Os Pioneiros no TCM


Em 1974, Ed Friendly havia obtido os direitos de uma série de romances publicados por Laura Ingalls Wilder, em 1932, e estava à procura de uma rede para financiar um filme baseado nos livros. Imediatamente lembrou-se de Michael Landon, que acabara de sair de Bonanza e tinha conexões com a NBC. Landon ficou encantado com o roteiro, e sua filha, com os livros.

Procurando abordar os mesmos valores familiares de Bonanza, Little House on the Prairie contava sobre uma família de pioneiros que luta para se manter nas planícies do Kansas no período pós-guerra civil. O filme termina com a família partindo de sua casa devido a uma ordem do governo e deixou o público se perguntando sobre o destino dos Ingalls. Para responder a essa pergunta, foi criada uma série com o mesmo título e o mesmo elenco.

Na série, conhecida aqui como Os Pioneiros, os Ingalls se estabelecem em uma pequena cidade chamada Walnut Grove, em Minnesota, onde fazem diversos amigos, vencem obstáculos e emocionam o público com estórias dramáticas, tocantes, românticas ou cheias de aventura. À frente do empreendimento estava Michael Landon, que serviu como produtor executivo durante todas as nove temporadas, além de escrever e dirigir diversos episódios.

Charles Ingalls

O começo foi marcado por grandes desacordos criativos entre os dois produtores, pois enquanto Landon pensava em tratar principalmente da família, Friendly preferia manter-se fiel aos livros. Eventualmente, Friendly abandonou a série. Como Landon ficou no controle, pôde abordar temas polêmicos como vícios, racismo e elitismo. Mais tarde, em um livro intitulado Conversations with Michael Landon, o ator declarou que Friendly nunca estava presente e tentara sabotar a série.

Landon, ao contrário, tentava ao máximo ser meticuloso com os detalhes. Ele queria que os cenários e as pessoas refletissem com precisão o tempo dos pioneiros do século 19. Assim, ele pesquisou na história e procurou fotos de fazendas, escolas e igrejas para transformar as locações em Simi Valley, na Califórnia, em um retrato daquela época.

Caroline Ingalls

Landon também liderava o elenco como Charles Ingalls, um fazendeiro casado com Caroline, interpretada por Karen Grassle. O casal tinha sete filhos, quatro naturais e três adotados. Eles eram Mary (Melissa Sue Anderson), Carrie (Lindsay e Sidney Greenbush), Grace (Wendi e Brenda Turnbaugh), Cassandra (Missy Francis), James (Jason Bateman), Albert (Matthew Laborteaux) e Laura (Melissa Gilbert), personagem através do qual as estórias eram relatadas.






Enquanto os pais trabalhavam para prover o sustento da família, Mary, a filha mais velha e uma das meninas mais bonitas da cidade, se dedicava ao estudo e atraía a atenção dos garotos. Laura, a filha do meio, gostava de explorar, era destemida e não tinha medo de defender suas idéias, mesmo que isto significasse enfrentar os Olesons (Scottie MacGregor e Richard Bull) e sua terrível filha, Nellie (Alison Arngrim).



A verdadeira Laura Ingalls nasceu em 1867, no Wisconsin. Em 1868, Charles e Caroline se mudaram com Laura e Mary para as planícies do Kansas, onde a vida podia ser tanto divertida quanto difícil. Quando Laura já era uma mulher madura, ela começou a escrever um diário e, após conseguir uma editora, escreveu uma série de livros infantis abordando sua juventude na fronteira.

Ao logo das nove temporadas foram vários os personagens coadjuvantes, entre eles o Dr. Hiram Baker (Kevin Hagen), o Reverendo Robert Alden (Dabbs Greer) e Isaiah Edwards (Victor French, com quem Landon voltaria a contracenar na série O Homem Que Veio do Céu/Highway to Heaven). Vocês encontram uma lista completa do elenco na Little House Memories.

Dr. Hiram e Isaiah Edwards

Nesses nove anos de produção, as crianças cresceram e seus personagens evidentemente tiveram de se adaptar. Assim, Mary perdeu a visão e foi transferida para uma escola em Dakota, onde se apaixonou por seu professor, Adam Kendal (Linwood Boomer), também cego. Eles se casaram e tiveram um filho. Laura tornou-se professora em Walnut Grove e casou-se com Almanzo Wilder (Dean Butler), professor com quem teve uma filha. Na última temporada, Leslie Landon, filha de Michael Landon, entrou para a série como a nova professora, Etta Plum.


