O Fim de ER Traz Problemas Para a NBC

Parte do elenco original de "Plantão Médico"

"Plantão Médico/ER" chega ao fim esta noite nos EUA após 15 temporadas, com a exibição de seu último episódio, o qual trará de volta personagens que fizeram parte da história da série.

Quando surgiu em 1994, a produção rapidamente se transformou em uma das maiores audiências do canal que ainda tinha sucessos como "Seinfeld", "Friends", "Frasier", "Mad About You", "Lei e Ordem" e Homicide: Life on the Street", série policial que abriu caminho para "Nova Iorque Contra o Crime/NYPD Blue". Em conjunto com "Plantão Médico/ER", estas séries transformaram o canal NBC em uma das mais importantes emissoras da época, o que foi traduzido com altos custos nos espaços comerciais.

Uma a uma as séries foram embora. Chegaram ao limite de seu tempo de vida. Sobraram "ER" e "Lei e Ordem", a qual enfraqueceu ao lançar franquias que dividiram seu nível de audiência. Outras séries surgiram em outros canais, a TV a cabo cresceu, além de outras formas de entretenimento, como o DVD, os games, ou a Internet, que atraíram o interesse do público. A NBC caiu da preferência do público. "ER" era uma de suas maiores audiências, ainda hoje, conquistando uma média de 10.5 milhões de telespectadores.

Uma audiência baixa para a série que manteve uma média de 30 milhões de telespectadores em seus prineiros anos. Perdeu público quando George Clooney deixou o elenco, e, depois disso, nunca mais conseguiu se recuperar na audiência, embora tenha conseguido manter um nível bom.

A programação da NBC perde hoje um de seus últimos programas tradicionais, ficando apenas "Lei e Ordem" e o programa humorístico "Saturday Night Live". De uma década para cá, a NBC se caracterizou por exibir séries de longa duração, sem investir em novas idéias a cada temporada, explorando temas e fórmulas já testadas e aprovadas, seja por ela, seja por outros. Talvez o canal da TV aberta que mais investe em inovação seja, ainda, a Fox. Esta surgiu com este propósito o qual vem mantendo, apesar dos altos e baixos inerentes à área do entretenimento televisivo.

Mas não foi sempre assim. A NBC foi a que mais investiu no desenvolvimento da televisão. Desde o surgimento da idéia de se ter um aparelho que transmitisse imagem e som de um local ao outro - um rádio com imagens - até uma variedade de programação que atendesse os interesses de vários segmentos de público. Apoiando-se em programas com roteiros inteligentes, que, ao mesmo tempo, conquistavam popularidade e crítica, o canal cresceu.

Mas dos anos 90 para cá, acomodou-se no sucesso repentino que conquistou com as séries já mencionadas, todas de longa duração. Para cada uma que terminava, nenhuma outra tomava seu lugar. Executivos foram trocados ao longo dos anos, mas o resultado foi negativo.
Com a partida de "ER", o canal fica apenas com "Heroes" como carro chefe e mesmo assim, apesar do sucesso que esta série faz na Internet, na televisão sua audiência se mantém na média de 10 milhões de telespectadores. Também faz parte da grade séries como "The Office", que nesta temporada vem alcançando uma média de 10 milhões mas ainda não se tornou de fato popular, "Medium", que vem mantendo a média dos 10 milhões, mas está abaixo da popularidade de "The Office", e "30 Rock", que tem apoio da crítica mas não do público.

A audiência destas séries estão na média das exibidas em outros canais. Ainda assim, os demais apresentam em sua grade mais de uma série de grande repercussão junto ao público. A exemplo da ABC com "Desperate Housewives", "Lost", "Brothers and Sisters" e "Grey´s Anatomy". Ou a CBS com "NCIS", "The Mentalist", "Two and a Half Men" e "CSI". A Fox se defende com "Os Simpsons", "Uma Família da Pesada", "House" e "Fringe". Já a CW, apesar do nível baixo de audiência para uma TV aberta, mantém grande popularidade com suas séries, tendo em vista ser um canal dirigido à faixa etária jovem. É dele séries como "Gossip Girl", "Smallville", "Supernatural", "90210" e "One Tree Hill". Mencionando apenas as séries, deixando de lado os programas reality.


A grande expectativa do canal NBC para esta temporada era "Kings", versão moderna da história bíblica do Rei Davi. Mas a resposta da crítica e do público pode levar a série para o cancelamento. A lista de pilotos para a próxima temporada não empolga e pela forma como a mídia vem divulgando cada passo da pré-produção de "Parenthood", esta parece ser a aposta do canal. Sendo que tem como base um filme de sucesso, mas já é a segunda tentativa de se produzir uma série.

Com o fim de "Plantão Médico/ER", quem vai tomar seu lugar na grade do canal, fazendo companhia à "Heroes"?


Comentários

Diego Amorim disse…
Fernanda, acho também uma pena a NBC encontrar-se nesta situação de audiências minguadas, mas de certa forma isso surge para mim como uma boa vingança ao canal pela forma como ele tratou séries "veteranas" da grade, canceladas sem final como Crossing Jordan (que apesar de não deixar ganchos, também não finalizou nada em seu final), Las Vegas e American Dreams.
Estou acompanhando Kings e acho a série fantástica e extremamente interessante! Será uma grande pena se for cancelada, pois talvez com o marketing correto e alguns ajustes, o programa poderia aos poucos conquistar popularidade.
Rafa Bauer disse…
Para dizer a verdade, acho a NBC é a emissora que investe mais em roteiros inteligentes. A CBS só quer saber de séries de investigação insossas. A Fox não inova muito, apesar de tentar de maneira mal sucedida nesta temporada com Dollhouse. A ABC também não traz nada de muito diferente.

Já a NBC trouxe no últimos tempos ótimos dramas, com Studio 60 on the Sunset Street, Friday night lights e mesmo Medium. Todas essas séries têm (ou tinham, antes de ser cancelada) excelentes roteiros, para dizer o mínimo... A própria Kings, que não vi, mas ouvi falar muito bem...

Ah, e Medium é uma das melhores audiências do canal, estando acima de Heroes. O problema dela é a faixa de 18-49 anos. Mesmo assim, acho que ela vai ser renovada, porque a NBC não tem coisa com muito mais audiência que Medium não, mesmo na faixa 18-49.
Fernanda Furquim disse…
oi Rafa, sim, a NBC sempre foi a que mais investiu em textos inteligentes, como dito no post, mas não tem investido em séries que tenham alguma inovação, ou abordagem que poderia ajudar na duração da série. Haja visto as produções mencionadas.

As séries que você mencionou, embora se mantenha no aspecto roteiro inteligente, não são novidades ou inovações em seus gêneros. Desta forma, a emissora precisaria ter apostado nas produções, dando mais tempo para que elas caíssem no agrado do público. O que não fizeram, mas parecem estar fazendo com 30 Rock.

Medium está na casa dos 10 milhões de telespctadores, em média. Mais ou menos regulando com a grande maioria das séries.

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