Giro Pelo Mundo: África

Já faz algum tempo que prometi falar sobre séries que estão sendo produzidas fora do eixo EUA-UK-Brasil. Para tanto já comentei várias vezes sobre séries canadenses e vez por outra menciono alguma produção européia.

Agora espero conseguir manter estes posts com mais regularidade sob o título de "Giro pelo Mundo", trazendo informações sobre séries que se destacam em outros países. Para os arquivos do Blog estes posts continuarão a ser marcados com tags referentes aos países tratados. Como este que entrará na seção "Séries África".

Escolhi começar pelo continente africano porque hoje a revista da TV do jornal O Globo publicou uma matéria muito interessante sobre o trabalho da ONG americana Search for Common Ground. Trata-se de uma organização que utiliza a teledramaturgia como instrumento para reduzir tensões sociais através da propagação das diversas ideologias e opiniões que são percebidas no continente, na expectativa de fazer a população compreender e aprender a lidar com as diferenças.

Através da ONG em associação à Media Focus on Africa Foundation, de Nairobi, foi produzida a série queniana "O Time", que estreou no dia 21 de maio pelo canal Citizen. Orçada em 25 mil dólares, a primeira temporada tem 26 episódios encomendados. A produção tem como base fundos do Department for International Development - DFID do Reino Unido. Tanto os roteiristas quanto os atores são do Quênia. A produção executiva está a cargo de Deborah Jones, americana que trabalhava em Hollywood e largou tudo para unir-se à ONG, e de Mburugu Gikunda.

A série apresenta ao público a formação e os treinos de um time de futebol chamado Imani (que no dialeto local significa "fé"). As histórias giram em torno de sete membros do time que vieram de tribos e classes sociais diferentes. Eles precisam se unir e trabalhar juntos para que o time possa se classificar e vencer um importante torneio de futebol.

O objetivo da ONG é produzir versões desta série em outros dez países da África, Ásia e Oriente Médio, como Marrocos, Serra Leoa e Egito. Em agosto já está prevista a estréia da versão preparada para a Costa do Marfim, através do canal estatal RTI.

A ONG Search for a Common Ground surgiu em 1982. Sediada em Washington, ela foi criada por John Marks com o objetivo de mudar a forma como o mundo lida com os conflitos, compreendendo e aceitando as diferenças. Inicialmente focada nas relações entre Estados Unidos e antiga União Soviética, ao longo dos anos a ONG estendeu suas atividades para 18 países, dos continentes africanos, asiático, europa oriental e oriente médio.

Além da televisão, a ONG produz programas para o rádio além de manter um periódico sobre suas atividades.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gravidez nas Séries de TV

Monk dá Adeus ao Público (com adendo)

Sensitive Skin, Remake Canadense de Série Inglesa