Com a maturidade dos personagens, Michael Landon começou a perder o interesse nos habitantes de Walnut Grove e estava mais preocupado com sua nova série, Father Murphy, estrelada por Merlin Olsen e Moses Gunn, que estreara em 1981. Ele então decidiu se afastar, mas para não desapontar o público, reformulou a série e a relançou em setembro de 1982 com o título de Little House on the Prairie: A New Beginning. Laura e seu marido tornaram-se protagonistas e receberam a companhia de John e Sarah Carter (Stan Ivar e Pamela Roylance), que se mudam para a antiga casa dos Ingalls com seus filhos Jeb (Lindsay Kennedy) e Jason (David Friedman). Porém, sem a família Ingalls original, a audiência decaiu e a série foi cancelada em março de 1983.


Como ela chegara ao fim sem uma conclusão, Michael Landon convenceu a NBC a fazer mais três filmes para colocar o ponto final na saga. O primeiro, A Look Back to Yesterday, foi apresentado em dezembro de 1983 e encerrou a estória de Albert Ingals. Em fevereiro de 1984, a NBC passou The Last Farewell , que mostrou a destruição de Walnut Grove (Michael Landon decidiu destruí-la, porque não queria que outras produções reutilizassem sua cidade). Embora esse tenha sido o último filme a ser produzido, a NBC ainda tinha outro que não havia sido apresentado. Bless All the Dear Children, rodado em 1983, encerrou Os Pioneiros com uma estória girando em torno do rapto da filha de Laura.

Ao lhe perguntarem sobre os valores de Os Pioneiros, Michael Landon declarou que "os principais valores da série são as pequenas coisas com as quais ninguém mais se importa, as necessidades básicas das pessoas e a dificuldade de supri-las naqueles tempos."


Atenção: Os Pioneiros, a partir do dia 5 de abril no TCM, de segunda à sexta, às 13h, com reprise às 8h.

Comentários

Unknown disse…
Oi Fernanda, aqui é o Nelson (o fã de que sempre pergunta dos dvds da Buffy rsrsrs)! Parabéns por mais essa matéria maravilhosa sobre Os Pioneiros! Um dos sonhos da minha vida é rever essa série com a dublagem original, mas como temos que ter os pés no chão é infelizmente algo impossível de acontecer, né? Se pelo menos lançassem em dvd...mas paciência! Muito obrigado por essa recordação! Um beijo!
ReehRocha disse…
oi!!!amei esse comentario muito rico !! tinha q passsa no canal aberto pois mostra muitos valores q as criancas deveram de ter , antigamente passava na record , ia dar bastante audiencia!!!!!tbm queria um dvs !! bjus tina
aeromodelismo disse…
TIVE O PRAZER DE CONHECER OS ATORES DESTA SÉRIE PESSOALMENTE EM 1979 QUANDO DE UMA VIAGEM DE MEU PAI PARA OS EUA..FICO EMOCIONADO EM VER A SÉRIE PELA TCM...PENA NÃO TERMO MAIS ESTE TIPO DE TEMAS EM NOSSAS VIDAS...UM GRANDE ABRAÇO A VCS DA REVISTA SÉRIE PELA INICIATIVA DE DIVULGAR COISAS QUE FORAM MUITO IMPOTANTES EM NOSSAS VIDAS QUANDO CRIANÇAS.
Professora de Artes disse…
Oi!!! Adoro esta série, vejo todos os dias nos dois horários. Meu filho de 11 anos assiste e tb gosta muito. Por favor não deixem de passar, pois atualmente é uma das coisas que me faz relaxar...Apesar de antiga traz temas bem atuais...eu amo !!!
Dayane disse…
Dayane;

