Falecimentos

Edward J. Lakso (1933-2009)
Roteirista, produtor, compositor e letrista, também conhecido como Ed Lakso, falaceu no dia 23 de maio aos 76 anos de complicações decorrentes do mal de Parkinson.

Tendo trabalhado por quatro décadas, Lakso é considerado um dos ícones da televisão americana. Mentor de nomes como Gene Levitt ou Aaron Spelling, Lakso é mais conhecido como o produtor da série "As Panteras", para a qual escreveu 25 episódios, produziu 28 e compôs música para dois episódios.

Cantor de ópera e pianista, Lakso iniciou seus trabalhos na TV nos anos 60 como roteirista de séries. Entre aquelas na qual trabalhou estão "Perry Mason", "Laramie", "Meus Três Filhos/My Three Sons" (também conhecida como "Meus Filhos e Eu"), "Aventuras no Paraíso", "Infeno nos Céus/12 O´Clock High", "Os Destemidos/I Spy", "Dr. Kildare", "Combate", "Laredo", "Os Guerrilheiros/Garrison´s Gorillas", "James West", "Ratos do Deserto/The Rat Patrol", "Jornada nas Estrelas", "Big Valley", "Havaí 5-0", "F.B.I.", "O Homem de Virgínia/The Virginian", "O Carro da Morte/Bearcats!", "Mannix", "Barnaby Jones", "Missão: Impossível", "O Mágico", "Petrocelli", "Cyborg - O Homem de Seis Milhões de Dólares", "Planeta dos Macacos", "Baretta", "Arquivo Confidencial", "SWAT", "Starsky & Hutch - Justiça em Dobro", "Duro na Queda/The Fall Guy" e "Águia de Fogo/Airwolf", entre outras.

Michael Ross (1920-2009)

Roteirista e produtor, Michael Ross, também conhecido como Mickey Ross, faleceu aos 89 anos no dia 26 de maio em Los Angeles de complicações provenientes de um derrame e uma parada cardíaca.

Ross iniciou carreira na televisão na década de 70. Entre seus primeiros trabalhos estão roteiros para o "The Garry Moore Show" e "The Martha Raye Show". Depois veio "Chico and the Man". Mas o sucesso veio com "Tudo em Família/All in the Family", com a qual recebeu um prêmio Emmy por melhor roteiro em 1973. É dele o famoso episódio em que Sammy Davis Jr. beija Archie (Carroll O´Connor). Pouco depois passou a escrever para sua spinoff, "The Jeffersons", sobre uma família afro-americana que vai morar em um bairro de classe média alta.

No final da década de 70 Ross era roteirista, produtor e diretor de "Um é Pouco, Dois é Bom e Três é Demais/Three´s Company", versão americana de série inglesa. Também foi produtor e roteirista das duas spinoffs dasérie, "The Ropers" e "Three´s a Crowd".

Ross e sua esposa, Irene Ross, fundaram o Michael e Irene Ross Program in Jewish Studies no City College of New York.

Mort Abrahams (1916-2009)

O produtor faleceu no dia 28 de maio vítima de causas naturais aos 93 anos de idade.

Produtor associado dos dois primeiros filmes de "O Planeta dos Macacos", um dos responsáveis pelo roteiro de "De Volta ao Planeta dos Macacos", Abrahams é mais conhecido como o produtor da série "O Agente da U.N.C.L.E.".

Mort iniciou sua carreira de produtor com a série "Tom Corbett, Space Cadet", em 1950, uma das séries de ficção infantil que influenciaria "Jornada nas Estrelas". Ao longo da década, ele viria a produzir outra série de ficção, "Tales of Tomorrow", que contou com participações de atores como Joanne Woodward, Rod Steiger e Paul Newman. Depois vieram as séries "The Third Man", e o teleteatro "General Electric Theater", entre outras. Nos anos 60 Mort produziu episódios de séries como "Rota 66" e "O Agente da U.N.C.L.E.".
No cinema, foi produtor de filmes como "O Fantástico Dr. Doolitle", "Adeus Mr. Chips", entre outros.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Monk dá Adeus ao Público (com adendo)

Gravidez nas Séries de TV

Johnny Palermo (1982-2009)