Super Mouse Retorna às Telas de Cinema

(clique na imagem para ampliar)

O jornal Los Angeles Times divulgou essa semana o interesse da Paramount em produzir uma filme com o herói "Super Mouse". O projeto está em desenvolvimento há alguns anos, mas até agora o estúdio não se acertou com um roteirista ou mesmo diretor. Há alguns meses o estúdio teria reiniciado a busca por profissionais que possam levar o herói para o cinema, provavelmente no mesmo formato de "Alvin e os Esquilos".

Apesar de "Super Mouse" ter se perpetuado na cultura popular através da televisão nas décadas de 50 a 80, os desenho foi originalmente lançado nos cinemas. Criado por Izzy Klein em 1942, "Super Mouse" surgiu como uma sátira ao "Superman". Fã da versão de Max Fleischer para o homem de aço, Klein criou seu herói com base nessa produção.

A primeira ideia que teve era a de uma mosca com super poderes, batizada de "Super Fly", mas o projeto foi rejeitado pelo estúdio Terrytoons, onde Klein trabalhava. Curiosamente, a ideia da mosca ressurgiu em 1965, pela ABC, com o desenho "O Mosco Heróico/Fearless Fly", dentro do programa "Milton o Monstro". O próprio dono do estúdio, Paul Terry, foi quem sugeriu à Klein a utilização de um camundongo. Assim, surgiu o curta metragem "The Mouse of Tomorrow", no qual temos um camundongo se transformando em um super herói depois de consumir em excesso todas as caixas de Super Sopa e outros do gênero, disponíveis em um Supermercado.

Seu nome era "Super Mouse", mas, após a produção de alguns curtas estrelados pelo herói, a Terrytoon se viu obrigada a alterar o nome do personagem, pois a Coo Coo Comics já publicava histórias de um Super Mouse. Assim, ele se transformou em "Mighty Mouse". No Brasil, o nome do personagem permaneceu o mesmo.

A primeira versão do herói para os cinemas

Os 150 curta metragens produzidos pela Terrytoons ao longo da década de 40 chegaram à televisão em 1955 através da CBS. As aventuras do herói foram exibidas dentro do programa "Might Mouse Playhouse", para o qual a CBS encomendou a produção de uma música de abertura. Embalando as cenas de ação editadas dos curtas de cinema, a música tema do "Super Mouse" transformou-se ao longo dos anos em um clássico da cultura popular americana.Exibidos nos sábados pela manhã, os desenhos do "Super Mouse" chegaram a conquistar 11.6 milhões de telespectadores, atingindo 45% do público alvo do horário, que era formado por crianças entre 8 e 11 anos.

Mas, 12 anos depois, os desenhos já estavam ultrapassados e exaustivamente reprisados. Acreditando que o herói poderia sobreviver por mais dez anos na TV, a CBS encomendou novos episódios, estes sim produzidos direto para a TV. Pela Filmation surgiu em 1979 "New Adventures of Mighty Mouse and Heckle and Jeckle". O programa trazia três segmentos: as aventuras do "Super Mouse", a de "Faísca e Fumaça", dois corvos que surgiram no cinema e que agora também ganhavam novas aventuras; e "Quácula", um pato vampiro.

O novo programa com o "Super Mouse" trazia três histórias com o herói a cada programa, sendo uma aventura com começo, meio e fim, aos moldes do que já tinha sido feito para o cinema; e duas, de 7 minutos cada, situadas no espaço, e que terminavam com cliffhangers. Entre as histórias, o Super Mouse ainda apresentava boletins dando dicas de como preservar o meio ambiente e se tornar um bom cidadão.

A versão do herói em "As Novas Aventuras do Super Mouse"

Criticado por sua abordagem vazia e sem graça, a série animada foi produzida até 1981, totalizando 32 episódios. Em 1986 a CBS encomendou a produção de um novo programa que recebeu o título de "As Novas Aventuras do Super Mouse/Might Mouse: The New Adventures", no qual o camundongo foi batizado de Mike Mouse, funcionário de uma fábrica, pai da jovem Pérola, por quem ele era apaixonado. Mike se transforma no Super Mouse sempre que o mundo precisa ser salvo. Seu companheiro de aventuras era o ratinho Scrappy, órfão criado nas ruas, que conhecia sua verdadeira identidade.

Com essa nova versão, os desenhos do Super Mouse recuperaram sua principal característica, a de ser uma sátira ao Superman, mas acrescentando, também, outras paródias como ao personagem "Batman", à série dos anos 50 "Honeymooners" (a qual inspirou a produção de "Os Flintstones") e até mesmo de filmes como "Viagem Fantástica". A produção também resgatou em alguns episódios, personagens criados pela Terrytoons (cujos direitos tinham sido adquiridos pela CBS), que fizeram participações especiais em alguns episódios.

As novas histórias conseguiram conquistar o público adulto, que crescera assistindo os desenhos originais do personagem, mas, o programa perdeu o público infantil, que optou pelos desenhos dos canais concorrentes. Esse fato, aliado aos constantes ataques que o programa recebia do Reverendo Donald Wildmon, que tomou para si a autoridade de exigir censura aos desenhos, o programa foi cancelado após duas temporadas com 19 episódios. No entanto, o programa ajudou a promover uma nova linha de produções animadas que surgiu na década de 90, com histórias mais cáusticas ao comportamento da sociedade.

Resta saber se a versão cinematográfica da Paramount resgatará a abordagem crítica ou se ela perpetuará a idéia de que o personagem é apenas um desenho animado infantil.

Leia também a postagem "Uma Breve História da Animação na TV".

Episódio de "Super Mouse", com história produzida para o cinema pela Terrytoons


Versão da Filmation


Abertura da última versão

Comentários

Unknown disse…
Lembro da produção de 86 ter passado no SBT, na época eu gostei muito, parecia inovador, alguma possibilidade de vocês falarem mais a respeito?
Alfonso disse…
Nunca gostei muito de Super Mouse...Acho que é porque, na época que vi esse desenho, a emissora que o exibia só passava aqueles episódios cheios de cantorias..

Super Mouse chegou a ter uma revista em quadrinhos no Brasil, publicada pela Abril,mas que durou apenas alguns números.
Unknown disse…
E a produção do Bakshi? Como você escreveu muito bem, o desenho ajudou a promover outras animações com estética semelhante, por isso que me chamou tanta atenção quando eu era criança, agora, a produção da Filmation eu não gostava muito.
Valeu pelas informações anteriores.
Fernanda Furquim disse…
Obrigada Rodger e Alfoson pelos comentários.

Rodger, por enquanto vamos ficar com as informações postadas aqui.

Sobre o Ralph Bakshi, ele foi um dos produtores responsáveis pela série "As Novas Aventuras do Supermouse", série animada dos anos 80 mencionada na postagem.

abraços!

Postagens mais visitadas deste blog

Gravidez nas Séries de TV

Monk dá Adeus ao Público (com adendo)

Johnny Palermo (1982-2009)