terça-feira, 9 de junho de 2009

Mad Men e a Questão dos 2 minutos

Há algumas semanas começou uma disputa entre os produtores da série "Mad Men" e o canal que a exibe AMC. O motivo da discórdia era a decisão do canal em diminuir dois minutos do tempo de duração de cada episódio da série para acomodar dois minutos a mais de comerciais.

Mas, não contavam com a reação do produtor e criador da série Matthew Weiner. Extremamente meticuloso com relação à detalhes da trama, ele não aceitou o corte.

A solução encontrada agora pelo canal para satisfazer a todos os interesses foi extender dois minutos da grade de programação dedicada à série. Ou seja, ao invés de cortar o tempo de exibição da trama, o canal irá ultrapassar o horário limite da grade da série, que é às 23h.

Cada episódio da série tem um total de 47 a 48 minutos, diferenciando da maioria das séries que trazem uma duração entre 44 e 45 minutos. O tempo de duração de "Mad Men" corresponde ao período dos anos 80, quando as séries tinham em média este tempo. Até os anos 70 ficavam entre 50 e 51 minutos. Os tempos de duração foram diminuindo ao longo dos anos para poder acomodar mais propagandas no horário de cada série.

Weiner e o canal AMC tiveram problemas no final da segunda temporada da série quando chegou a hora de renovar os contratos. O produtor pediu um aumento que o canal considerou muito alto, chegando a cogitar a possibilidade de trocar de produtor. Após várias semanas de impasse, o acordo foi fechado. Apontando a crise econômica e o alto custo de produção da nova temporada, o canal procurou angariar um maior número de anunciantes.

A série tem se mantido graças à qualidade do desenvolvimento de roteiros e a resposta da crítica. Este é um dos programas mais lucrativos do canal. Em maio, a Cablevision, parceira da AMC, anunciou que "Mad Men" gerou um lucro de 20 milhões de dólares no último quadrimestre, enquanto que a subsidiária Rainbow Media divulgou um aumento de 7.6% na venda de espaços comerciais.

De acordo com o Variety, Weiner se disse gratificado com a decisão do canal por considerar uma atitude que equilibra a qualidade criativa com as questões administrativas.

Assim, com exibição prevista entre os horários de 22h e 23h02 minutos, a terceira temporada da série tem início previsto para o dia 16 de agosto.

Nenhum comentário:

Copyright@ 2006-2010 - Revista TV Séries. Textos com seus direitos reservados.