A História de Pompéia Ganha Nova Minissérie


Um dos projetos descartados pelo diretor Roman Polanski (antes de sua prisão domiciliar ocorrida em 2009) será transformado em minissérie. Em 2007, a Summit Entertainment anunciou durante o Festival de Cannes que produziria na Espanha um filme sobre a história de Pompéia. A produção teria como base o romance "Pompeii", de Robert Harris, publicado em 2003. O jornalista e autor do livro chegou a preparar um roteiro para o filme, mas Polanski descartou o projeto. Ele e Harris acabaram filmando "The Ghost", enquanto que "Pompéia" foi engavetado.

Agora, a produtora alemã Tandem ressuscita o projeto associando-se à americana Sony Pictures TV, à Scott Free, que pertence aos irmãos Ridley e Tony Scott, e à Peace Out Productions para transformá-lo em uma minissérie em quatro episódios. O projeto está sendo oferecido a investidores em potencial, que participam de uma feira do audiovisual realizada na Riviera francesa.

A história será novamente adaptada do livro de Robert Harris, mas não há ainda informações se o próprio autor será responsável pelo roteiro. A trama do livro envolve uma história de amor situada 72 horas antes da destruição de Pompéia, bem como a luta de Marcus Attilius, um engenheiro, que corre contra o tempo para salvar o maior número de pessoas possíveis. Não há qualquer ator envolvido ainda no projeto, o qual deverá ter a produção de Judith Verno, com distribuição da Sony nos EUA e da Tandem na Europa.

A Tandem, empresa situada em Munique, Alemanha, é a mesma produtora responsável em adaptar "Pillars of the Earth", minissérie comprada pelo canal Starz que estreia em julho nos EUA.


Se produzida, essa será a segunda minissérie a apresentar a história de Pompéia. Em 1984, a rede ABC adaptou o livro "Os Últimos Dias de Pompéia" (foto acima), de Edward Bulwer-Lytton, publicado em 1834. Considerada um dos blockbusters televisivos da época, a minissérie foi estrelada por Laurence Olivier, Anthony Quayle, Olivia Hussey, Linda Purl, Franco Nero, Lesley-Anne Down, Ernest Borgnine, Ned Beatty e Duncan Regher, que estrelaria nos anos 90 o remake de "Zorro"; entre outros atores. 


A história da cidade também é tema de uma sitcom da TV inglesa, que entre 1969 e 1975 exibiu "Up Pompeii!", criada por Talbot Rothwell e Sid Colin, sobre o dia-a-dia dos moradores de Pompéia. A produção com 16 episódios gerou três filmes: "Up Pompeii", de 1971, o qual apresentou a catástrofe que abateu a cidade; "Up the Chestity Belt", de 1971, e "Up the Front", de 1972, que narravam a vida de descendentes de alguns dos personagens da série.

Pompéia era uma cidade anexada ao Império Romano que, em 24 de agosto de 79, foi destruída pelas lavas do vulcão Vesúvio. Redescoberta em 1592, as ruínas da cidade se tornaram ponto turístico e arqueológico.

Abaixo, trecho da minissérie de 1984


Trecho da sitcom britânica

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gravidez nas Séries de TV

Monk dá Adeus ao Público (com adendo)

Johnny Palermo (1982-2009)