Merlin Olsen (1940-2010)


Ex-jogador de futebol americano que se tornou ator, Merlin faleceu ontem à noite, dia 10 de março, aos 69 anos de idade, vítima de mesothelioma, um tipo de câncer que se desenvolve no pulmão de pessoas com exposição prolongada ao amianto (seja na forma bruta ou de fibra).

Merlin foi diagnosticado com a doença em 2009; segundo médicos, a doença leva o paciente à morte em um período de um ano a partir do diagnóstico. Em janeiro desse ano, Merlin iniciou um processo jurídico contra empresas fabricantes de tintas e produtos de manufaturas, bem como contra a NBC Studios, a NBC Universal e a 20th Century Fox, por expô-lo ao excesso de amianto.


Nascido Merlin Jay Olsen, no dia 15 de setembro de 1940, em Logan, Utah, Merlin começou a praticar esportes ainda adolescente. Mas, seu jeito desajeitado fez com que o treinador o desencorajasse a continuar seguindo um sonho de se tornar jogador de futebol. Sua dedicação o levou a se tornar um dos mais importantes jogadores do país.

Em 1962, entrou para o Los Angeles Rams, participando de vários jogos realizados pela National Football League, que o elegeu o melhor jogador do ano. Foram 15 anos jogando na Liga. Merlin entrou para o Football Hall of Fame em 1982. Além dele, seus irmãos, Orrin e  Phillip, também se tornaram jogadores profissionais de futebol.

Em função da fama como jogador, Merlin foi convidado a fazer participações especiais em episódios de séries de TV, como "Pettiocat Junction" e "Kung Fu"; e em filmes como "The Undefeated", com John Wayne e Rock Hudson. Em 1977, ano em que se aposentou do esporte, foi contratado pela NBC para ser comentarista.


Nesse mesmo ano, Victor French deixou o elenco de "Os Pioneiros", na qual interpretava Isaiah Edwards, para estrelar sua própria série. Assim, Merlin Olsen foi convidado para substituir French como o melhor amigo de Charles Ingalls (Maichael Landon), interpretando um novo personagem, Jonathan Garvey.

O ator deixou o elenco de "Os Pioneiros" em 1981, também para estrelar sua própria série, "Father Murphy", produzida por Michael Landon, que teve duas temporadas. Em 1986 tentou voltar com a série "Fathers and Sons", cancelada com apenas 6 episódios produzidos. Uma nova oportunidade surgiu em 1988, quando estrelou o telefilme "Aaron's Way", o qual foi transformado em série, que teve uma temporada de 14 episódios. Outros trabalhos de Merlin na TV foram comerciais e telethons.

A partir de 1988, Merlin afastou-se da carreira de ator e passou a dedicar-se a seus trabalhos como comentarista esportivo. Em dezembro de 2009, o estado de Utah anunciou sua intenção de batizar um campo de futebol do Romney Stadium, com seu nome. Merlin era casado com Susan Weakeley, com quem teve três filhos, Nathan, Jill e Kelly.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gravidez nas Séries de TV

Monk dá Adeus ao Público (com adendo)

Johnny Palermo (1982-2009)