Sons of Anarchy Sofre Processo de Plágio
Chuck Zito, líder do New York City Hells Angel, um clube de motoqueiros, e ator da série "Oz", na qual interpretou o personagem Chucky Pancamo, entrou com um processo contra o canal FX no dia 15 de junho alegando que suas ideias foram utilizadas como base para o desenvolvimento da série "Sons of Anarchy".
Zito teria desenvolvido em 1998 o projeto de "Nomads", posteriormente batizado de "The Wild Angels", o qual foi apresentado a representantes do canal FX em 2003, em encontro arranjado pela agência ICM. A história girava em torno de um clube de motoqueiros foras da lei, tendo como protagonistas o líder e sua família. Os episódios girariam em torno dos conflitos entre os membros do clube e seus rivais, bem como com representantes da lei.
O canal teria demonstrado interesse no projeto, mas o abandonou em 2003. Mais tarde, em 2006, o FX teria começado a desenvolver junto com Kurt Sutter, produtor executivo de "The Shield", um projeto sobre uma série que girava em torno de um clube de motoqueiros foras da lei. Em seu processo, Zito acusa o canal de ter entregue à Sutter (uma pessoa que não teria qualquer conhecimento prévio sobre o universo dos motoqueiros), o projeto de "The Wild Angels" para servir de base de apoio para o desenvolvimento de "Sons of Anarchy".
Em seu processo, Zito exige receber os créditos como um dos criadores da série, ser contratado para trabalhar na produção, e receber compensação financeira de 5 milhões de dólares pelo uso de suas ideias.
O canal FX não fez comentários sobre o assunto junto à imprensa, mas em declaração publicada em seu blog, Kurt Sutter nega ter tido qualquer contato com o material desenvolvido por Zito. Reconhecendo não ter conhecimento sobre o universo dos motoqueiros, Sutter declarou que criou a série com base em uma ideia, a qual foi registrada no Sindicato dos Roteiristas; tendo como apoio sua imaginação e pesquisas sobre o mundo no qual os personagens estão inseridos.
Comentários