Nossa, nunca imaginei que gostaria tanto assim de uma série, fico pensando em tudo que se passa nela o dia inteiro,conto tudo o que acontece a meu marido,que agora vem pra casa na hora da série só para assistí-la. Podia passar em canais abertos onde outras pessoas também tivessem a oportunidade de assistí-la.
Unknown disse…
ESTOU RADIANTE DE FELICIDADE... ASSISTE A SÉRIA ACHO QUE EM 1991 OU 92 ...AS 6H30 DA MANHÃ NÃO PERDÍAMOS UM CAPÍTULO ANTES DA ESCOLA RSSS...PELA TELEUNO GRAVEI EM FITAS VHF MAS INFELIZMENTE HOJE ESTÃO PÉSSIMAS AS GRAVAÇÕES...ONTEM EU ESTAVA ASSISTINDO BONANZA QUE É DO MEU TEMPO RSSS... QUANDO ANUNCIOU OS PIONEIROS ...FIQUEI FELI´Z DA VIDA..TOMARA QUE PASSEM A SÉRIE TODA. BEIJOS
Unknown disse…
Para todos os que gostam do Seriado Os Pioneiros,tem um boxe com toda a temporada á venda no site amazon.com,porém não sei se este tem legenda em português.Vcs encontrarão com o nome original"Little house on the prairie".Se souberem postem aqui,assim todos nós teremos ou arrumaremos um jeito de juntar um dindin para comprar.rsrsrs!!!!

Keila Costa
Anônimo disse…
Amo esse seriado. Minhas filhas já conheciam alguns episódios porque eu contava como história para elas dormirem. Quando vi que voltaram a passar na t.v, fiquei maravilhada.Assisto sempre que posso.
Anônimo disse…
Só posso reforçar o que todos já disseram: a série é maravilhosa! Começou por minha mãe assistindo, depois foi contagiando a mim, depois minha filha, meu pai...agora estou tentando "passar" pra meu marido! Assisto com dificuldade nos dois horários, mas ainda assim é sempre um momento de pura alegria. A série é viciante! Linda!
Só fiquei um pouco desapontada em saber que Michael Landon não foi totalmente fiel à história verdadeira.
Apelo à TCM: Não tirem Os Pioneiros do ar!!! :-O
Anônimo disse…
Gente, que pena que o Isaiah Edwards não está mais na série. Eu gostava tanto da risadona dele! Um amigão! Aliás, Os Pioneiros dá muitos exemplos de amizades verdadeiras. Todos se estão sempre unidos pra enfrentar qualquer situação. Tão diferente dos tempos atuais...
Adriana disse…
Quem é fã de Os Pioneiros vai gostar de conhecer o Museu Laura Ingalls Wilder e a lojinha repleta de livros e DVDs (em inglês!).
O site do Museu é: www.walnutgrove.org
A loja: www.walnutgrove.org/store
Espero que gostem!
Sergio Segadilha disse…
Fascinante esta serie, pena que nao vai passar toda, pois hoje (26/8/2010) começou a reprisar o filme piloto. Pelo que sei foi dublada ate a quarta temporada. O ultimo episodio dublado foi o do casamento da Mary. E um exemplo de como deve viver uma familia unida, com estorias que nos emocionam ate as lagrimas. Aqui em casa assistimos juntos todos os dias, eu , minha mulher e os 3 filhos.
Anônimo disse…
A Série os pioneiros é algo indescretivel, tenho 43 anos e não consigo deixar de assistir um dia sequer ainda que repita, simplesmente é fantastico a simplicidade como vive aquela familia. Imperdivel, deveria exibir aos sábados e domingos tb.
Pedro Paulo disse…
Tambem sou fã da serie ,e venho gravando os episodios que estão sendo reprisados no canal a cabo TCM de seg. a sex. as 13:00 ,já conto com 36 capitulos e posso remeter para quem quiser desde que pague o correio e cinco reais por dvd.Obs todos dublados e em mpg,mas pode ser convertido para outro formato.No mais atenciosamente Pedro do Rio
Anônimo disse…
consegui com uma negociaçao no exterior o box oficial em 6 dvds da primeira temporada caso alguem esteja interesado em adguirir pode me mandar um emeil pra marcelo.audio@ig.com.br e informarei as condiçoes obrigado
Anônimo disse…
Sou super fã do Seriado Os Pioneiros e só podia assistir as 6:00hr no TCM. Estou chateada que agora com o nosso horario de verão, o programa passa a ser exibido as 7:00hr. Não vejo a hora da coleção completa em DVD chegar ao Brasil.
Anônimo disse…
CARO AMIGO ANONIMO NÃO SE PREOCUPE OS PIONEIROS CONTINUA SENDO EXIBIDO AS 600 HS DA MANHA..ABRÇO
Anônimo disse…
Saudações. Realmente um belo seriado que trata dos valores do ser humano, tão esquecidos nos dias atuais. Não só assisto como os gravo também. Um belo exemplo de vida. Grato.
Unknown disse…
Amo essa série, assisto todos os dias antes de ir para o trabalho.Ela trata do valor real do ser humano que a vida moderna está deixando de lado. São coisas simples, leves que emocionam e nos deixam com saudades de "tempos inesquecíveis".Vânia
Regina disse…
Adoro a série Os Pioneiros assisti qdo criança e hj estou com 45 anos e assisto tdos os dias as 13:00 hrs no TCM, acho que todas as crianças deveri assistir essa serie pois é uma lição de vida , gostaria muito de ter os DVD das serie com ddublagem original. Um abraço a todos.
Maria Paula disse…
Eu também sou fã da série "Os Pioneiros" gostaria que permanecesse muito tempo no canal a cabo TCM. Sugeriria outros horários de reprise para aqueles que como eu não podem assistir nem as 13:00hs, nem as 08:00hs.É a única série no momento que me faz cancelar alguns compromissos para poder assitir vez ou outra.Outro dia cheguei direto da rua e fui à TV sem falar com meu marido,o resultado foi uma pequena discussão porque ele não compreendeu meu interesse e pouca disponibilidade para ver a série todos os dias.
Anônimo disse…
Meu Deus, nem acreditei quando vi esta série passando hoje no TCM.
Fiz intercambio estudantil na Espanha, local em que conheci " la casa de la pradera" e me apaixonei. Melhor série que já assisti ao longo dos meus 25 anos. As vezes deixava de sair, viajar, somente pra não perder as histórias maravilhosas dos Ingalls.
Quando retornei ao brasil, busquei dvds e tentei baixar pela net, mas infelizmente não obtive êxito.
Ainda bem que o TCM resolveu exibir, finalmente, a série. Tomara que permaneça por um longo período.

