Os Problemas do Canal CW
Há poucos dias os produtores de "90210", spinoff de "Barrados no Baile", juntamente com o canal CW provocaram a "ira" dos críticos americanos ao anunciar que não disponibilizariam os primeiros episódios da série para avaliação crítica. Este é um procedimento normal, chamado de "screeners", através do qual jornalistas que escrevem em jornais, revistas e colunas de entretenimentos recebem com antecipação episódios de séries, ou temporadas, que ainda vão estrear, para poder publicar suas matérias.
Apesar de ter divulgado que sua decisão foi para estimular ainda mais a curiosidade do público (o que tem fundamento), ela também evita que episódios caiam na Internet como preair. Também evita que possíveis boicotes ao seu conteúdo sejam feitas por órgãos que visam a moralização de séries e programas exibidos na TV. Mas, apesar de sua decisão, o canal foi forçado a liberar os primeiros episódios para as agências de publicidade.
Explicando: a regra, neste caso, é enviar à grandes agências episódios iniciais de séries que ainda estão para estrear ou mesmo novas temporadas. Com este material em mãos, as agências começam a traçar o perfil da série e dos personagens principais, visando definir o tipo de cliente para cada série e personagem. Depois, eles entram em contato com as empresas que são seus clientes e "vendem" a idéia de anunciar nesta ou naquela série ou adotar um ou outro personagem que poderá ou não divulgar seu produto dentro da narrativa da série. Simples assim!
O CW esperava capitalizar anunciantes e patrocinadores apoiando-se unicamente na fama da série original, "Barrados no Baile". Mas, foi forçado a ceder e disponibilizar episódios. Assim, os episódios iniciais de "90210" foram enviados para a agência Media Information Services. A MIS é uma centralizadora de várias agências de publicidade, como a Omnicom Group's BBDO, Worldwide, WPP Group's Young & Rubicam e a Interpublic Group's McCann Erickson.
O motivo desta mudança chama-se Parents Television Council - PTC. O canal CW tem passado por grandes crises financeiras e corre o risco até de fechar "as portas". A audiência de sua programação é baixa e a necessidade de anunciantes aumenta a cada mês. No entanto, a incapacidade de elevar sua audiência promove a dificuldade em atrair anunciantes. Para piorar ainda mais a situação, o CW enfrenta uma "guerra" de poderes com o Parents Television Council - PTC. Este é um órgão não governamental que avalia o nível dos programas televisivos de acordo com a abordagem e o desenvolvimento da narrativa. Buscando manter os valores da tradicional família americana, o PTC condena todo e qualquer programa que utiliza violência, sexo, uso de drogas, palavrões, relacionamentos extra-conjugais, e relações depreciativas entre pais e filhos, entre muitas outras coisas.
A guerra entre o CW e o PTC teve início quando este útlimo condenou a produção de "Gossip Girl" por envolver adolescentes em situações de sexo, drogas, adultério e outras coisas. Uma das armas do PTC é mobilizar-se em campanha junto às agências de publicidade deixando claro sua postura em relação a determinado programa. Com isto, afugenta possíveis anunciantes, visto a força que o PTC tem junto às comunidades, em especial no interior. O boicote do PTC à "Gossip Girl" estendeu-se à série "90210", pois o órgão tem feito campanha junto às agências alertando-os a não anunciarem nesta série sem uma availação antecipada do conteúdo. Isto fez, então, com que o CW cedesse o material para as agências.
A spinoff de "Barrados no Baile" estréia no dia 2 de setembro, com muita expectativa entre os fãs do antigo programa, curiosidade dos mais novos, e esperança do canal de que esta produção possa tirá-los do vermelho. No Brasil, a Sony já divulgou ter comprado os direitos de exibição e promete estreá-la até novembro deste ano.
Apesar de ter divulgado que sua decisão foi para estimular ainda mais a curiosidade do público (o que tem fundamento), ela também evita que episódios caiam na Internet como preair. Também evita que possíveis boicotes ao seu conteúdo sejam feitas por órgãos que visam a moralização de séries e programas exibidos na TV. Mas, apesar de sua decisão, o canal foi forçado a liberar os primeiros episódios para as agências de publicidade.
Explicando: a regra, neste caso, é enviar à grandes agências episódios iniciais de séries que ainda estão para estrear ou mesmo novas temporadas. Com este material em mãos, as agências começam a traçar o perfil da série e dos personagens principais, visando definir o tipo de cliente para cada série e personagem. Depois, eles entram em contato com as empresas que são seus clientes e "vendem" a idéia de anunciar nesta ou naquela série ou adotar um ou outro personagem que poderá ou não divulgar seu produto dentro da narrativa da série. Simples assim!
O CW esperava capitalizar anunciantes e patrocinadores apoiando-se unicamente na fama da série original, "Barrados no Baile". Mas, foi forçado a ceder e disponibilizar episódios. Assim, os episódios iniciais de "90210" foram enviados para a agência Media Information Services. A MIS é uma centralizadora de várias agências de publicidade, como a Omnicom Group's BBDO, Worldwide, WPP Group's Young & Rubicam e a Interpublic Group's McCann Erickson.
O motivo desta mudança chama-se Parents Television Council - PTC. O canal CW tem passado por grandes crises financeiras e corre o risco até de fechar "as portas". A audiência de sua programação é baixa e a necessidade de anunciantes aumenta a cada mês. No entanto, a incapacidade de elevar sua audiência promove a dificuldade em atrair anunciantes. Para piorar ainda mais a situação, o CW enfrenta uma "guerra" de poderes com o Parents Television Council - PTC. Este é um órgão não governamental que avalia o nível dos programas televisivos de acordo com a abordagem e o desenvolvimento da narrativa. Buscando manter os valores da tradicional família americana, o PTC condena todo e qualquer programa que utiliza violência, sexo, uso de drogas, palavrões, relacionamentos extra-conjugais, e relações depreciativas entre pais e filhos, entre muitas outras coisas.
A guerra entre o CW e o PTC teve início quando este útlimo condenou a produção de "Gossip Girl" por envolver adolescentes em situações de sexo, drogas, adultério e outras coisas. Uma das armas do PTC é mobilizar-se em campanha junto às agências de publicidade deixando claro sua postura em relação a determinado programa. Com isto, afugenta possíveis anunciantes, visto a força que o PTC tem junto às comunidades, em especial no interior. O boicote do PTC à "Gossip Girl" estendeu-se à série "90210", pois o órgão tem feito campanha junto às agências alertando-os a não anunciarem nesta série sem uma availação antecipada do conteúdo. Isto fez, então, com que o CW cedesse o material para as agências.
A spinoff de "Barrados no Baile" estréia no dia 2 de setembro, com muita expectativa entre os fãs do antigo programa, curiosidade dos mais novos, e esperança do canal de que esta produção possa tirá-los do vermelho. No Brasil, a Sony já divulgou ter comprado os direitos de exibição e promete estreá-la até novembro deste ano.
Comentários
Muito boa a matéria, só achei que faltou incluir/repercutir a informação que a Kristin dos Santos postou esta semana. Segundo ela, o motivo pra não ter colado um screening do episódio piloto de 90210 é que ele não estava pronto até a semana passada.
Ou seja, ou o piloto estava ruim, ou a produção está atrasada...
fernanda se vc recebe esse msg e puder responde-la...e tirar esse duvida minha...