Comentários Sobre Sons of Anarchy Lançada em DVD

Já faz algum tempo que venho devendo os comentários sobre a primeira temporada de "Sons of Anarchy", lançada em DVD no Brasil. Trata-se de uma série anunciada como inspirada na trama de "Hamlet", de William Shakespeare, e adaptada para os tempos modernos. Mas ao longo da temporada é possível identificar outros personagens de Shakespeare.

A série é uma produção para a TV a cabo americana, onde é exibida pelo canal FX, por isso, o desenvolvimento de personagens e história é mais profundo que a grande maioria das séries produzidas pela TV aberta.

Clay e Gemma

Criada por Kurt Sutter, roteirista e co-produtor de "The Shield", a série segue a linha de "A Família Soprano/The Sopranos", embora ela não seja tão boa quanto esta. Situada em uma pequena cidade do interior, acompanhamos a vida dos membros de um clube de motoqueiros que domina o crime organizado do local.

Camuflado por uma oficina mecânica, o clube atua no tráfico de armas, vendendo a gangues e a membros do IRA. Constantemente vigiados pelo assistente do xerife, eles conseguem escapar de qualquer acusação, visto ter o próprio xerife (Dayton Callie) na folha de pagamento do clube. O acordo entre eles é simples e notório: o xerife permite o clube agir contra a lei desde que eles não o façam na cidade, mantendo-a "limpa e calma", e afugentando outros bandidos que possam querer agir no local.

A história acompanha a vida da família Morrow, composta por Clay (Ron Perlman), sua esposa Gemma (Katey Segal, em seu melhor trabalho em séries de TV até o momento), e o sobrinho Jax (Charlie Hunnam).

Tara e Jax

Na referência à "Hamlet" temos Clay (o Claudius, de "Hamlet), irmão de John Teller (o rei Hamlet), que juntos criaram o clube dos motoqueiros, chamado Sons of Anarchy Motorcycle Club, ou SANCRO, com o qual reinavam absolutos, criando leis, comportamentos e decidindo a vida de seus membros, tal qual a um Rei e seu reino. Mas John é "morto em ação" e Clay se casa com a viúva, Gemma (a Gertrude de "Hamlet"), que tem um filho, Jackson, apelidado de Jax (o príncipe Hamlet), próximo na linha de comando do clube. O rapaz cresce sem conhecer os segredos da família (nem o público os conhece), mas aos poucos vai se inteirando de alguns fatos.

Ao longo da primeira temporada, Jax encontra um manuscrito de seu pai, que "conversa" com o filho do além túmulo. Através do texto, o pai revela ao filho suas verdadeiras intenções com o clube, apontando o irmão como responsável em corromper a idéia original, transformando-a em um agente do crime organizado. Sem revelar o texto a ninguém, o rapaz passa a ler as palavras do pai sempre que está confuso com o rumo e as decisões tomadas por Clay, único pai que conheceu.

Jax e Clay

O rapaz confia cegamente na mãe, que, em nome do bem da família, se revela manipuladora, como Lady McBeth, e a par de todas as falcatruas do clube, bem como dos segredos de Clay, com quem compartilha as responsabilidades de seus atos, ao contrário da peça de Shakespeare que mantém a dúvida sobre a personagem: ela era cúmplice ou inocente? Gemma odeia Tara (Maggie Siff), ex-namorada de Jax que voltou a cidade depois de se formar médica (personagem até agora deslocada na história, tanto que precisou ser criada uma situação dramática própria para ela, para dar sentido à sua presença na série). Mas agora Jax está casado com Wendy (Drea de Mateo), com quem tem um filho recém-nascido.

O interessante da série que se baseia em "Hamlet" é ver como os personagens da peça, e suas funções na história, são distribuídos entre aqueles criados para a série. Por exemplo, na peça, a sugestão de incesto parte do amor obsessivo do príncipe pela mãe, na série, é o oposto, o amor de Gemma pelo filho sugere um desejo secreto. Temos também o exemplo de Wendy e Tara, ambas dividem o personagem de Ofélia. Enquanto é Wendy quem "enlouquece" quando se torna viciada em drogas, quase causando a morte de seu filho ainda no ventre, Tara é quem Jax verdadeiramente ama, transformando-a em uma espécie de confidente (mas é possível que o tema da loucura ainda não tenha sido explorado). No entanto, é uma terceira personagem que morre, provocando o enfraquecimento das relações entre Clay e Jax.