Fernanda
nizia disse…
Essa série é incrivel, eu tenho 16 anos, mas só vim conhecer a série, em 2010, ela é excelente, assisto pelo TCM, que passa as 6 horas da manhã, dá tempo de assistir antes de ir pra escola...
Nelza disse…
Maravilhosa a serie voce vive junto a aventura mas eu gostaria mesmo era comprar os volumes pois tenho dois e gostaria de obter os demais. Como fazer?
ZULEIDE disse…
ESTOU AMANDO ESSA SÉRIE, É LINDA E MARAVILHOSA,GOSTARIA QUE OS PIONEIROS PERMANECESSE MUITO TEMPO
NA TCM CANAL POR ASSINATURA, ASSISTO DE 6,00 ÀS 7,00 DA MANHÃ,
ELA MOSTRA O VALOR REAL DO SER HUMANO QUE ESTÁ DEIXANDO DE LADO,
ERA UMA SÉRIE DESSAS QUE OS CANAIS ABERTOS DEVERIA PASSAR PARA O PÚBLICO VER, PRINCIPALMENTE AS CRIANÇAS.
ZULEIDE disse…
TAMBÉM GOSTARIA DE ASSISTIR A SÉRIE
RAZÃO E SENSIBILIDADE. UM GRANDE ABRAÇO.
Anônimo disse…
Vamos fazer um apelo a TCM para continuar passando o restante dos episódios dos PIONEIROS, pois agora ela está reprisando a 5ª temp. sendo que vai até a 9ª.
Fiquei sabendo que no Brasil foi dublado até a 5ª temp., mas o TCM poderia passar o restante legendado para a alegria de nós fâs desta série MARAVILHOSA!!!
Anônimo disse…
Olá a todos!
Este seriado passa sempre no canal tcm da tv acabo, a história é maravilhosa e muito encantadora, pois faz nós pensarmos nas pequenas coisas!.

