Paul Burke (1926-2009)

O ator faleceu neste domingo, dia 13 de setembro, aos 83 anos vítima de leucemia. Indicado duas vezes ao prêmio Emmy pela série "Cidade Nua", o ator também estrelou "Inferno nos Céus" e esteve no elenco de "Dinastia".

Nascido em New Orleans em 21 de julho de 1926, Paul era filho de um boxeador que mais tarde abriu um nightclub. Em entrevistas, Paul revelou que passou parte de sua infância e adolescência vendo o álcool prejudicando a vida das pessoas. Isto fez com que ele decidisse nunca desperdiçar seu tempo e sempre lutar por um objetivo. Também em entrevistas o ator revelou que tendo crescido em um ambiente supersticioso fez com que ele sempre buscasse a razão e a lógica das situações, o que o levou a constantes conflitos no colégio e na adolescência.

"Noah´s Ark"

Sonhando em se tornar ator, Paul mudou-se para Hollywood aos 19 anos de idade onde estudou na Pasadena Playhouse. Começou a atuar em pequenos papéis para o cinema e para a TV. Esteve em episódios de séries como "The Lone Ranger", "Patrulha Rodoviária/Highway Patrol", "Dragnet" e "As Aventuras do Superman", até chegar a estrelar sua primeira série, "Noah´s Ark", a qual teve apenas uma temporada com 26 episódios entre 1956 e 1957. A série narrava o dia-a-dia de dois médicos em um hospital veterinário.

A partir daí, Paul começou a pegar papéis maiores em participações em séries como "Corda Bamba/Tightrope", "M Squad", "Men Into Space", "Hawaiian Eye", "Death Valley Days" e "Procurado Vivo ou Morto/Wanted Dead or Alive". Também teve participações semi-regulares na série "Contra-Espionagem/Five Fingers", estrelada por David Hedison.

"Cidade Nua"

O sucesso veio com "Cidade Nua", versão para a TV do filme noir "Naked City". A série trouxe para a TV o primeiro drama policial psicológico no qual apresentava histórias que tentavam equilibrar o ponto de vista policial, o do criminoso e das vítimas. Paul entrou no elenco da série em sua segunda temporada, substituindo James Franciscus, mas interpretando um personagem diferente, o detetive da polícia Adam Flint.

A baixa audiência conquistada pela primeira temporada que apresentava episódios de meia-hora, fez com que o canal decidisse cancelá-la. Mas um dos anunciantes uniu-se aos produtores e convenceram o canal a trazer a série de volta com episódios de 51 minutos de duração.

"Inferno nos Céus"

Inspirada em casos reais e com uma narrativa semidocumental, a série conquistou seu público e a crítica sendo produzida com um total de quatro temporadas entre 1959 e 1963 e 138 episódios. Ela foi responsável em lançar a carreira de dezenas de atores que mais tarde fariam sucesso em Hollywood como Dustin Hoffman, Robert Redford, George Segal, John Voight ou Martin Sheen.

Após "Cidade Nua", Paul estrelou a série "Inferno nos Céus/12 O´Clock High", na qual interpretou o Capitão Joe Gallagher entre 1964 e 1967. Situada durante a 2ª Guerra Mundial a série acompanhava o dia-a-dia de um esquadrão estacionado na Inglaterra em missões de bombardeio na Alemanha.

"Havaí 5-0"

Entre estas duas produções e posteriormente, o ator também teve participações em séries como "Combate", "Dr. Kildare", "Os Novatos/The Rookies", "Impacto/Thriller", "Marcus Welby", "Shaft", "Centro Médico/Medical Center", "Police Woman", "Têmpera de Aço/Ironside", "Mannix", "Harry O", "Casal McMillan/McMillan and Wife", "Petrocelli", "Novos Centuriões/Police Story", "Starsky & Hutch", "As Panteras/Charlie´s Angels", "Havaí 5-0", "Hospital/Trapper John M.D.", "O Barco do Amor/Love Boat", "Vega$", "Carro Comando/T.J. Hooker", "A Ilha da Fantasia/Fantasy Island", "Assassinato Por Escrito/Murder She Wrote", "Magnum", "Hotel", "Cagney & Lacey", "Columbo" entre muitas outras.

"O Vale das Bonecas"

Na década de 80 teve participações em "Dinastia" e em "Santa Barbara". O ator fez poucos trabalhos no cinema tendo participado de filmes como "O Vale das Bonecas/The Valley Dolls" e a primeira versão de "Crown - O Magnífico/Thomas Crown Affair".

Em 1979 ele casou-se pela segunda vez com a atriz Lyn Peters que conheceu durante as filmagens de "Inferno nos Céus". O ator já tinha três filhos de um primeiro casamento com Peggy Pryor.

Em 1989 ele foi acusado e indiciado, juntamente com um promotor, um advogado e um empreendedor imobiliário, de extorsão e cumplicidade de uma operação de jogo. O julgamento realizado em New Orleans durou cinco semanas e foi amplamente divulgado pela mídia na época. Burke e mais um dos acusados foram absolvidos e os demais condenados.

Paul Burke aposentou-se alguns anos depois, em meados dos anos 90, passando a dedicar-se à família e à viagens. Ele era avô da atriz Alia Shawkat, a Mae de "Arrested Development".

"Cidade Nua"



"Inferno nos Céus"

Comentários

Nelio. P. Novaes disse…
No seriado "Cidade Nua", havia dois parceiros do detetive Adam Flint: um era o detetive Frank Arkaro, interpretado por Horace Mcmahon. O outro não lembro os nomes(personagem/ator). Só lembro que era meio calvo e só andava de terno escuro.
marcos disse…
A primeira fase da série chamou-se "Passos da Lei",com John McIntire e James Franciscus.No Brasil,a série foi apresentada por Nídia Lúcia.Tendo sido McIntire dublado por Rogério Márcio.A série foi exibida na TV Record e Tupi.Já na segunda fase, foi estrelada por Horace McMahon(dublado por Walter Guedes),Paul Burke(dublado por Wilson Ribeiro)e Nancy Malone(dublada por Rita Cléos).A série passava em horário que hoje é tido como "nobre",às 21:30hs.Fez muito sucesso e chegou a ganhar o prêmio "Emy"(o maior prêmio da TV americana.Excelente trilha sonora de Billy May e Milton Raskin.O ator que o Nélio faz referência, é John McIntire(o pai do mestiço Elvis Presley,no enesquecível "A Estrela de Fogo").

Postagens mais visitadas deste blog

Gravidez nas Séries de TV

Monk dá Adeus ao Público (com adendo)

Johnny Palermo (1982-2009)