James Gandolfini Prepara Seu Retorno Pela HBO


Famoso por interpretar Tony Soprano na série da HBO "A Família Soprano", o ator James Gandolfini negocia seu retorno em um novo projeto do canal. James deverá ser o produtor executivo da versão americana de "Taxi 0-22", série franco-canadense que será adaptada por Dave Flebotte. Ainda não há informações sobre a presença de James Gandolfini como ator.

O projeto está sendo oferecido às emissoras americanas desde 2009, quando chegamos a divulgá-lo em nossa lista de Pilotos 2009-2010. Na época, ele ainda não tinha um canal interessado, nem tão pouco contava com a presença de James Gandolfini, seja no elenco ou na produção.

Patrick Huard na série original

A série original é uma comédia de meia hora criada por François Camirand e estrelada por Patrick Huard, para o canal TVA de Montreal no Canadá. A história gira em torno de Roatien Dubois Jr. II, um motorista de táxi politicamente incorreto, que durante o trajeto entre o ponto de origem ao local de destino, trava uma conversa com seus passageiros a qual pode girar em torno de qualquer assunto. De opiniões fortes, geralmente tendenciosas e machistas, Roatien seria uma versão moderna de Archie Bunker, da série dos anos 70, "Tudo em Família". Além dos passageiros, Roatien precisa lidar com seu filho de 20 anos, que se revela gay.

"Taxi 0-22" estreou em janeiro de 2007 e já está em sua quarta temporada no Canadá. Para a versão americana, também fazem parte da equipe de produtores Mark Armstrong, Dennis Erdman, Patrick Huard e Francois Flamand, além de James Gandolfini, através de sua empresa a Attaboy Films.

Tony Ramos e Vladimir Brichta em "Faça Sua História"

A maioria dos episódios apresenta situações restritas ao ambiente do táxi, nas quais temos a câmera que capta os diálogos entre o motorista e o passageiro. É claro que esse estilo de série não é novidade, mas se a situação lhe parece familiar, é porque já deve ter assistido às séries brasileiras "Faça Sua História", produzida pela Globo, com Stepan Nercessian no piloto e Vladimir Brichta nos episódios; ou "Táxi Brasil", do canal Brasil, produção de 2001 com Marcelo Scorel; ou ainda à "Dona Santa", série dos anos 80 da Bandeirantes, com Nair Bello.

No entanto, o mais curioso disso tudo é o fato do colunista Michael Schneider, do Variety, divulgar que a série franco-canadense já tenha sido adaptada para outros países, citando o Brasil. A matéria não informa o título da série brasileira que seria uma adaptação, mas, levando em consideração o enredo e a data, parece que se trata de "Faça Sua História", exibida a partir de dezembro de 2007. O curioso é que a série brasileira não traz qualquer informação sobre uma origem canadense, muito pelo contrário, é apontada como criação de João Ubaldo Ribeiro e Geraldo Carneiro. Mas, se não for essa série, a qual produção o Variety estaria se referindo?

Abaixo, cenas de um episódio da série original em francês:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Monk dá Adeus ao Público (com adendo)

Gravidez nas Séries de TV

Johnny Palermo (1982-2009)