Abr,
Carla
yone disse…
apoio e endosso tudo o q aqui foi dito trata-se de uma série maravilhosa e com temas muito atuais - todos os personagens têm a cara do mundo - aqui em casa todos assistimos, pena q o TCM venha dando prioridade às reprises,mesmo assim, assistimos com o mesmo prazer, como se fosse a 1a.vez. Gostaria tb q o TCM trouxesse ao Brasil a série Os Waltons - q tb foi maravilhosa

bjs
Yone
Maria Bandeira disse…
só fico triste pq estes atores já se foram (Michael Landon etc...)
e este tempo NÃO volta mais.
Parabéns TCM por nos proporcionar mais essa alegria
Dayane Ribeiro disse…
Eu amo essa série, é a melhor que já assisti, gostaria que ela fosse apresentada em canal aberto, pois a maioria das pessoas não tem como pagar para assistir na TCM, e o Brasil merece assitir uma série assim!!!
lourdes disse…
Eu fiquei emocionada com a serie os pioneiros.Foram os primeiros livros que tive em minhas mãos, em uma biblioteca publica ,localizada em sobradinho ,Distrito Federal.Estou certa de encontrar ainda os livros para comprar.Se alguem tiver i nformações ,me indique por favor.
Anônimo disse…
Por favor ajudem!!!! O TCM quer cancelar a serie os Pioneiros. Por favor não deixem isso acontecer, pois é como se os lares e as nossas familias desaparecessem.
Anônimo disse…
Estou muito feliz em ver novamente o seríado os Pioneiros.Quando criança eu assistia nos vizinhos.Hoje assisto em casa com meus filhos que gostaram muito também.
Anônimo disse…
sou amante desta serie maravilhosa todas as noites sonho um pouco sobre este mundo tao feliz , espero despertar o interesse em tantas outras pessoas . Os pioneiros faz parte a 3 anos do meu imaginario , solange nagem
Profª de literatura
Regina disse…
Peço encarecidamente ao TCM que jamais deixe de transmitir esta série. São tão poucas as oportunidades que temos de ver quão linda família e de conceitos maravilhosos.Por favor não tirem do ar.
Peço ajuda urgente!!!! O TCM que quer deixar de transmitir esta serie, que tem a oportunidade de mostrar os valores familiares que foram esquecidos por muitos. Pelo amor de Deus, não deixem isso acontecer, entrem em contato com o TCM para que após o final da temporada, eles possam reprisá-la novamente. É importante para mim, para voce, para nossos filhos, vizinhos e amigos. Obrigado!!!
fatima disse…
Seriado maravilhoso! Hoje não temos nada que se compare. Da mesma forma seriados como:Os Waltons, Familia Do-re-mi, Papai Sabe tudo, deveriam ser reapresentadas pois apesar de antigas, discutem e exploram temas sempre atuais dentro de uma familia.
Seriados como estes dão lindos exemplos e não saem de moda nunca!!!
domingos disse…
é uma das melhores series que ja assisti, pois ela nos ensina a volorizar a familia e ao proximo como tambem a valorizar as coisas simples da vida. fantastico
Tathy e Bya disse…
