Rumores Indicam que os Biônicos Podem Sair em DVD

Lindsay Wagner, Kenneth Johnson e Lee Majors nos bastidores
de produção do episódio que introduziu "A Mulher Biônica"

Os fãs de "O Homem de Seis Milhões de Dólares" e de sua spinoff "A Mulher Biônica" já podem começar a contar os dias e as moedas. Após uma longa batalha judicial a Universal teria finalmente chegado a um acordo com os envolvidos. Com isso, o estúdio já pode lançar ambas produções no mercado de DVD americano.

A informação ainda não foi oficializada pelo estúdio, tendo sido divulgada pelo site TV Shows on DVD, bem como pelo site de Kenneth Johnson, responsável pela adaptação do livro de Martin Caidin, para a TV. No site de Johnson a única informação que consta é sobre "A Mulher Biônica", não há referências sobre a série estrelada por Lee Majors; quem informa que esta produção também será disponibilizada, é o site TV Shows on DVD.

As duas séries (e seus fãs) foram "vítimas" de uma longa batalha judicial pelos direitos autorais, que impediram o lançamento em novas mídias em território americano. Visto que os lançamentos no Brasil estão atrelados ao que pode sair nos EUA, nós também não tínhamos acesso às séries em DVD. Nesse período, foram lançadas as duas primeiras temporadas de ambas as séries na Inglaterra, e a primeira de "A Mulher Biônica" saiu na Alemanha, através de distribuidoras independentes. "O Homem de Seis Milhões de Dólares", também conhecido como "Cyborg", teve um total de 5 temporadas enquanto que sua spinoff, "A Mulher Biônica", teve três.

Segundo o site TV Shows on DVD, a Universal já estaria negociando uma parceria com a Time-Line para disponibilizar as séries em DVD entre 2010 e 2011. A intenção é a de lançar ambas séries completas, provavelmente remasterizada, incluindo os telefilmes produzidos nos anos 80, um dos quais tem a participação da atriz Sandra Bullock. Em seu site, Kenneth Johnson declarou que está nesse momento se preparando para gravar uma entrevista e comentários de episódios sobre "A Mulher Biônica". Os comentários serão feitos para os episódios "The Ghosthunter" e "Doomsday is Tomorrow".


"O Homem de Seis Milhões de Dólares" é uma produção que teve como base o livro "Cyborg"; na história da série, temos um astronauta reconstruído artificialmente, com a substituição de ambas as pernas, braço e olho direito, por partes biônicas. A série produzida nos anos 70 fez muito sucesso, criando um marco na televisão, especialmente quando surgiu sua spinoff, a qual deu a um super-herói de TV uma paixão eterna, que não era essencilamente platônica. Steve e Jamie se tornaram um dos primeiros casais a ter uma história contínua apresentada em duas séries e concluída nos telefilmes dos anos 80.

Sendo uma série criada por Kenneth Johnson, "A Mulher Biônica" não estava diretamente presa na disputa, mas por utilizar o mesmo universo, ter várias referências à Steve Austin, personagem do livro, e episódios que se cruzam, a spinoff de "O Homem de Seis Milhões de Dólares" também sofria restrições para ser lançada em DVD. No entanto, essas restrições não impediram a produção de um  remake em 2007, o qual somente foi possível com a alteração da história e a eliminação por completo de Steve Austin da trama.

A disputa pelos direitos autorais teve início quando a Universal, por esquecimento ou desinteresse, não renovou seu contrato com os herdeiros de Martin Caidin. Estes, então, fizeram um acordo com a produtora Dimension, por volta de 2001 ou 2002, para a produção de uma vesão cinematográfica que a princípio seria estrelada por Jim Carrey. No entanto, o projeto foi para a gaveta, mas os direitos continuaram nas mãos da Dimension. Mesmo as séries sendo produções da Universal, o estúdio teria que ter a autorização legal para lançá-las em novas mídias. E, assim, se estabeleceu a disputa pelos direitos autorais que envolveram três conflitos de interesses: os dos herdeiros de Caidin, os da produtora Dimension, e os do estúdio Universal.

Agora é torcer para que a Universal Brasil tenha piedade de nós e lance as séries com a dublagem original e opção de aúdio em inglês!

Comentários

Livio Lee disse…
Muito boa a notícia, só espero que saia aqui com a dublagem ORIGINAL, que é perfeita.
se sair no mercado brasileiro eu compraria, tenho uma versão do cyborg com a dublagem original inserida e assito sempre que posso.
Helson Alves disse…
muito bom. Foi um marco, assistia na tv Tupi.

Postagens mais visitadas deste blog

Gravidez nas Séries de TV

Monk dá Adeus ao Público (com adendo)

Johnny Palermo (1982-2009)