Daniel Boone Completa 45 Anos


A idéia de retratar o lendário pioneiro americano, surgiu quando a NBC demonstrou interesse em reaproveitar Davy Crockett, uma série de filmes da Disneylândia estrelados por Fess Parker. A Disney, porém, preferiu não comprometer o personagem que fora um sucesso nos anos 50. A 20th Century Fox Television satisfez o desejo da rede, recriando a vida de outro herói marcante, desta vez vindo do Kentucky.


Em uma época quando boa parte dos Estados Unidos ainda era despovoada e selvagem, havia muito a ser desbravado. Então, por volta de 1770, Daniel Boone (Fess Parker) saiu em caravana até o Kentucky, onde criou a comunidade de Boonesborough e estabeleceu-se com a esposa Rebecca (Patricia Blair) e seus dois filhos, Israel (Darby Hinton) e Jemima (Veronica Cartwright), e não 10 como na realidade.

Fess Parker e Patricia Blair

Darby Hinton com sua mãe, Marilyn Hinton

Veronica Cartwright

História e ficção, se aproximaram com relação à personalidade, pois assim como o verdadeiro, o da série era um homem de ação capaz de lutar com punhos, mosquetes e facas para defender a si, a família e os amigos. Além dos frequentes conflitos com índios, Daniel também lutava pela liberdade do país, secretamente envolvendo-se em missões contra os ingleses.


Nesses momentos difíceis, Daniel sempre podia contar com seu melhor amigo Mingo (Ed Ames), o cherokee com diploma da Oxford. O personagem cativou tanto o público, que Ames costumava receber mais correspondência dos fãs do que Parker. Também a seu lado estava o velho taberneiro Cincinnatus (Dallas McKennon).

Ed Ames como Mingo, no centro

Cincinnatus

Ao longo de suas 6 temporadas, Daniel ainda teve a companhia de outros parceiros esporádicos, como o jovem Jericho (Robert Logan), os ex-escravos Gabe (Rosey Grier) e Gideon (Don Pedro Colley), e o caipira Josh (Jimmy Dean), tendo recebido a visita de uma legião de rostos conhecidos, entre eles, Kurt Russell, Cesar Romero, Edward Mulhare, Kevin Hagen, Gary Conway, Dick Sargent, Michael Rennie, James Doohan e Peter Graves.

Daniel e Gideon

Daniel com Gabe e Josh

Quando a série estreou dia 24 de setembro de 1964, ela já tinha a seu favor uma campanha promocional, consistindo de produtos diversos, como lancheiras, gibis, brinquedos e facas de borracha, que as crianças por todo o país podiam adquirir nas lojas. O sucesso foi instantâneo.

propaganda da NBC e da loja Macy's


Apesar disso, houve críticas contra aspectos considerados historicamente incorretos. O verdadeiro Boone, por exemplo, não usava um chapéu de pele. A série, contudo, nunca teve a pretensão de retratar com exatidão a vida de Daniel Boone ou a história do Kentucky, e sim proporcionar um programa familiar ao público.


Pouco depois do encerramento de Daniel Boone, Fess Parker, que tinha direito a 30% dos lucros da série, abandonou a profissão de ator. Atualmente, ele é proprietário do vinhedo Fess Parker’s Winery & Vineyard e da pousada Fess Parker Wine Country Inn & Spa. Para saber o que as empresas de Parker oferecem, visitem a página oficial.

Fess Parker e Ed Ames

Enquanto isso, relebrem a série, assistindo a uma das aberturas.


abertura e créditos, 1968

Letra de Vera Matson e música de Lionel Newman

Daniel Boone was a man,
Yes, a big man!
With an eye like an eagle
And as tall as a mountain was he!
Daniel Boone was a man,
Yes, a big man!
He was brave, he was fearless
And as tough as a mighty oak tree!
From the coonskin cap on the top of ol' Dan
To the heel of his rawhide shoe;
The rippin'est, roarin'est, fightin'est man
The frontier ever knew!
Daniel Boone was a man,
Yes, a big man!
And he fought for America
To make all Americans free!
What a Boone! What a doer!
What a dream come-er-true-er was he!

Comentários

Unknown disse…
tô velha mesmo HAHAHAHAH
ainda me pego cantarolando a música

recordar é viver \o/
Anônimo disse…
saudades do seriado de daniel boone,quando eu ainda criança não perdia um dia...tempo bom que não volta mais.Seria tão bom se algumcanal passase novamente...sandra caravalho.
Anônimo disse…
tenho 2 filhos daniel de 23 e rebe aca de 20 anos em homenagem ao seriado daniel boone.
Jean disse…
Não entendi porque não colocaram nesse vídeo o tema original da abertura!
Unknown disse…
Adoro Daniel Boom! Lembro de sua reprise na decada de 80 e sempre que posso, acesso o YouTube e mudo-me Para as Montanhas do Kentucky...rsrs
Em 1970, Eu tinha acabado de chegar em Simõs Filho/BA, visto que eu não tinha parentes próximos em Aracaju (capital). E, meus pais queriam dar um bom estudo (formatura).
Morei lá por muito tempo (começo de adolescência).
Gostei muito dessa série.
A novela desta época foi 'Cavalo de Aço', a melhor até hoje. Com Tarcísio Meira e Glória Menezes; e o foco era a luta contra a grilagem de terras. Muito tiroteio.
Véu disse…
Não me recordo muito, pois era muito criança, mas lembro de algumas imagens. Passa hoje no ano de 2020 na TV Brasil, meu esposo lembra bastante e assisti sempre que pode. 👏👏👏👏👏👏
Unknown disse…
Daniel Bom e a bela Rebeca foram com Mingo um exemplo de sendo d justiça provincianismo exemplo para minha geração Fase Park e Patrícia Blazer descansem em paz Mingo muitos anos vida minha geração agradeçe eu sou o Animato Rodolfo d São José dos Campos São Paulo

Postagens mais visitadas deste blog

Gravidez nas Séries de TV

Johnny Palermo (1982-2009)

Monk dá Adeus ao Público (com adendo)