Bom, assim como muitos, eu tb assisti os pioneiros quando criança, e a recordação que tinha era sempre a da entrada e que tinha muitas crianças... agora acompanho ela diariamente, e quando dá assisto nos dois horários... ja avisei pra todos daqui não me ligarem nos horario dos pioneiros...hehehehe
até meus filhos que são pequenos assistem comigo e amam!!! mas agora essa semana vi na TCM que é a última temporada... estou triste, o que podemos fazer pra não acabar???? pois é o unico canal que adoro de paixão!!!
beijocas, Tathy
Anna disse…
Também amo assistir os Pioneiros e fiquei muito triste em saber que é a última temporada.
Pedro Paulo disse…
Tambem sou super fã da série e gravei 102 episodios do canal a cabo TCM e como tem gente que gostaria muito de ter a séria eu ofereço por dez reais cada midia com 9 episodios, sendo que dá um total de 12 midias .
Meu e-mail é ppcs10@yahoo.com.br
Léo T. disse…
Gente estou muito feliz de poder estar assistindo os Pioneiros na TCM, assisto todos os dias, duas vezes por dia, Michael Landon foi um anjo aqui na Terra realmente, e nos deixou uma série tão boa, respeitosa, ensinável, em dias que se torna impossível assistir coisas construtivas na Tv. Valeu Michael Landon, valeu por aqueles que reprisam esta série.Deus abençõe todos vocês.Jaqueline Troiano.
gilmar27 disse…
GENTE, ESTA SÉRIE É SIMPLESMENTE DEMAIS, EU NÃO ASSISTI NA PRIMEIRA VEZ QUE FOI AO AR NO BRASIL.MAS ADORO TODOS OS PERSONAGENS. TENHO ELA COMO UMA LIÇÃO DE VIDA, DE VALORES QUE TENTAMOS PASSAR PARA MEUS FILHOS, A PENA É QUE MINHA ESPOSA E MEUS FILHOS NÃO CONSEGUEM VER A MAIORIA DOS EPSÓDIOS.
Anônimo disse…
Acho esse seriado maravilhoso com grandes ensinamentos para os jovenzinhos de hoje: tem tudo de bom! Quero adquirir os dvds para motivar meus alunos.
A família Ingals consegue promover expectativa até nos dias de hoje, passando esperança,perseverança, respeito e limite. Pena que não se faz mais esse tipo de seriado!
Parabéns pela iniciativa!!!
Anônimo disse…
ADORO ESTE SERIADO ME TRASNPORTO PARA ESTA EPOCA DE ROMANTISMO E SIMPLICIDADE RESPEITO DO SER HUMANO COM OS OUTROS COM A PREOCUPAÇAO DOS AMIGOS UMA COISA DE TIRAR O CHAPEU NOS TEMPOS ATUAIS ESTE FILME E UM PRESENTE DE DEUS PARA OS EXTRESSADOS NAO PRECISA DE TERAPIA PARA QUEM E AMANTE DE FILMES QUE INTERPRETAÇAO DOS ATORES NAO PRECISAM FALAR ELES TRANSMITEM AMOR TERNURA RESPEITO SO COM OLHAR QUE ATORES GOSTARIA DE SABER DOS ATORES SE AINDA TRABALHAM COM FILMES OU SE FAZEM OUTRAS COISAS SE AINDA ESTAO VIVOS FOTOS ATUAIS O QUE ESTAO FAZENDO ENFIM TUDO AMO ESTA SERIE
gerson disse…
Amigos fãs de Os Pioneiros: O clube do seriado antigo tem as temporadas dessa série, algumas dubladas, outras legendadas. Escrevam para:adilsonf@brturbo.com.br. Abraços!
Anônimo disse…
Essa serie é muito boa pena q esta chegando aofim. alias tem alguns episodios bem carregados emocionalmente. Alias dizem q quando os pioneiros acabar ela vai ser substituida pela serie Homem q veio do ceu no TCM.

