fome de Viver" já foi lançado no Brasil, sim, há coisa de uns 3 anos atrás pela Warner
O mercado brasileiro é tão ruim assim, que justifique esse “desprezo” por parte das distribuidoras?
Quando eles alegam baixa venda de um determinado título, não será que eles estão superestimando as previsões?
Eles divulgam esses números?
A margem de lucro lá fora é tão superior à margem daqui?
Deixa eu parar por aqui... ;)
Ótimo texto, Fernanda.
Seu blog é leitura diária obrigatória.
Eu não usaria a palavra desprezo para me referir às atitudes da distribuidora em relação ao mercado de DVD brasileiro.
Eu usaria desinteresse e despreparo em relação ao segmento de séries de TV. Não há um conhecimento sobre o assunto, não há preocupação em terminar uma série, e não há pesquisa de satisfação de mercado neste segmento. Não atendem os desejos do segmento.
Quanto às previsões de vendas, eles não tem o hábito de prestar contas publicamente. Mas eu diria que o maior problema na venda de séries de TV em DVD é a falta de divulgação em massa.
Acredito também que o maior problema entre a relação empresa e seu público esteja concentrada no departamento de marketing das distribuidoras, que são os responsáveis de fato em decidir o que sai e o que não sai em DVD e como sai.
Mesmo porque, por lá, a série já saiu completa em 2008. O lançamento ao qual vc se refere é, na verdade, um relançamento dos boxes individuais.
De qualquer forma, no Brasil, Agente 86 chegou dois meses antes da primeira temporada americana ser relançada. O mesmo ocorreu com as temporadas seguintes: a 2ª saiu 5 meses antes; a 3ª saiu dias antes e, a quarta, saiu três meses antes.
Entendo que o atraso seja a decisão sobre a dublagem, mas não creio que seja só isso. Já estava decidido, antes do lançamento da primeira, que a última teria a dublagem original. Esta informação foi, inclusive, divulgada no evento de lançamento da primeira temporada lá na FNAC.
No meio do caminho, entre a terceira e a quarta, senão me engano, eles decidiram mandar redublar a 5ª temporada porque acharam que o áudio antigo custaria muito caro para remasterizar.
Agora estão segurando o lançamento da quinta temporada por medo de decidirem errado: se lançarem o áudio antigo sem remasterizar, serão criticados por isso; se lançarem com a redublagem, serão criticados por isso. Se mandarem remasterizar, podem não conseguir recuperar o investimento com as vendas.
E então eles vão adiando...
Comprar box de séries é um verdadeiro " se Deus quiser" no Brasil. Eu tenho a primeira temporada de Seaquest lançada aqui e, eis que descubro, pra meu espanto, que o episódio piloto da série veio INCOMPLETO na edição brasileira!!! Vale dizer...o episódio piloto de Seaquest saiu aqui no Brasil ainda em VHS, ,as é difícil de achar pois até os sebos já estão deixando de vender VHS.
JAG também é outro caso de série que fez muito sucesso na TV paga aqui...mas só teve sua primeira temporada lançada em DVD no Brasil. Nesse caso, pelo menos, veio tudo certinho. Mas sem extras e outras coisinhas mais que poderiam ser incluídas já que pagamos CARO por uma coleção de DVDs no mercado brasileiro.
Sem falar que eu acho que terei tatarenetos quando Viagem ao Fundo do Mar for lançada em DVD por aqui...(risos)...
Pra que ninguém diga que só jogamos pedras, há um problema com muitas séries antigas pois várias delas nunca foram exibidas completas na TV brasileira. Dois exemplos notórios: Bonanza e Hawaii-Five 0 jamais foram exibidas na íntegra no Brasil, apesar de ultra conhecidas. Isso explica, em parte, os poucos lançamentos em DVD dessas séries por aqui. Dos mais de 400 episódios de Bonanza,por exemplo, creio que somente 60 ou 65 foram exbidos na TV brasileira.
Mas nada justifica a falta de lançamentos das séries de Irwin Allen, por exemplo, que foram exibidas completas por aqui. E os DVDs de Perdidos no Espaço lançados aqui, pelo que sei, tiveram boas vendas. Realmente não dá pra entender a atitude da Fox...
Quanto ao lançamento do Box de Perdidos no Espaço é aquilo que a Fernanda colocou num tópico lá trás , a série teve uma campanha de marketing muito boa e o melhor dando o real valor aos episodios dublados. Estive no evento de lançamento onde os dubladores foram homenageados. Não poderia ser assim com todas as séries???
Tanta coisa que a Fox poderia lançar como as demais séries de Irwin Allen (Viagem ao Fundo do Mar, O Túnel do Tempo, Terra de Giagantes e A Família Robinson), raridades como Contra-Espionagem (Five Fingers) e A Turma do Barulho,...... A Fox começou tão bem na distribuição de seus produtos no passado, respeitando a dublagem origianl como fez em Perdidos no Espaço....., com um acervo tão rico que possui, ..... Eles pensam em ganhar dim-dim???
O que está havendo???