Piney e o filho Opie

Jax tem um melhor amigo, que faz o papel de Horácio. Este é Opie, com quem ele cresceu e o considera um irmão. Opie recém saiu da cadeia onde cumpriu pena e agora está dividido entre reconquistar a família (esposa e filhos), ou fazer parte do clube novamente, algo que a esposa o proíbe. Na história de Hamlet, Horácio estava presente na batalha em que o pai do príncipe morreu, embora não tenha conhecimento da forma pela qual foi morto. Na série, esta primeira temporada não sugere que Opie saiba mais do que demonstra. Mas, seu pai também faz parte do clube, e mantém consigo um manuscrito de John Teller, o que pode sugerir que ele esteja a par da morte do "rei". O pai de Opie é interpretado pelo veteraníssimo William Lucking, convidado em "centenas" de séries tendo feito parte do elenco de "Os Fora-da-Lei/The Outlaws" nos anos 80.

A série desenvolve bem os personagens, embora apele para o uso de clichés desnecessários para definir algumas situações. Nesta primeira temporada temos apenas a introdução à história, que somente começa no último episódio, deixando para a segunda temporada o início do desenrolar da proposta da série: o conflito entre Clay e Jax. Até o último episódio somos apenas testemunhas de quem é quem e de quem é capaz do que.

Dayton Callie e Ally Walker

Também somos introduzidos ao fato de que existem segredos a serem revelados, mas não conhecemos o histórico do clube ou do que aconteceu com o pai de Jax, embora tomemos conhecimento de que a verdade é conhecida por Clay e Gemma. Só os próximos episódios dirão se Charles Hunnam será capaz de interpretar os conflitos internos que seu personagem Jax irá vivenciar quando for contra tudo o que cresceu acreditando para opor-se à Clay e tomar o poder do clube.

Confiram as participações especiais de Mitch Pileggi, de "Arquivo X", como Darby, concorrente de Clay no crime organizado; Ally Walker, de "Tell Me You Love Me" e "Profiler", como a sádica agente federal Stahl; e Jay Karnes, que aqui interpreta um tipo de personagem que ele perseguiria em "The Shield", na qual era o Detetive Wagenbach.

"Sons of Anarchy" traz uma boa proposta, mas nesta primeira temporada ainda não mostrou a que veio. Algo que somente começa a ser visto a partir da segunda temporada, no entanto, é preciso passar antes pelos episódios da primeira para poder acompanhar melhor a trama a partir da segunda. Levando em consideração que a primeira temporada é apenas uma introdução da série, ela não é ruim, mas também não dá para dizer que seja muito boa. Ela cumpre com seu objetivo, mas deixa a desejar.

"Sons of Anarchy"

Estúdio: Fox Home Entertainment
Tempo: 533 min
Cor: cor
Ano de Lançamento: 2009
Região do DVD: Região 4
Áudio: inglês e espanhol
Legendas: português, inglês, espanhol e francês
Sistema de som: Dolby Digital 5.1 (em espanhol é 2.0)
Formato de tela: Widescreen Anamórfico 1.78:1
Nº de Discos: 4 (13 episódios)
Embalagem: 4 amaray slim impressa em português, envolta por Box de papelão
Extras: Comentários de Episódios Específicos, Making Of, Featurettes, Cenas Excluídas e Erros de Gravação.
Preço de Lançamento: R$105,60
Compre aqui

Comentários

TeVe Informativo disse…
Gostariamos de usar as notícias que são publicadas no blog. Apesar de saber-mos que no twitter não se controla isso, mas gostamos de estar de acordos com todos.

Nos responda em nosso email tv.info@ymail.com

Atenciosamente,

Equipe TeVe Informativo
twitter.com/TeVeInfo
Fernanda Furquim disse…
Pedimos que por favor não copie ou reproduza nossos textos e opiniões. Se gostaram do nosso trabalho neste blog, indique-o a amigos e leitores. Obrigada!

Postagens mais visitadas deste blog

Gravidez nas Séries de TV

Johnny Palermo (1982-2009)

Monk dá Adeus ao Público (com adendo)