Alias a serie passa na tv aberta sim . ela passa na rede brasil de televisao :)
Anônimo disse…
Adoro Os pioneiros, nao deixem de reprisar, qdo. acabar esta serie recomecem tudo de novo pois garanto que todos vao adorar, pois é um filme maravilhoso.
Yany Mendes disse…
Encantamento e alegria são os sentimentos que tenho ao rever Os Pioneiros. Assistia na infância com minha irmã, hoje vejo ao lado dos meus filhos na TCM.14 Fico emocionada com tamanha delicadeza com que é abordado temas tão dificeis no dai a dia.. Valores muitas vezes perdidos na sociedade contemporânea. Sou educadora e vou indicar a meus alunos como lição de vida.
Deise Fernandes disse…
Amei as informações!! Sou mega fã da série Os Pioneiros, sinto paz ao assistir e saio dessa realidade hostil do mundo de hoje...gostaria de encontrar o túnel do tempo...rsrsrsrsr...espero que a TCM nunca pare de exibir a séria.
msalomão disse…
Esta é para mim a melhor série de tv que já existiu. Assisti quando criança juntamente com minha mãe, e todos de casa pela record à noite. Assisti-la agora juntamente com meus filhos me dá muita alegria, já que os seriados de hoje em dia não estão interessados em passar bons valores pra família. Obrigado TCM!!!
Anônimo disse…
Amo muuuito a série "Os Pioneiros" São temas bastante ricos e de profundo sentimento do verdadeiro ser humano. Que seria se toda as pessoas agissem como a família Ingalls...
Anônimo disse…
Espero que o TCM volte a exibir Os pioneiros de segunda a sexta à noite. É melhor para quem trabalha e deseja desestressar.
Anônimo disse…
Talves yna das nelhores séries que já assisti....maravilhosa....leva a sério os valores.....os conceitos de família...e acima de tudo ten um protagonista que ao meu ver foi um dos melhores....pena que partiu....mas com certeza goza com orgulho no andar de cima o exemplo que deixou através de seu trabalho....de sua arte!!! Michael landon...ETERNAMENTE....
Carla Garcia Miranda disse…
Sou fã de Os Pioneiros, assistia com a minha família quando era criança, agora descobri que o TCM está reprisando aa série. Por favor TCM não deixe de exibi-lá, pois esta série nos ensina muitos valores, que hoje são esquecidos pela sociedade. Gostaria de baixar os episódios, o canal TCM poderia produzir os DVDs para o público basileiro, fica a dica.
Bjs Carla Garcia Miranda.
ZULEIDE TORRES disse…
SOU VICIADA NA MINISSÉRIE " OS PIONEIROS " ASSISTO PELA MANHÃ E À TARDE, GOSTO MUITO DOS ATORES SÃO PERFEITOS, ERA ESSE TIPO DE PROGRAMA QUE DEVERIAM PASSAR NA TV ABERTA PARA QUE TODOS TIVESSEM ACESSO. A EDUCAÇÃO DAS FAMÍLIAS, DOS VIZINHOS, DO PASTOR, DO MÉDICO, DA SOLIDARIEDADE PARA COM TODOS, RICOS, POBRES, PRETOS, ENFIM NA MINISSÉRIE AINDA SE USA A FRASE AMAR AO PRÓXIMO COMO A SE MESMO.
Anônimo disse…
Boa Tarde! Eu cresci assistindo Os Pioneiros e adorei ve-la no TCM, os valores que aprendi qdo criança e tento passar ao meu filho. Lindo, sempre que posso, assisto. Ultimamente, não perco um episódio... Espero que continue passando.
Anônimo disse…
EU E MINHA ESPOSA SOMOS AMANTES DESTE SERIADO.ESTAMOS PRÓXIMOS DA TERCEIRA IDADE E ACHAMOS TÃO LINDOS OS EXEMPLOS DE HUMANIDADE.VEMOS O COMPORTAMENTO DAS CRIANÇAS QUE RESPEITAM OS PAIS APESAR DA ÉPOCA DE QUE NADA HAVIA. QUE BOM SERIA SE TODOS ASSISTISSEM ESTE SERIADO.
victor french e a famuilia simplesmente deixaram de aparecer na terceira temporada ou teve algum episodio que perdi onde eles saem de cena?
WQJr disse…
Boa noite, alguem sabe onde encontro os 11 livros da autora?Eu os li quando tinha 13 anos e queria adquirir a coleção. Email para contato: wqj30@bol.com.br Desde já agradeço a atenção.
Pena que o ator que fez Charles Ingalls perdeu o interesse pela serie e saiu na 9ª temporada, uma pena mesmo, pois esta serie é maravilhosa e muito, muito maravilhosa. Cheia de valores que agregam a família. Estou assistindo desde a 1ª temporada no face de uma amiga, se quiserem adicionar ela, me mandem um email que passo o link dela, para vocês assistirem a serie toda. hymartins@gmail.com. Abraços
EMMA DURO disse…
Amo os Pioneiros pena que o TCM esta como um canal comum retirou todas as séries boas e fica repetindo filmes ruins muitas outras séries que mostr e ensinam coisas boas poderiam voltar
Unknown disse…
Uma das melhores séries que já assisti.
Unknown disse…
Adoro a série.
Revejo sempre que posso.
Gerson disse…
Pessoal, atenção! O Clube dos Seriados Antigos, do sr. Adílson Fontana, tem as 4 primeiras temporadas de OS PIONEIROS em dvd, com a dublagem original. É só procurar na internet, preço bem acessível. Gerson.
Robert disse…
Boas, gostaria de entender o que houve que, tiveram todos que se mudarem para Dakota.
Anônimo disse…
Bom dia a todos!

Série simplesmente maravilhosa,resgata a essência da simplicidade que foi perdida e ignorada com o advento da tecnologia.

Valores como os mostrados na série são de fato completamente ignorados hoje.

Tenho todas as 9 temporadas dubladas e os 3 filmes feitos que completam a saga.

Quem se interessar segue o contato:

kayokraken@bol.com.br

Marcos Fernande

Abraços
Anônimo disse…
Quem quiser Baixar a série os Pioneiros com as 10 temporadas acesse

https://afamiliainternacional.blogspot.com/search/label/Os%20Pioneiros%20%28Download%29

Obs. só baixa em Torrent

25/11/2021

Postagens mais visitadas deste blog

Gravidez nas Séries de TV

Johnny Palermo (1982-2009)

Monk dá Adeus ao Público (com adendo)