Por Onde Andam os Atores de Fama?

Dramas e alegrias marcaram as vidas de alunos e professores da escola de artes New York City High School for the Performing Arts. A série teve seis temporadas entre 1982 e 1987, e apresentou um elenco formado por uma longa lista de atores. Vamos relembrar alguns deles.



Debbie Allen (Lydia Grant). A coreógrafa, produtora e diretora trabalhou com Paula Abdul, e dirigiu e produziu a série A Different World, derivada de The Cosby Show. Ela também abriu uma escola de dança. Pode ser vista na nova versão de Fama, no papel de Angela Simms, diretora da escola. Tem participado do painel de juízes do reality show So You Think You Can Dance e da série cômica Everybody Hates Chris, como atriz e diretora. Está casada com o ex-jogador de basquete, Norman Nixon, com tem dois filhos, Norman Jr. e Vivian. Ela também possui uma academia de dança, The Debbie Allen Dance Academy. Fará 60 anos em janeiro.



Lori Singer (Julie Miller). Prodígio do violoncelo, a atriz entrou para a escola de arte Julliard aos 14 anos. Depois de Fama, apareceu em vários filmes, inclusive no musical Footlose, mas depois dos anos 80, seus trabalhos como atriz começaram a diminuir. Em 1995, integrou o elenco de VR 5, série de ficção científica de curta duração. Seu último filme, Little Victim, é de 2005. Sua paixão é a música e o violoncelo, por isso pode ser regularmente assistida em concertos. Em janeiro de 2008, fez uma apresentação solo no Carnigie Hall, em Nova Iorque, durante o qual tocou um hino em homenagem a Martin Luther King. Fez 52 anos em novembro.



Carol Mayo Jenkins (Elizabeth Sherwood). Após estudar por dois anos no The Center School, em Londres, soube que todos os professores seriam despedidos por serem muito avançados. Ela e vários outros alunos abandonaram a escola, juntaram dinheiro e fundaram o Drama Centre London com os professores dispensados. A escola existe até hoje, sendo considerada uma das melhores de Londres. Ela estava trabalhando na peça The Old Ones, em Nova Iorque, quando o diretor de elenco de Fama a viu e a convidou para fazer um teste. Depois de Fama, ela saiu em turnê com a peça Who’s Afraid of Virgnia Wolf. Na TV, fez participações em poucas séries até 1995. Entre elas, Matlock e Models. Há oito anos, ela retornou a Knoxville, no Tennesse, para ficar perto de sua mãe. Em sua terra natal, ela começou a trabalhar como professora na The University of Tennessee. De 21 de outubro a 8 de novembro participou da peça The Beauty Queen of Lennane, no North Caroline Stage Company, na Carolina do Norte. Completou 71 anos em novembro.



Lee Curreri (Bruno Martelli). Depois de Fama, o mestre do teclado dedicou-se à carreira de compositor, trabalhando para o cinema e para a TV. Montou a empresa de música e TV Musigenics, através da qual compôs para o programa Liquid Television da MTV e fez a trilha de comerciais para diversos clientes, como Nike e Taco Bell. Seu mais novo projeto é o CD Aquabox, descrito como uma mistura de retro-funk, soul e hip-hop. Há 9 anos, está casado com Sherry Dean, com que tem dois filhos. Fará 49 anos em janeiro.



Erica Gimpel (Coco Hernandez). A atriz, cantora e compositora apareceu em diversas séries até entrar para o elenco da série Profiler no final dos anos 90. Mais tarde, trabalhou em Roswell e então veio ER, onde interpretou Adele Newman durante seis temporadas. Teve papéis semi-regulares em Boston Legal e Veronica Mars, além de participações em House e Criminal Minds. Entre suas últimas participações estão os filmes Veronika Decides to Die e Machete Joe, ambos de 2009. Completou 55 anos em junho.



Carlo Imperato (Danny Amatullo). Aos 14 anos já havia trabalhado na Broadway, em Working. Curiosamente, fez teste para o filme de Fama, mas não conseguiu o papel. Após Fama, praticamente desapareceu do cenário artístico, com exceção de um episódio de Friends em 1995 e três filmes, o último, em 2005. Há 9 anos, está casado com Angela Imperato, com quem tem dois filhos, Krisha e Vincent. De seu primeiro casamento ainda tem outro filho, chamado Anthony Richard. Completou 56 anos em agosto.



Valerie Landsburg (Doris Schwartz). Para Landsburg, participar na série não foi fácil, pois tinha problemas com bebida e drogas. Nunca mais teve um papel fixo na TV, mas fez participações frequentes em Hotel e Dream On, além de aparecer em Nip/Tuck e The Unit. Seu filme mais recente, Mrs. Washington Goes to Smith, é deste ano. Em 2001, lançou o CD Grownup. Ela é professora da universidade UCLA, onde ensina a arte da comédia. Anualmente, ela faz palestras no Colorado Institute of Art, na University of Shouthern Maine e na University of Central Florida. Desde 1984, está casada com James McVay, com quem tem dois filhos. Taylor e Brooklyn. Completou 49 anos em agosto.



Cinthya Gibb (Holly Laird). Sua carreira de atriz começou quando Woody Allen a viu em uma revista de dança e colocou no filme Stardust Memories em 1980. Depois de Fama, participou de algumas séries, entre elas Law & Order: SVU, Without a Trace e Criminal Minds. Poderá ser vista no filme Accused at Seventeen, que está em fase de pós-produção. Foi casada com Scott Kramer, com quem tem três filhos. Fará 46 anos em dezembro.



