Tim Matheson em Burn Notice (com adendo)

Tim Matheson em "Burn Notice"

Quem acompanha às séries de TV por mais de duas décadas com certeza já viu o rosto de Tim Matheson em algum lugar. Mas, para quem assiste às séries desde os anos 60 sabe muito bem de onde conhece o ator, hoje também diretor. Foram sete séries nas quais integrou o elenco fixo; fora as centenas de participações que ele fez ao longo de 50 anos, dos anos 60 até os dias de hoje.

Ele era o filho magricelo de Doris Day no filme "Os Meus, os Seus e os Nossos", versão original de 1968, produção que muitos acreditam ter servido de inspiração para a criação da sitcom "The Brady Bunch". Curiosamente, Matheson esteve no elenco do último filme inspirado nessa série. Matheson foi a voz de Jonny no desenho da Hanna-Barbera "Jonny Quest", e  dublou Jace no desenho "Space Ghost".


Entre 1969 e 1970, integrou o elenco de "O Homem de Virgínia", que nessa época mudara o título para "O Homem de Shiloh". Em 1972, com a morte de Dan Blocker, que interpretava Hoss, a produção de "Bonanza" recrutou Tim Matheson para integrar o elenco da série que acabou sendo cancelada em 1973.

Então, em 1976 veio a oportunidade de estrelar sua própria série, "Quest - A Procura", produção de curta duração com 15 episódios, também estrelada pelo conhecido de longa data, Kurt Russell. Os dois interpretaram irmãos que, durante um ataque indígena, são separados ainda na infância. Anos depois, o personagem de Kurt, que cresceu em um povoado indígena, se reúne com o irmão, interpretado por Matheson, que cresceu entre os brancos, para juntos saírem à procura de sua irmã, também levada por outra tribo de índios.

Com Catherine Hicks em "Poderes da Mente"

Matheson voltaria a estrelar uma série entre 1982 e 1983 com "Poderes da Mente/Tucker's Whitch", a qual também teve curta duração. Aqui ele é o marido de Amanda (Catherine Hicks, de "7th Heaven) uma bruxa que está aprendendo a utilizar seus poderes; enquanto isso, o casal tenta manter sua agência de detetives.

Daí veio a sitcom "Charles Hoover", de 1991, na qual ele interpreta um homem que conversa com seu alter ego que aparece para ele na forma de uma espécie de gnomo. Não é preciso dizer que não deu certo, né? Foi cancelada com 7 episódios exibidos. Uma nova tentativa de se estabelecer com uma série de TV ocorreu entre 2001 e 2002, com "Wolf Lake", série na qual Matheson interpretou Matthew Donner, o xerife de uma pequena cidade habitada em sua maioria por lobisomens. Sem sucesso.

Em 2002 ele voltou com "Últimas Notícias/Breaking News", série criada por Rhonda Moore, John Watson e Gardner Stern, estrelada por um grande elenco. Foram apenas 13 episódios produzidos pela New Line Television em parceria com a Trilogy Entertainment Group. Desenvolvida pela TNT, o canal cancelou a série antes mesmo de exibir qualquer episódio. A produção acabou sendo eixbida mais tarde pelo canal Bravo. Mas, entre 2005 e 2006, Matheson teve a oportunidade de integrar o elenco da aclamada série "The West Wing", na qual interpretou o Vice-Presidente John Hoynes.

Com Kurt Russell em "Quest: A Procura"

O ator teve mais sorte no cinema, onde participou do mega-sucesso "O Clube dos Cafagestes/Animal House"; também esteve em "1941", "Ser ou Não Ser", "Divórcio à Americana", onde curiosamente o nome de seu personagem era Mark Harmon; e "Flech, Assassinato por Encomenda".

Ao longo das 5 décadas, Matheson também foi ator convidado em séries de sucesso e outras facilmente esquecíveis. A mais recente participação do ator é em "Burn Notice", na qual interpreta Larry, um espião que forjou sua própria morte. Ele surgiu em um episódio de 2008 e agora retorna em novo episódio, "Enemies Closer", que irá ao ar esta noite nos EUA.


Sua ligação com "Burn Notice" vai além da participação como ator convidado. Ele também dirigiu vários episódios da série entre 2007 e 2009. O ator fez a transição para detrás das câmeras ainda na década de 80 com episódios de "St. Elswhere". Matheson também é o diretor dos pilotos "Covert Affairs" e "Code 58", ainda inéditos.

Trailer de "Burn Notice" com Tim Matheson, do episódio dessa noite nos EUA, "Enemies Closer":

Comentários

Unknown disse…
Havia uma série estrelada por Tim Matheson chamado, no Brasil, "Últimas Notícias" do qual eu gostava muito. Gostaria de saber mais sobre essa série.
Unknown disse…
Havia uma série estrelada por Tim Matheson chamado, no Brasil, "Últimas Notícias" do qual eu gostava muito. Gostaria de saber mais sobre essa série.
Fernanda Furquim disse…
É verdade Rogdger, me esqueci dessa. Vou incluir na postagem!

O título em inglês era Breaking News.

Obrigada!!!!

Postagens mais visitadas deste blog

Gravidez nas Séries de TV

Johnny Palermo (1982-2009)

Monk dá Adeus ao Público (com adendo)