Conheça Sons of Anarchy

A série "Sons of Anarchy" estréia no dia 3 de setembro pelo canal a cabo FX, uma divisão da 20th Century Fox Television. O canal foi criado em 1994 voltado para uma programação essencialmente masculina. Agora, com "The Shield" encerrando sua carreira, a expectativa é que "Sons of Anarchy" tome seu lugar na preferência do mesmo público.

A nova produção foi criada por Kurt Sutter, um dos roteiristas de "The Shield", que aponta "A Família Soprano" como sua principal referência. O autor também indica a peça "Hamlet" na composição da principal família da série. No entanto, críticos que assistiram aos dois primeiros episódios não acreditam que esta série conseguirá chegar ao nível da sua referência.

Na história temos os membros do Sons of Anarchy Motorcycle Club, conhecidos pela sigla SAMCRO ou SOA. Clay Morrow é o líder que mantém seus membros separado do convívio normal com a comunidade, resolvendo seus problemas como um verdadeiro poderoso chefão. Com intimidações e atos violentos, Clay é temido e respeitado pelos membros que vivem uma vida dupla. Durante o dia assumem seus trabalhos oficiais na indústria local, mas por trás desta vida aparentemente pacata, eles são responsáveis em traficar armas ilegais e vendê-las às gangues e ao tráfico do narcotráfico comandados por gangues afro-americanas. Com isso, a gangue de motociclistas conseguem manter a gangue do narcotráfico longe de sua pequena e pacata cidade. O principal inimigo dos membros do Sons of Anarchy não é a polícia ou o FBI, mas os Nords, uma gangue de supremacia branca comandada por Ernest Darby.

O grupo de motoqueiros compõe uma sociedade alternativa formada por ex-veteranos do Vietnã que um dia foram orgulhosos do país em que viviam, respeitavam seu governo e lutaram por seu país, mas ao retornarem da guerra perceberam que não faziam mais parte do país em que os EUA havia se transformado. Considerados criminosos e tratados como membros perigosos da sociedade, eles se afastaram e criaram seu próprio ambiente, sua própria sociedade, longe do sonho americano. Assim, são auto-suficientes, apóiam-se uns nos outros, limpam as arestas soltas, fecham o cerco quando a situação parece fora do controle e mantém um único líder no poder, o qual treina seu filho para substituí-lo.

A produção recebe orientações de membros de gangues reais de motoqueiros de Oackland (cuja identidade não é revelada) que prestam assessoria nos roteiros e na composição dos personagens. A idéia é trazer para a trama uma forma de discutir as questões sociais e políticas de diferentes formas de governo: o oficial, que reina pela democracia, e o clandestino, que reina pelo absolutismo.

Em paralelo às questões políticas e criminais, está a trama que se desenvolve pelo elenco feminino, dentro da família do líder da gangue. Gemma Teller Morrow (Katey Sagal, esposa de Kurt Sutter e atriz das séries "Um Amor de Família" e "8 Simple Rules"), é a esposa de Clay (Ron Pearlman, de "A Bela e a Fera"), que é apontada pelo autor como a versão feminina de Tony Soprano. Ela seria a mola mestra por trás da gangue de motoqueiros, a pessoa que consegue manter todos unidos. Gemma é a viúva do fundador da gangue, que após a morte do marido casou-se com Clay.

Seu filho do primeiro casamento é Jax, apelido de Jackson Teller (Charlie Hunnan), casado com Wendy (Drea de Matteo, a Adriana de "A Família Soprano"), com quem Gemma não se relaciona muito bem. Jax e Wendy têm um filho, o herdeiro do "trono" da gangue Sons of Anarchy. Mas, o herdeiro nasceu com um defeito no coração, motivo que leva as duas mulheres a viverem constantes conflitos. Uma terceira mulher, a Dra. Tara (Maggie Siff, a Rachel de "Mad Men") também criará problemas para Gemma quando bate de frente com sua força e determinação em decidir o que é melhor para seu neto.

O projeto desta série surgiu há dois anos quando Kurt Sutter teve a idéia de explorar este universo composto por motoqueiros, famosos nos EUA por conviverem em grupos, formando gangues, embora nem todos sejam gangues que lidam com atividades ilegais. Um dos Reality Shows do momento que tem conquistado uma audiência cativa é "American Chopper", de 2003, justamente um programa voltado para parte deste universo, mostrando os bastidores de uma empresa de motos.

Sutter ofereceu a série primeiro para o canal HBO, mas após dar continuidade ao projeto o canal decidiu tirar dos créditos Sonny Barger, ex-membro do Hell´s Angels, que também prestava assessoria para o projeto. Com este corte, eliminava também o 1% de lucro que Barger tinha sobre a série. O canal foi processado e em função disso desistiram do projeto. Sutter levou-o então ao canal FX com o qual tinha trabalho com "The Shield". Sendo o perfil do canal e tendo o projeto já sido desenvolvido, o canal tocou a proposta adiante. Ao contrário da super-produção de "The Shield", "Sons of Anarchy" terá um acabamento mais modesto, voltado à estética dos filmes independentes.

São 13 episódios iniciais que ainda traz no elenco os atores Mark Boone Jr., Kim Coates, Tommy Flanagan, William Lucking, Ryan Hurst, Theo Rossi, Jonhnny Lewis, Sprague Grayden, Dayton Callie, Tayler Sheridan, Jay Karnes, Mitch Pileggi e Emílio Rivera. "Sons of Anarchy" deverá enfrentar a concorrência de séries como "Dirty Sexy Money", "C.S.I.: NY", "South Park" e "Lipstick Jungle".

Michael Parks em "Then Came Bronson"

Até este momento nenhuma série de TV desenvolveu sua trama em torno deste universo. Muito embora os motoqueiros já tenham sido introduzidos em episódios de séries, especialmente nos anos 60, quando o filme "Easy Rider" fez sucesso no cinema. Vistos em geral como vagabundos ou arruaceiros, estes personagens eram apresentados em comédias como "Jeannie é um Gênio", ou dramas, como "Mod Squad".

Uma das poucas tentativas em trazer este personagem para a trama central foi com "Then Came Bronson", produzida entre 1969 e 1970 com um total de 26 episódios para a rede NBC. Estrelada por Michael Parks, a série originou-se de um telefilme, narrando a vida de Bronson, um jornalista que entra em depressão quando seu melhor amigo (interpretado por Martin Sheen) comete suicídio. Ele então decide largar tudo, pega sua Harley-Davidson 1968 e parte para uma busca do sentido da vida, passando de cidade em cidade. Visto como vagabundo ou bandido, ele acaba se envolvendo nos problemas alheios, desde jovens que fogem de casa até o relacionamento de pai e filho em uma comunidade Amish.

Entre participar de corridas de motos e pregar discursos pacifistas, a série foi muito criticada por apresentar um motoqueiro na televisão semanalmente quando membros do Hells Angels chegavam às manchetes dos jornais com histórias relacionadas à violência e ao crime. O discurso pacifista que se aliava aos prostestos contra a Guerra do Vietnã também não foram bem recebidos por membros da sociedade que viam o conflito armado como uma atitude patriótica.


Comentários

Anônimo disse…
Sem dúvida é a série que aguardo com maior ansiedade ;)

Beijos!
Paulo disse…
Fiquei completamente rendido ao ver o primeiro episódio. Esta série tem tudo para se tornar uma grande série de culto. Espero não estar enganado :)

Postagens mais visitadas deste blog

Gravidez nas Séries de TV

Monk dá Adeus ao Público (com adendo)

Johnny Palermo (1982-2009)