Billy Hufsey (Christopher Danlon). Antes de fazer sucesso como cantor e ator em Fama, era lutador de boxe. Também alcançou notoriedade com um pôster no qual só usa uma pequena toalha. Depois da série, tem aparecido muito pouco na TV. Seus trabalhos incluem um episódio de Um Amor de Família/Married with Children e Confessions of a Teen Idol, reality show da VH1 que estreou em janeiro desse ano e do qual também participou Adrian Zmed (Carro Comando/T.J. Hooker). Nesse período, compôs a música Better Man e gravou um vídeo da canção. Em abril lançou um CD. Em dezembro de 2008, fez um concerto beneficente de natal em Cleveland, Ohio. Completou 51 anos em dezembro.



Nia Peeples (Nicole Chapman). Antes de Fama, a atriz e cantora chegou a se apresentar com o famoso pianista Liberace em Las Vegas. Enquanto estava em Fama, ficou noiva de Carlo Imperato. Depois de Fama, apareceu em diversas séries, como Carro Comando/T.J. Hooker, Highlander e Edição de Amanhã/Early Edition, até que em 1999 entrou para o elenco de Walker, Texas Ranger. De 2007 a maio de 2009, participou da novela The Young and the Restless. Seu trabalho mais recente foi o filme Citzen Jane, do Hallmark Channel. No momento está envolvida na produção de três filmes, The Outside (completo), Between Heaven and Earth (em produção) ao lado de Lynda Carter, e Firedog, animação com lançamento previsto para 2010. Ela também está desenvolvendo o reality show The Teen Whisperer que tem por objetivo ajudar adolescentes problemáticos e suas famílias. No lado pessoal, Peeples passou um mês em Sumatra, em 2005, entregado suprimentos a vítimas de um terremoto. Fez 48 anos em dezembro.



Michael DeLorenzo (Michael). Trabalhou com duas lendas do balé, Rudolph Nueryev e Mikhail Baryshnikov, antes dos 15 anos. Em 1983, participou do vídeo clipe Beat It, de Michael Jackson. Após Fama, lançou o CD Get Busy. Entre 1989 e 1991, integrou o elenco da série cômica Head of the Class. Entre 1994 e 1997, interpretou o detetive Eddie Torres em New York Undercover. Desde então fez participações nas séries Crossing Jordan, CSI: NY, Numbers, Ghost Whisperer e CSI: Miami. Fez 50 anos em outubro.



Jesse Borrego (Jesse Velasquez). Nascido no Texas, o nativo americano estudou dança na University of Incarnate Word e arte dramática no California Institute of the Arts. Um teste para Fama lhe garantiu três anos interpretando o estudante Jesse Velasquez. Depois de Fama, fez teatro e fundou a Lupita Productions, em 1990, através da qual produz peças, concertos e curtas. Em 2003, participou de 24 Horas, no papel de Gael Ortega, e em 2008 interpretou George King em Dexter. Seus útlimos filmes são La Mission e Dream Healing, ambos deste ano. Completou 47 anos em agosto.


Gene Anthony Ray (Leroy Johnson). Nasceu no Harlem (Nova Iorque) e cursou a New York High School of the Performing Arts, escola que serviu de inspiração para Fama. No entanto, foi expulso após apenas um ano de curso. Estudou dança na Julia Richman High Shool, onde surgiu a chance de fazer um teste para o coreógrafo de Fama, Louis Falco. Assim como o personagem, Ray tinha pouco treinamento, mas um talento natural. Também não era muito disciplinado, frequentemente chegando atrasado a ensaios e filmagens. Dispensado por esse motivo, tornou-se viciado. Contraiu AIDS e morreu de um derrame em 2003, aos 41 anos.


Carrie Hamilton (Reggie Higgins). Filha de Carol Burnett, a cantora e escritora entrou para a série nas últimas temporadas. Nessa época já lutava contra as drogas. Depois de Fama, saiu em turnê com o musical Rent e a seguir fez o filme Tokyo Pop. Muitas das canções do filme foram interpretadas por ela e algumas atingiram grande sucesso no Japão. Na TV, fez algumas participações em séries muito conhecidas, como Assassinato Por Escrito/Murder She Wrote, Barrados no Baile/Beverly Hills 90210 e Arquivo X/The X Files. Entre 1994 e 1998, esteve casada com Mark Templin. Em 2001, recebeu o prêmio Women in Film Award, no Latino Film Festival, pelo curta Lunchtime Thomas. No ano seguinte, aos 38 anos, faleceu vítima de câncer de pulmão e cérebro.


Albert Hague (Benjamin Shorofsky). Nasceu na Alemanha, onde, embora judeu, foi criado como luterano para escapar da perseguição nazista. Em 1937, fugiu para a Itália antes de ser engajado na Juventude Hitlerista. Na nova terra, começou a estudar música e ganhou uma bolsa da University of Cincinnati. Mudou-se então para os Estados Unidos, onde chegou aos 18 anos sem nenhum dinheiro e sem falar uma única palavra em inglês. Em 1955, viu seu primeiro sucesso na Broadway com o musical Plain and Fancy. Em seu primeiro papel como ator, Hague foi contratado para interpretar ele próprio no filme Fame, de 1980, e depois na série. Ao final de Fama, voltou a ser ele mesmo fora das telas, trabalhando como músico, compositor e professor, até falecer aos 81 anos, de câncer.

Em 2008, o elenco foi reunido para o especial Bring Back Fame, apresentado por Justin Lee Collins. O programa apresenta Debbie Allen, Irene Cara, Lee Curreri, Erica Gimpel, Carlo Imperato, Carol Mayo Jenkins e Valerie Landsburg.








Comentários

Livio Lee disse…
Adorei a matéria, obrigado pelos detalhes e infomações, e achei super divertido o show do Justin Lee.

Postagens mais visitadas deste blog

Gravidez nas Séries de TV

Johnny Palermo (1982-2009)

Monk dá Adeus ao Público (com adendo)